Ajuda - Opção barata mas fiável de hardware para instalar HA

Preciso da ajuda de quem tem mais experiência com o HA…
Neste momento estou a utilizar o HA numa VM com VirtualBox em Windows 10; foi a minha primeira experiência, já instalei alguns AddOn’s, criei uns sensores, dashboards no grafana, basicamente estou satisfeito com a experiência e agora queria instalar em hardware dedicado, seria apenas para o HA, para não ter que ter o meu pc pessoal sempre ligado 24/7.
Queria gastar o mínimo possível mas que desse alguma garantia de fiabilidade, ideal seria algo pequeno para colocar ao lado do router por exemplo. Já li que o raspberry pie não é muito aconselhado porque os cartões SD com tanta leitura e escrita acabam por avariar, então que hardware aconselham? Mini pc?

Alexandre na minha opinião depende da quantia que tens disponivel para esse equipamento.

Eu gostaria de ter um NUC, mas ainda não me é possível. Por isso neste momento tenho o RPI4 com SSD externo.

Antes de colocar duvidas e abrir novos convem procurar image ler o forum , sobre o assunto já há muitas duvidas colocadas e informação.
Exemplo de procura:
https://forum.cpha.pt/search?q=hardware%20ha.
Em resumo e na minha opnião, se estás a começar e já tens RPI, para alem de ser o mais facil de instalar, vai servir pelo menos para uns tempos, depende depois do que quiseres integrar e evoluir.
Quanto aos cartões estourarem , parece que é assim , no meu caso tive o RPI a funcionar mais de 4 meses com cartão e nunca tive problemas, no entanto resolvi mudar para SSD. Para as funcões básicas que uso no HA, o NUC está para já fora de questão.

Se não tens rpi , faz bem as contas , rpi4 4Gb + fonte + caixa + ssd … por pouco mais compras um NUC dos mais baratos.
Se te preocupa o consumo, o rpi deve andar no maximo de 5W , um NUC depende do que escolheres, pode comecar nos 6W N5000 e ir até mais de 35/45W i5/i7

Boas,

Tenho instalado o homeassistant a 3 ou 4 anos, não tenho a certeza. Relativamente ao raspberry, tive problemas com cartões. Problema que reduzi ao reduzir o que ia para logs e para histórico. Instalei o grafana e o influxdb e foi aqui que achei que o raspas era mais limitado. Demorava a fazer as coisas e não era pela velocidade do cartão. Para quem vai discordar sobre isto, aviso já que tenho, sensores pela casa toda, lampadas inteligentes, interruptores inteligentes, etc. Digo isto porque notei a diferença na prestação entre ter meia duzia de coisas e passar para as centenas.
Recentemente troquei-o por um NUC, as principais diferenças são na utilização de grafana e influxdb e na actualização da imagem das câmaras de video e no arranque do homeassistant (só do homeasistant, se for arranque total não notei muitas diferenças, mas pode ter a ver na forma como instalei o OS)
Sugiro o seuinte aguarde mais uns meses pela black friday e compre um NUC. Desta forma tem maquina para o futuro e havendo lentidão no sistema não coloca a variavel processamento na equação.

Obrigado a todos pelas respostas.
Eu não tenho nenhum RPI nem NUC, e por isso decidi pedir ajuda antes da avançar para a compra de algo e depois perceber que não era a melhor opção.
O que tenho neste momento é uns sensores de medição de energia, temperatura e humidade, e não penso acrescentar muito mais, no limite umas tomadas com controlo remoto ou controlo de persianas; tenho influxDB e grafana; basicamente estou agora a pensar manter o que tenho mas tirar o HA do meu pc pessoal e colocar noutro hardware que consuma menos e possa estar sempre ligado sem ocupar muito espaço.
Não queria gastar mais de €100, até porque penso que o meu setup não precisa muitos recursos; pelo que vi os NUC tem que se comprar disco e memórias à parte, acho que vou procurar mini PCs…

Alguém já teve produtos desta marca? Não conheço…

Bmax B1 Mini PC Intel Celeron N3060 Dual Core 1.6GHz até 2.4GHz 4GB LPDDR3 64GB eMMC Intel HD Gráficos Wifi bluetooth M.2 SA.2 MTA SATA 12V / 2A HD VGA

Só para teres ideia comparativa com CPU´s mais acessiveis que tenho visto que a malta tem.

Sim, contra factos não há argumentos, a pontuação é nitidamente inferior, mas o preço também será.
Eu não sei é se para a minha utilização do HA compensa a diferença…
Acabei por encomendar outro mini pc bmax, com um processador um pouco superior, Intel Celeron N3350, 6GB DDR4, 64GB ROM (expansível através de slot SATA).
Como foi na amazon posso experimentar e se não ficar satisfeito devolver…

Os dados valem o que valem, o Arm cortex creio que será o CPU do RPI4,
O rpi4 com o HA, para o pouco que tenho integrado chega, a utilização do CPU andará nos 15-20% , dos quais 10% é o motion eye. Se o começar a carregar com grafanas, node red, … se calhar começa a ficar curto.
Dependendo da evolução que queiras fazer, esse N3350 deve servir-te bem.

Uma das vantagens que me parece existir nos NUCs é a possibilidade de instalar a imagem do HA directamente, sem necessitar de outro SO e virtualização a consumir recursos.
O que é que um NUC tem de tão específico? Será que é possível usar a imagem “hassos_intel-nuc” num mini pc com processador intel?

A discussão não é bem esta, mas acaba por estar ligada.
Na minha opinião é sempre mais vantajoso ter um ambiente virtualizado, pelo simples facto de que podemos fazer snapshots antes de começar a instalar algo de novo, e se correr mesmo mal, basta repôr o snapshot.
Só isso, é uma enorme vantagem.
Sei que também podemos fazer backup da config (não sei se será só desta) e depois repôr, mas parece-me que o snapshot é mais eficaz, rápido e prático.

É assim que se começa.
Depois compra mais um sensor…mais uma tomada…e ao fim de 3 anos tem a casa recheada de equipamento e começa a pensar em trocar de um raspas para um NUC :slight_smile:

1 Curtiu

É um bocado isso , comecei com isto e era só para o portão da garagem, hoje controlo cerca de 25 lampadas, 3 portoes, caldeira, contadores agua, luz e gás , projecto em curso para alarme com 10PIR , … isto com cerca de 10 devices wifi, 4 cam wifi, uns 10 devices zigbee e o raspas ainda está a aguentar bem a coisa :wink:

1 Curtiu

Máquina :slight_smile:
Eu com menos já deixei o rasp :joy:

O que está a usar para controlar o gás ?

switch reed e suporte impresso em 3D, dá vista olhos aqui:

Nota: a companhia das águas informou-me que não podia ter o acessório no contador :frowning:

Eu da água consegui autorização e já está instalado. Afinal o acessório de contagem era original. Deu um pouco de trrabalho a conseguir por bom preço 25€ o acessório (junto com outo contador fisico) é o cyble everblue. O de gás foi das primeiras coisas que fiz, mas nunca o cheguei a colocar. Usei um detector de porta aberta da chacon. É que esse sensor tem um botão de indicação de remoção , para dar um alerma em caso de ser removido.conseguiu autorização da companhia do gás ?

O problema é que não pedi nada a ninguem :slight_smile:
As aguas viram aquilo (sensor indutivo) que nao faz mal a ninguem e devem ter pensado que os estava a tentar enganar, falei para lá a explicar a situação disse que até tinha falado com a itron e me dizem que é impossivel induzir campos magneticos que possam alterar as medidas , pois o sistema de medida é todo em plastico e a placa para captura instalada na agulha é amagnetica , alias o principio do sistema do cyble é sensor indutivo com 3 bobines. O “defeito” do cyble é ser a pilhas e não se poder mudar, acabando é para o lixo.

Já agora tens copia do pedido e da autorização da companhia que possas facilitar ( com dados pessoais cortados) para ver se com isso consigo um genero de “acordão de jurisprudencia” ?

Uma duvida , montaste outro contador?

Boas,

Não montei outro contador. Comprei no ebay o cyble everblue, sem fios e com pilha, e quem o vendeu não sabia desmontar o Cyble e mandou juntou com o contador :slight_smile:
O Cyble vinha com pilha para 110 meses, neste momento ao fim de dois e a pedir valores de cinco em cinco minutos tem pilha para 108 meses. Portanto tem pilha para dez anos. Mas o meu fornecedor de água já me informou que eles vão mudar de sistema. Por isso daqui a dez anos mesmo sem pilha, já o sistema não deverá ser o mesmo. Vou enviar o que escrevi por PM. Mas desde já aviso que como o que coloquei era oficial, ou seja era igual aos deles não tinham muito hipotese por onde fugir. Por outro lado se no teu contador já lá tens um Cyble acoplado podes ler o mesmo. Alias penso que nesse caso com um recpetor de 433Mhz só precisas de ficar a escuta!

Obrigado pela info
No meu contador tinha um sensor proximidade indutivo economico , no gás foi um reed switch.

As esperiencias estão relatadas por aqui :


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade