Contador de Água Inteligente e eficiente

Ou um hidrogerador a seguir ao contador, havendo consumo as baterias vão carregando.

Para que complicar … usem a filosofia “KISS” , este não gasta bateria há mais de um ano a funcionar
:slight_smile:

Por cá também não deixam pôr… Estou a pensar colocar um segundo contador em casa já com saída de impulsos… Fica a 50€, mas não tenho chatices…

O meu contador suporta sensores reed magnéticos (alguns mais recentes obrigam a sensores indutivos mais complicados).
Assim foi fácil colocar um sensor de porta zigbee estrategicamente colocado na posição onde abre e fecha duas vezes por volta do ponteiro.

2 Curtiram

Alguma novidade neste projecto?
Quanto tempo dura afinal a bateria? Qual o consumo? É viável?

o problema deste projecto é usar um sensor muito grande que consome muita energia, mais cabos, tudo isso incrementa o consumo de energia e diminui a autonomia do sistema.
na minha opinião tudo numa pcb com um hall sensor por baixo e esp32s e a bateria litio e usar Deep Sleep para sempre que o contador começar a contar o esp32 acorda regista a contagem e se não tiver mais contagens num espaço de tempo (ex: 5min) volta a dormir.
obviamente que o ideal é ter sempre alimentação disponível, no entanto para quem tem problemas de wifi e problemas de autonomia pode sempre usar uma combinação de um hall sensor mais um aparelho zigbee para contact door zigbee contact door
no entanto devo alertar que nunca testei isto e não sei se o iman no contador de agua é forte o suficiente para ser registado pelo aparelho, no entanto se não for dá sempre para o modificar e usar o hall sensor hall sensor

são só os meus dois centimos de opinião, vale o que vale.
eu na minha casa vou usar knx por isso tenho sempre sinal e alimentação disponível

Está a funcionar vai para vários meses :slight_smile:

Com um pack de 4xAA (recarregáveis) está a durar 5 semanas. Vou fazer um upgrade para 4xC que me devem dar 10 semanas ou mais.

Respondendo ao @Duarte_Santos, o contador não é um iman, é apenas uma chapa metálica pelo que é preciso o sensor indutivo. O ESP32 consome demasiado comparado com o Pi Pico W…

Solução melhor (em estudo) é usar um CC2530 com custom firmware e substituir o Pi Pico W, pois o WiFi é power hungry e Zigbee será mais que suficiente.

3 Curtiram

É exactamente isso que procuro fazer neste momento. Poderas usar um optical reflectance sensor (TCRT5000) em vez do sensor indutivo? já vi projectos onde o usam, e talvez possa consumir menos.

Neste momento, estou a ponderar diferentes opções e a procurar soluções para o meu atual dilema.

Contudo, deparo-me com as seguintes considerações que necessito de levar em conta:

  • Não disponho de uma fonte de alimentação prontamente disponível.
  • Estou à espera da aprovação do fornecedor de água para instalar um sensor indutivo.
  • Não pretendo realizar trabalhos de canalização.
  • Posso instalar um painel solar de 6V se remover a tampa plástica exterior. A caixa do contador está orientada a nascente.

Quanto às alternativas em análise:

ESPHome + Sensor Indutivo
• + Parece ser a opção mais simples.
• - Tenho receios de que o painel solar + bateria não seja suficiente para os consumos.

Pico W - Water Meter
• Potencialmente com consumos menores, mas gostaria de obter mais detalhes.

A solução que me atrai mais neste momento é a utilização de Zigbee, uma vez que parece apresentar consumos mais reduzidos:
-Exemplo de um projeto DIY:

Há também um maker que desenvolveu um produto:

Depende da resolução do sensor óptico.

Se distingue entre 1mm e 5mm.

Alterar a tampa duvido que seja aceite em PT.

Partindo dessa logica:

  • sensor óptico
  • comparador
  • counter

O resto seria idêntico

Muita experimentação :slight_smile:

Já agora podes adicionar a tua lista: https://martijnvwezel.com/blogs/watersensor_sensor_based/

pensava que era um iman no contador. isso simplificava muito as coisas.

o melhor mesmo é usar o itron cyble sensor de dois fios que faz de contacto seco e tem uma bateria litio com autonomia para 12anos e ligar isso ao teu pico com zigbee ou ligar o contacto a um sensor de contacto zigbee, sendo um contacto seco é possível que funcione sem dar problemas e já está tudo minimamente a funcionar.

por curiosidade ao ver o datasheet do iron cyble sensor deparei me com algumas coisas interessantes no aparelho e fiquei com uma duvida, vocês com esse sensor indutivo conseguem ter uma contagem certa ao litro?

Epa fazes-me rir :slight_smile:

Eu estou a usar um sensor de 1€ e tu propões-me um sensor de dezenas de euros ?? Nunca mais via o sensor pago :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

fiabilidade é a palavra chave, eu se tivesse de escolher entre um sistema compatível com o contador que pode ser autorizado pela companhia da agua ou um sensor indutivo amarrado com um fio que pode não ser autorizado e para alguma malta da companhia pode fazer confusão, eu sem duvida pagava os 100€. mas é só a minha opinião e vale o que vale.
no entanto não respondeste a minha pergunta.
Atenção não estou a desvalorizar o teu trabalho mas sim a aplicar uma solução melhor usando na mesma o pico ou outro micro controlador com zigbee.

Bloco de Citaçãopor curiosidade ao ver o datasheet do iron cyble sensor deparei me com algumas coisas interessantes no aparelho e fiquei com uma duvida, vocês com esse sensor indutivo conseguem ter uma contagem certa ao litro?

Isto não é um forum para alguém que está desenvolver um produto, ninguém espera fiabilidade que permitam telecontagem, estes sensores são para hobby. Já agora, para esclarecer, minha ideia é vir a substituir o Pico W por um CC2530 (não é ter os 2)

Respondendo então à tua pergunta: a contagem é ao litro, e não tem falhado.

vamos pensar assim, alguém instalou isto porque quer controlar o consumo de agua. mas um dia lembra se que pode usar este sistema para salvar a casa em caso de fuga de agua numa semana de ferias(por incrível que pareça já tive dois amigos que tiveram esse problema e inundou a casa), com um sistema fiável uma pequena fuga pode ser detectada e automaticamente fechar o abastecimento á casa e impedir que tenhas muitos problemas. lá porque não esperas fiabilidade um dia podes vir a precisar.

acho que deverias pensar assim, eu pelo menos penso assim.
PS: acho que isto é um forum, mas posso estar enganado. e novamente, não estou a desvalorizar o teu trabalho.

Este sensor é suficientemente fiável para detectar uma fuga capaz de provocar uma inundação. Mas é mais fácil ainda colocar um sensor off the shelf.

PS: não fiques chateado, só me parece que ainda não capturaste o espirito desta comunidade :wink: é tudo hobby

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade