Contador de Água Inteligente e eficiente

Podem encontrar em Pico W - Water Meter um projecto que fiz que permite ter contagens de um contador de água da marca JANZ, mas que deve ser possível adaptar a outros contadores :slight_smile:

8 Curtiram

Tens de pedir autorização a quem fornece a água, para colocares isto certo?

Tinha interesse em fazer no meu também :grin:

O sensor não é intrusivo e não ha qq adulteração do contador.

Eu sei que não.
Não te disseram nada quando passaram para tirar a leitura?

Há quem implique por tudo e por nada :grin:

É possível que venham a implicar… mas até lá :slight_smile:

Obrigado pela partilha.
Ando à algum tempo para o fazer, mas idealizava usar um Reed Switch. Agora vendo, acredito que um Sensor Indutivo seja muito mais fiável.

Porquê a utilização do hc4020 e não ligar o sensor diretamente (salvo seja, devido à tensão superior) a uma entrada digital?

Poupar a bateria… assim só acordo o RPi a cada 16 revoluções

1 Curtiu

Sou um potencial interessado.

Qual é a autonomia da bateria?

Neste momento está em testes de produção: 4 dias contados e está a 3,93V (98% ±)

2 Curtiram

A curva não é linear

Ninguém disse q era :slight_smile: alias… o propósito do testes é determinar a curva :wink:

Montei algo semelhante, mas baseado em ESP32, o projeto de referência foi este.
A semana passada recebi um telefonema do sr. responsável pelas leituras, queria saber do que se tratava, lá lhe expliquei para que servia, só me disse, “veja lá não me arranje problemas…!” :wink:



1 Curtiu

Isso é que é uma Sra bateria :slight_smile:

Alguma razão para utilizar o pico pi em vez de um esp32 ou esp8266 e instalar esphome? Obrigado
Diogo

O Pico é mais eficiente do ponto de vista energético. Comecei com um protótipo ESP32 mas não durava 2 dias :sweat_smile: Neste momento um battery pack de 4xAA dura-me quase 3 semanas…

1 Curtiu

Desististe das 18650?

tinha aqui um battery pack e umas eneloop :slight_smile:

Para já vão claramente à frente, mas ainda planeio uma solução com 2x18650

1 Curtiu

E adicionar um pequeno painel solar??? Mesmo que não ficasse auto-suficiente, poderia aumentar ainda mais o tempo de vida útil…

É possível sim, no meu caso não dá nada pois está a norte e leva sombra maior parte do dia…

É instalar aí uma micro central hidroeléctrica. :sweat_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade