Ainda numa fase inicial de testes (UPDATE já está instalado), para selecção do metodo / sensor para captura dos sinais.
UPDATE 2021.02.26: Em resumo, depois dos testes, optei pelo seguinte (podem encontrar mais pormenores infra descritos) :
- Contador Gás- reed switch e sensor de porta zigbee
- Contador àgua - sensor indutivo e wemos
CONTADOR GÁS:
Do meu conhecimento, e para o tipo de contador que tenho (Elster BK-G4), já testado, existem duas hipoteses de captura, por relé reed e por sensor optico.
REED
A captura por reed será a mais facil de implementar pois trata-se de um contacto ligado a dois condutores, não necessita fonte energia extra podendo ser ligado a um botão ou sensor porta zigbee no caso de no local não haver energia ou cabos que permitam outro tipo de solução.
No 1º teste que realizei utilizei o reed encapsulado (foto acima) tipo sensor de porta, não obtive resultados, devido ao encapsulamento não permitir a proximidade necessária ao sensor magnectico que se encontra no contador.
Visto em corte as posições dos sensores será algo do genero.
Por baixo do algarismos decimais no mostrador existe um reentrancia,
onde num segundo teste coloquei um reed (em ampola) https://mauser.pt/catalog/pesquisa.php?keywords=083-0098 e assim já obtive sinal de impulso.
UPDATE: mais em baixo podem encontrar suporte para imprimir em 3D.
Tenho o reed ligado a um botão Sonoff zigbee, funciona com algumas perdas de impulsos que se devem a fraca cobertura de rede ZB no local.
Com o tempo de chuva deixou de dar, com está no exterior o tempo não tem convidado a ver o que se passa , ou é pilhas, ou por estar no exterior embora dentro de caixa estanque tenha avariado.
.
Link para impressão 3D suporte para contador gás ( agrdecimentos ao @JorgeTeixeira )
https://www.thingiverse.com/thing:1949041
SENSOR OPTICO
É uma solução que funciona, porque se repararem no algarismo “6” das milesimas existe uma zona refletora tipo espelho, qe preenche a “barriga” do 6
que vai fazer com que um sensor optico composto por led´s emissor/receptor IR funcione.
.
CONTADOR ÁGUA:
Para este tipo de contador que tenho ( Itron ), o metodo reed não funcionou, creio existir 2 soluções DIY, por sensor optico ( testado e funciona) e sensor indutivo, que por não ter nenhum não testei, mas acredito que funcione.
Existe uma solução comercial “Itron Cyble Sensor” tem como base de captura 3 sensores, permite para alem de obter impulsos de contagem, saber o sentido e evitar falsos impulsos quando o sensor pára e haja pequenas oscilações.
REED (solução não funcionou)
Não funcionou, pois no contador a placa que se encontra solidária com o ponteiro movel e que serve de sensor é metalica, mas não produz campo magnetico que permita actuar o reed.
SENSOR OPTICO
Funciona por reflexão na chapa referida anteriormente, o seu posicionamento não foi facil de forma a conseguir obter um correcto feed back do movimento
SENSOR INDUTIVO (solução adoptada)
Acredito que com um sensor indutivo seja tambem possivel detectar o movimento do ponteiro e obter impulsos para a contagem.
UPDATE: Chegou este sensor indutivo SM04-N (NPN) do sitio do costume
Devido à sua configuração e da janela do contador, não consegui proximidade suficiente para detectar a chapa do ponteiro.
Então vai de “destruir” ( modificar a geometria ) do sensor , com a Dremel , desbastei a “cabeça” do sensor para conseguir aproximar mais e já consegue detectar a placa, proximo passo, tentar imprimir suporte para fixação ao contador e captar impulso com wemos.
.
Link para impressão 3D de suporte para contador água
.
.
Suporte feito , falta testar no sitio.
.
Entretanto já montei tudo no sitios e apesar dos 35m de cabo UTP onde apesar de tb estar comunicação RS485 do contador EDP , já capto o sinal com um wemos que tenho dentro de casa .
Terminada a integração no HA (binary.sensor;input number; automation a incremetar), vou verificar se há grds perdas de impulsos.