Como mudar a voz do Roborock / Xiaomi Vacuum Cleaner para Pt-br! + R2-D2 do StarWars! (+ Novas Vozes)

Uma das coisas que mais me incomodava era ter o meu Roborock S50 falando em espanhol ou inglês… então decidi procurar uma alternativa para colocar o audio em português do Brasil e consegui! Então segue o tutorial abaixo!

Agora com novas vozes!! Vozes da Francisca da Microsoft e da Google Assistant.

A voz da Francisca é a mais completa com TODOS os áudios em português do Brasil, 96 arquivos de áudios no total!

Esse tutorial é para Roborock v1 (Robot Cleaner Vacuum) / Roborock v2 (S50/51/52/55)!

1

Primeiramente temos que ter em mãos o Token e o IP do nosso robô aspirador! Acredito que como já o integraram ao Home Assistant provavelmente já tem eles no seu config.yaml

Vamos precisar baixar um programa chamado “win-mirobo-1.1.0” é por ele que vamos enviar os arquivos de audio para o nosso robô aspirador.

Podem baixar por aqui: https://www.mediafire.com/file/qz4ip0wpd51i36v/win-mirobo-1.1.0_%2B_novas_vozes.rar/file
ou por aqui: https://drive.google.com/file/d/1xF5P0na-JMGCCXf8ujFa6rSD4EPeoZNk/view?usp=sharing

Com o arquivo .rar baixado, vamos descompactar e dentro da pasta “win-mirobo” vamos até o arquivo “win-mirobo” o que tem como tipo “Parâmetros de configuração” e abri-lo em um bloco de notas!

Depois abrir em bloco de notas, vamos preencher com o IP e o Token do seu robô aspirador, salvar e fechar.

Após salvo o arquivo de “Parâmetros de configuração” com o IP e o Token do seu robô aspirador, agora vamos para o arquivo .exe, vamos o executável do programa.

Vamos clicar com o botão direito do mouse e clicar em “Executar como administrador”.

Com o programa aberto agora vamos digitar 2, que é a opção de “Flash voice package” para adicionar pacote de voz e apertar enter!

Vão aparecer as pastas com os pacotes de voz, temos a voz em Pt-Br da Francisca, da Google Assistant, da Maria e a voz do R2-D2 do Star Wars. Vamos digitar 2 para a voz da Francisca e apertar enter.

O pacote de voz com a voz da Francisca em Pt-Br vai ser enviado para o robô aspirador e se estiver com tudo OK foi concluído perfeitamente.

Agora podemos fechar o programa e aproveitar o nosso robô aspirador falando em português do Brasil!

Voz da Francisca da Microsoft:

Voz da Maria:

Pra quem quiser colocar o audio do R2-D2 fica assim:

Para adicionar o audio em PT-PT, devemos criar os audios de cada frase manualmente!

Um abraço!

Quer configurar o Vacuum card do seu robô aspirador e ainda colocar o cartão em português? É só clicar embaixo para saber como configurar!

3 Curtiram

Excelente tutorial… Acho que vou aproveitar e por a escrava Isaura a falar pt…

4 Curtiram

Muito bom, Obrigado, se entretanto alguém criar o ficheiro em PT-PT que possa partilhar era top

1 Curtiu

Alguém tem voz em PT PT?

1 Curtiu

@LeandroIssa não consegui encontrar o language pack PT/pt sabes o link?

@RodolfoVieira não existe, alguém precisa criar um pack, por isso deixei o programa que usei para criar o pack em pt-br. Como sei que mesmo falando a mesma língua existem variações entre o pt-br e o pt-pt deixei o programa que usei para criar os audios da versão em pt-br para quem quiser criar uma versão pt-pt.

Certo, eu sei que tem que se criar, mas pela documentação não havendo PT para descarregar para posteriormente selecionnar e criar as vozes, o programa pouco ou nada serve. Existe para várias línguas menos pt.

Talvez uma das soluções
passe por criar vozes na polly.

eu nao consigo, ao tentar conectar a app com o aspirador.
erro

alguma ajuda?

Já resolvi, podem apagar sff? :smiley:

@lyth muito mais interessante do que apagar, será dizeres como resolveste.

2 Curtiram

Apenas extrai o ficheiro para o ambiente de trabalho e executei a partir de lá e o programa já correu.

Mas não consegui alterar a língua do meu s5max, da erro ao instalar o voice pack…

O modelo do teu aspirador não é compatível.

1 Curtiu

Funciona com o S6? Gostaria de colocar o meu também em PT

Penso que não. Tentei num s5max e também não funcionou

1 Curtiu

Boas pessoal,

alguém sabe algum milagre para adicionar um voice pack a um Viomi V2 pro?

recebo sempre a mensagem abaixo:

Obrigado pela ajuda

Comprei o Mi Robot Vacuum-Mop P.
Na aplicação consigo colocar qualquer lingua, mas o Robot so fala em chinês. Alguém me pode ajudar a alterar a lingua? Basta ser inglês, já nem pedia português mas ao menos em inglês. Chinês é muito desagradável pois não entendo mesmo nada.

Novas vozes adicionadas!

Voz da Francisca da Microsoft:

Podem baixar por aqui: https://www.mediafire.com/file/qz4ip0wpd51i36v/win-mirobo-1.1.0_%2B_novas_vozes.rar/file
ou por aqui: https://drive.google.com/file/d/1xF5P0na-JMGCCXf8ujFa6rSD4EPeoZNk/view?usp=sharing

Hoje perdi um pouco de tempo a criar as vozes em PT-PT, utilizei site:

E simplesmente substituí os ficheiros deixando o mesmo nome em cada um, poderão usar o site e personalizar ao vosso gosto.

Podem fazer download do pack da Renata em português de portugal aqui: https://drive.google.com/file/d/1dy5xnF3rmevo9f71enS5mEFgbI_qdEVp/view?usp=sharing

São 95 audios + 1 .pkg, basta extrair a pasta e colocar em “MIROBOT_TOOL\voicepacks” onde estão todos os outros explicados no resto do post, é fazer tudo igual e escolher a “ptpt_Renata”.

Boa sorte malta!

1 Curtiu

Após 1 minuto da sempre erro no installing voice pack

Desabilite o firewall. Tava procurando como resolver e vi num forum e deu certo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade