Conheça o node Smart Nora! O Google Assistant no Node-red! Crie fluxos no Node-red e use no Google Home!

5979245bc1b30e9540b4d8aedc76076f69d42d27

Desde o primeiro dia no Home Assistant sempre tive curiosidade em saber como poderia dar comandos de voz ao Google Assistant com os fluxos que eu criei ou for criar no Node-red. Então achei um node chamado Smart Nora!

Ele é um node de Gatilho!

Caso nunca tenha usado o Node-red é bom aprender o básico antes de seguir com esse tutorial:

Vamos lá para o tutorial do Smart Nora!

Primeiro passo, entrar no site do node do Nora (link abaixo) para realizar um cadastro.

https://smart-nora.eu/

Clique em My Nora no canto direito superior.

Coloque um e-mail e clique em Next.

6

Coloque um nome e sobrenome e uma senha, clique em Save.

Verifique seu e-mail se recebeu um e-mail de confirmação, verifique o lixo eletrônico pode ser que caia lá o e-mail. Caso não receba clique em Send Verification Email.

Confirme seu e-mail.

Com o e-mail verificado clique em Continue.

10

Pronto, agora vamos até o Node-red e vamos adicionar os nodes Smart Nora! Clique nas opções e vá em Manage Palette para adiciona-los!

Clique em Install e escreva nora!

Vai aparecer o node-red-contrib-smartnora e clique em instal!

3

Após ter instalado vão aparecer os nodes Smart Nora para usar!

Agora temos que habilitar os nodes Smart Nora para uso! Pegando o node Nora Light e vá em “Add new noraf-config…” e clique no lápis.

Coloque o seu e-mail e senha do cadastro do site do Smart Nora.

Pronto, seu node smart nora está pronto para uso!

Agora temos que adicionar os nodes Smart Nora no Google Home para que eles apareçam para uso lá!

logo

No Google Home temos que ativar o Smart Nora para que os nodes criados possam aparecer como itens!

No Google Home vá no canto esquerdo superior e clique no “+”.

Depois vá em “Configurar dispositivo”.

Clique em “Compatíveis com o Google”.

Pesquise pelo nome “Smart Nora”.

Coloque seu e-mail e clique em Next.

Coloque sua senha e clique em Sign In.

Clique em “I Understand and wish to proceed”.

Pronto, agora cada node Smart Nora que você usar no Node-RED vai aparecer como um dispositivo no Google Home!

Vou pegar como exemplo um tutorial que criei aqui no fórum foi de como usar uma câmera integrada no Home Assistant no Chromecast (Como transmitir uma câmera para o Chromecast com o Node-red! (+ motionEye)), vou usa-lo para mostrar como usar um node Nora para dar o comando de voz de transmitir a câmera para o Chromecast, vamos lá!

Peguei o node outlet e marquei a opção como na imagem e liguei ao node change no lugar do node inject como no tutorial anterior. Coloquei o nome do node outlet de Camera, esse é o nome que vai aparecer no Google Home!

No Google Home vai aparecer o fluxo que foi criado!

Agora é só dizer: “Ok Google! Ligar camera!” e a câmera vai aparecer no chromecast!

Como um exemplo de como deve ser o fluxo com o node Smart Nora segue um exemplo:

Criei a tomada do meu flow do Node-red no Google Home mas quando mando ligar ou desligar a Google Assistant faz a mesma ação, ativar o mesmo flow! Gostaria de colocar um flow pra ligar e um outro flow pra desligar, como faço? Simples, vamos lá!

Vamos precisar de um node switch pra resolver isso!
Nosso flow vai ficar assim, o node smart nora que vamos usar, o node switch e depois os flow de ligar e desligar!

Primeiro temos que entender que os nodes smart nora funcionam com verdadeiro (true) e falso (false), verdadeiro para ligado e falso para desligado.

O payload que está escrito ali é a mensagem que vai ser enviada, mensagem de verdadeiro para ligar ou de falso para desligar. Como estavam indo para o mesmo flow a mesma mensagem independente do comando de voz de ligar ou desligar a ação era a mesma por estar no mesmo flow.

Então colocando o node switch conseguimos separar a mensagem entre verdadeiro para um caminho e falso para outro então conseguimos colocar um flow para ligar e outro para desligar.

Colocando o node switch, em baixo vamos clicar em “+add” para adicionar um segundo caminho para o node switch. No caminho “1” vamos colocar em “is true” e no caminho “2” vamos colocar “is false”. Tendo feito isso vai perceber que vamos ter dois caminhos para flow diferentes!

Screenshot_20200721-202837

Agora na nossa tomada, segue um flow para ligar (ascender) e outro para desligar (apagar)!

Espero ter ajudado! Um abraço!

Para a Alexa:

6 Curtiram

Alguém sabe se tem uma alternativa dele pra Alexa?
Gostaria de dizer pra alexa abrir netflix e ela acionar o NR conforme preciso aqui

Não conheço se tem algo assim com Alexa, se eu descobrir algo parecido por ter certeza que vou fazer um tutorial também!

2 Curtiram

Existe um jeito de usar com a Alexa, mas precisa da skill Node-red na loja da Alexa, na loja do Brasil não existe…

1 Curtiu

Para a alexa tens esta pallete https://flows.nodered.org/node/node-red-contrib-amazon-echo, segue a explicação do link.

1 Curtiu

Obrigado, testei aqui e vou precisar adotar algum dos Troubleshootings: ou rodar o container do nodered como root ou redirecionar as portas via iptables.
Sei que as duas soluções funcionam, mas ainda tenho dúvidas sobre quais as vantagens e desvantagens de cada uma. Vou pesquisar mais um pouco para ver se descubro.

@LeandroIssa obrigado, vou dar uma olhada nessa solução também

1 Curtiu
2 Curtiram

olá Leandro,

será que falta algum passo a seguir a colocar o token no Nora ?

é que não consigo vincular o serviço Nora no google Home. faço adicionar o serviço, pergunta como me quero ligar , mas depois não aparece nos serviços vinculados.

obg
RT

Não entendi, vc conseguiu pegar o token? Adicionou o token no node do node-red?

sim coloquei . e depois faço o quê ?

Vai no Google Home no seu smartphone e adiciona o Nora nele, como se fosse adicionar o smartlife ou ewelink!

No Google Home vá no canto esquerdo superior e clique no “+” depois vá em “Configurar dispositivo” e “Você já tem serviços configurados?” Pesquise pelo nome “Nora”, vai aparecer (na imagem é o ícone com uma casa branca com fundo vermelho), clique e coloque seu e-mail da conta google que você usou para pegar o Token!

Depois de gerar o token no nora.red com a minha conta de google , não preciso de fazer mais nada ?

é que no Home tento vincular, pergunta se é conta google ou github, escolho google, pede autorização, fica a rodar uns segundos ( a dize estar a vincular…) e depois nada. não fica vinculado.

Não precisa fazer + nada. Se não está conseguindo refaz o tutorial com outro e-mail e tenta novamente.

Tutorial atualizado! Os nodes Nora perderam o suporte, agora use os novos nodes Smart Nora!

2 Curtiram

Olá, estou a começar na integração do Google Home e o Home assistant/Node-Red. A minha dificuldade reside em conseguir que o Google Home, reconheça o meu sensor de temperatura e Humidade. Já tentei através do Node-Red/Smart Nota, mas não consigo que a informação seja visível no Google Home. Alguma dica? obg


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade