Compatibilidade SHELLY COM EFAPEL

Pergunta de algibeira para electricistas. Sabem se o botão de pressão quadruplo da efapel 40226 serie domus40 funciona com shelly i4???

Não conheço esse botão EFAPEL 40226 , mas parece que não passa de um telecomando.


Que faz esse botão , ao carregares transmite RF e comanda 4 equipamentos ou 4 luzes ?
Como opção parece que podes ligar 4 entradas (input´s) externas. (vê esquema acima)

Que querias fazer com o i4? é um device com 4 inputs e não 4 outputs que permitam comandar o Efapel
“Shelly Plus i4 can show the status and control the action of four inputs.”

modo func
Encontrei tb o esquema agora (a minha ideia e visto que tenho aparelhagem logus90 gris Efapel, queria usar um botão de pressão da efapel para dar o comando às entradas do shelly i4.

Agora tenho a dúvida se o mec 40226, também trabalha com o “MODO DE FUNCIONAMENTO” offline (i.e. fora da rede DOMUS40, sem emparelhamentos, etc. etc.)

Isto porque o mecanismo da efapel “BOTÃO DE PRESSÃO ELETRÓNICO QUÁDRUPLO DE MBT (REF.ª 21164 | 45164 S)” é para muito baixa tensão <32V. "

O botão que conheço e tenho a trabalhar a dar 4 entradas num wemos que comanda 4 lampadas é precisamente esse , de defacto as caracteristicas referem tensões e intensidades continuas reduzidas , 32V @18mA ou 12V @50mA , dão deve dar para os 230VAC.

Pelo que eu vi há vários tópicos idênticos à minha questão, um deles é
Shelly para controlar interruptor triplo

Nesse topico aparece lá o meu DIY de 4 canais , o “problema” do DIY é que não cabe na caixa de aparelhagem de um interruptor, no meu caso resolvi pk tenho caixa derivação dupla onde coube.

Outras soluções comerciais pelo menos com 3 canais tb lá tens, não sei se reolvem o teu problema.
Tb não estou a par das soluções EFAPEL e como se podem aproveitar e integrar no HA.
O que entendi da solução EFAPEL que tens é que o botão quadruplo é emparelhado por RF com os actuadores das lampadas estou correcto? Sabes que tecnologia RF usa? … se fossem zigbee …

Boa Noite

Apresento uma solução para usar o efapel BOTÃO DE PRESSÃO ELETRÓNICO QUÁDRUPLO DE MBT (REF.ª 21164 | 45164 S) com o shelly i4. Esta solução apenas deverá ser possível de usar se tiver algum espaço nas caixas de derivação ou então, no meu caso, passo directamente um cabo de rede para o quadro electrico/domótica onde deixo o shelly i4 ligado a 230v, um Optocoupler (PC817 3.6-30V 4 Channel Optocoupler Isolation Module) e uma fonte de 12v para alimentar o Optocoupler.

A função do Optocoupler é para fazer a separação dos inputs de 230v do shelly i4, sendo depois alimentado por 12v onde é possivel ligar depois o efapel de MBT com segurança.


1 Curtiu

Outra possibilidade será o uso de uma pequena fonte de alimentação AC-DC 12v ou 24v e ligar 1 shelly i3 (ficando apenas com a possibilidade de usar 3 inputs) ou 2 shelly i3 (usando 2 inputs de cada). Os shelly funcionam em baixa tensão DC e assim é possível ligar diretamente o/os shelly i3 ao interruptor efapel quadruplo MBT

Para ligar um Shelly Pro 4Pm basta seguir o mesmo raciocínio?

Desculpem a minha ignorância, mas quero substituir o Sonoff 4CH Pro pelo Shelly e já tenho utilizar a instalação já existente

Boa Tarde

Qual é a instalação existente? como é que aciona os interruptores?

Este método é so usado como uma segurança pois o efapel 21164 de 4 butões só aceita tensões baixas


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade