Como tornar um desumimdificador inteligente?

E as outras resistencias é para manter… é isso ? thanks …

Tudo o resto tens de manter.
Uma breve explicação do circuito do Switch.
Pegas no terminal positivo do switch e soldas um fio para ligar no pino 1 de J1/J2. Q1 é um transístor que funciona como um interruptor, quando o MCU (wemos) activa o pino D6 (3.3v) vai fazer com que Q1 seja accionado e a tensão do switch vai para zero através de Q1. Este comportamento é igual quando carregas no switch com o dedo.
Na caso do circuito do LED é o inverso. Quando o led acende faz conduzir Q2 e é injectado uma tensão na porta D5 do MCU.

A vantagem deste circuito é que podes continuar a usar o botão e os leds do desumidificador.

Contudo analisa primeiro as tensões presentes no switch e nos leds, pois o transístor que está no artigo pode não dar. Alguma coisa diz

1 Like

só nao percebi uma coisa, o j1 e o j2 são o quê ? É a parte negativa (ground) do botao on e off?
No j3 e j4 nao ligo nada ou ligo é o negativo do led ?
E quando o led acende o q2 conduz (do colector para o emissor) vai para a terra, essa voltagem nao fica a 0 v ? como é q chega voltagem ao D5 ?

1 Like

Basicamente adaptado ao meu desumidificador o esquema é este: certo ?
Google Photos

J1, J2, J3, J4 são conectores. normalmente são os conectores de uma motherboard do pc. No teu caso não existem.
Ao terminal de R4 liga o positivo do switch. Ao terminal de R8 liga o positivo do led.
Em relação ao Q2, a sua logica está certa. Por isso o funcionamento visto pelo MCU é o contrario. Quando Q2 nao conduz, D5 tem 3.3V por causa do sinal que entra em R7 e R6. R7 é chamado de resistencia pull-up. Quando Q2 conduz, D5 fica a 0v. O comportamento no MCU é o contrario, mas isso é facilmente corrigido por software, bastando assumir que quando é 0v está ligado e quando tem 3.3v está desligado.

1 Like

já fiz as mediçoes:
o botao do power tem 5v, sendo que o fio branco é o positivo, ao pressionar o botao vai aos 0 v.
O led Vermelho, passa 1,7 V, sendo que o positivo é o fio castanho
No led verde que para aqui nao interessa passa 2v.
Os 5 v para alimentar o wemos, vou buscar na placa é r5 ( q é o positivo) e ao conector water cn3.
Com estas voltagens é necessário mexer nas resistências do esquema e ou transístor ? ou posso continuar ?

Eu tambem vou iotizar o desumidificador, mas vou por uma abordagem mais simples, vou usar um shelly pm, alternativamente um shelly plug ou similar com energy meter, e assim ligo e desligo quando quero, o sensor de cheio é simples pq se o switch tiver ligado e não tiver consumo ou for residual, então está cheio :grinning: assim não é preciso mexer em entranhas disso.

Nota fyi não sei a root causes mas já ouvir falar de vários casos de incêndios começados por desumidificador, eu por precaução só ligo o meu quando estou em casa.

1 Like

Vai fazer um curto no shelly e na casa?

E quando liga a máquina de café à tomada sabes qual é a fase?

Vou adicionar o shelly atrás de uma tomada e a mesma passar a ser controlada apenas com o shelly, vou fazer isso para um toalheiro eléctrico e para o desumidificador. Assim não existe necessidade de mexer nos aparelhos, até porque estão em garantia

Nem todos os desumidificadores começam logo a trabalhar só por receber energia, alguns ou até quase todos exigem que carregue no botão para ativar o modo desumidificar

1 Like

É o caso do meu… tenho de carregar no botão do Power… precisava só que me confirmassem se os valores das resistências estão corretas para o botão de on com 5v

Eu não disse que isto resolvia para todos :wink:
Eu quando comprei o toalheiro já comprei propósito com esse requisito, quanto ao desumidificador já tinha um e funciona com um botão de rodar que estando sempre no máximo fica ligado não tem botão de power. Quanto as resistências sorry mas não posso ajudar que não tenho conhecimentos para isso.

1 Like

Não precisa de mudar nada, desde que use os transístores que estão no artigo. Se optar por outros transístores, ja se tem de que fazer alguns cálculos para corrigir as resistência. Até pode funcionar com as mesmas, mas é mais seguro para evitar dores de cabeça

1 Like

é uma boa solução. Eu sou muito adepto de dispositivos Shelly aqui em casa. Mas para este tipo de coisas (caso esteja fora de garantia) este circuito simples e barato. Mas claro, é preciso ter conhecimento.

Estive a procura e em pt nao encontro este transistor: BC33725TA, so me apareçe no brasil ou em espanha, nehum destes 2 da mauser.pt dariam ?
https://mauser.pt/catalog/pesquisa.php?keywords=BC337

são o mesmo :slight_smile: vai pelo mais barato

1 Like

Para medir a temperatura e a humidade posso utilizar este sensor: dht11

funciona com o wemos d1 mini ?

Da para colocar como no esquema do sensor de temperatura ?

Eu nunca usei esse sensor, estou a espere que chegue :smile: mas sim funciona, tens portas disponíveis

1 Like

e como faço as ligaçoes ? sao iguais ? ou seja:
o vdd ligo ao vcc do sensor dht11
o gnd ao gnd
e o DQ ao data ?

https://www.mouser.com/datasheet/2/758/DHT11-Technical-Data-Sheet-Translated-Version-1143054.pdf

sim, o circuito a usar é exactamente o que está no artigo. Não se esqueça da resistência de pull-up. no circuito esta 6.8kohm mas pode se de 5kohm, mas não faz diferença.

1 Like

Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade