Como tornar um desumidificador inteligente?

Boa noite, tenho um desumidificador, que gostaria de o tornar inteligente. Para isso pretendo utilizar um wemos d1 mini que já flashei com o tasmota, e já apareçe como switch no meu HA.
O problema é que eu nao sei como fazer as ligaçoes.
1º duvida, vi que o tasmota aguenta ate 12 v, mas é em que porta ? nao é no positivo do micro usb certo ?

“The device can operate on an external supply of 6 to 20 volts. If using more than 12V, the voltage regulator may overheat and damage the device. The recommended range is 7 to 12 volts.”

2º O funcionamento do meu desumidificador é:

  • tem um botao de pressao para ligar / desligar, que quando ligado acende o led verde.
    tem um led vermelho para dizer quando o tanque de agua esta cheio.

A ideia era juntar no wemos d1 mini um sensor de humidade (qual o melhor sensor ? ), e de temperatura, caso dê para ainda ter as portas para fazer o desumidificador, ligar / desligar e dar a informação que o tanque esta cheio.

segue uma imagem do mesmo:
Google Photos
Google Photos

Ainda nao fiz mediçoes, entao nao sei se no botao de pressao tem voltagem, outra duvida era saber para quando o tanque está cheio, se dava para ligar o wemos ao positivo do led e assim ao acender o led ja sabia que o tanque estava cheio, nao sei se é posivel, mas as ligaçoes ficavam mais simples para mim. ( pois tem q ter voltagem talvez 1,5 v a 3 v nao sei porque ainda nao medi)
Como nao percebo muito de electronica, gostaria que me ajudassem com as ligações e qual o material necessário para fazer isto / melhor maneira.

seguem algumas imagens do desumidificador ( esquema electrico)




fico a espera da resposta …
obrigado

Boas, segue este artigo https://www.hackster.io/zvonko-bockaj/wemos-esp8266-remote-pc-switch-062c7a.
Este artigo serve para ligar e desligar um desktop. O funcionamento do desumificador é igual. Podes em vez de 1 circuito para led meter dois, para ter os dois estados no HA. e tambem podes por o sensor de humidade, desde que o wemos tenha portar disponiveis. Aconcelho-te em primeiro a medir, aos terminais do switch qual é a tensão, pois pode ser de 12V e ai o circuito do artigo tem de ter uma leve alteração.

Boa noite, nao me respondeu a questao da alimentado do wemos ? pode ser alimentado a 12 v ? ou so a 5v na usb ? Usando o esquema desse link nao a perigo de me queimar o wemos com voltagem visto q os I/o so trabalham a 3.3 v, ou de queimar o desumidificador ?

Esse module nao suporta 12V. Terá de ser alimentado pela porta USB ou por 5V ou 3.3V nas respectivas portas.
Em relação ao esquema, é o circuito mais seguro que podes usar. O artigo está bem explicado e dá para perceber o funcionamento.

nao estou a perceber é a parte dos led’s. Eu no meu circuito nao preciso de ao ligar o switch(power) que me acender um led (eu colocar la 1 led). Nem quando acender a luz do reservatorio que me acenda um led, pelo que eu percebi no esquema : ao ser pressionado o Power Led + acende um led (verde numero 2), e ao ser pressionado o power switch +, tambem esta a acender um led ( o led vermelho, led 1) . Eu nao preciso destes led’s certo ?

Pode ignorar o LED1, R2, LED2 e R9. São so para efeito de visualização.

E as outras resistencias é para manter… é isso ? thanks …

Tudo o resto tens de manter.
Uma breve explicação do circuito do Switch.
Pegas no terminal positivo do switch e soldas um fio para ligar no pino 1 de J1/J2. Q1 é um transístor que funciona como um interruptor, quando o MCU (wemos) activa o pino D6 (3.3v) vai fazer com que Q1 seja accionado e a tensão do switch vai para zero através de Q1. Este comportamento é igual quando carregas no switch com o dedo.
Na caso do circuito do LED é o inverso. Quando o led acende faz conduzir Q2 e é injectado uma tensão na porta D5 do MCU.

A vantagem deste circuito é que podes continuar a usar o botão e os leds do desumidificador.

Contudo analisa primeiro as tensões presentes no switch e nos leds, pois o transístor que está no artigo pode não dar. Alguma coisa diz

1 Curtiu

só nao percebi uma coisa, o j1 e o j2 são o quê ? É a parte negativa (ground) do botao on e off?
No j3 e j4 nao ligo nada ou ligo é o negativo do led ?
E quando o led acende o q2 conduz (do colector para o emissor) vai para a terra, essa voltagem nao fica a 0 v ? como é q chega voltagem ao D5 ?

1 Curtiu

Basicamente adaptado ao meu desumidificador o esquema é este: certo ?
Google Photos

J1, J2, J3, J4 são conectores. normalmente são os conectores de uma motherboard do pc. No teu caso não existem.
Ao terminal de R4 liga o positivo do switch. Ao terminal de R8 liga o positivo do led.
Em relação ao Q2, a sua logica está certa. Por isso o funcionamento visto pelo MCU é o contrario. Quando Q2 nao conduz, D5 tem 3.3V por causa do sinal que entra em R7 e R6. R7 é chamado de resistencia pull-up. Quando Q2 conduz, D5 fica a 0v. O comportamento no MCU é o contrario, mas isso é facilmente corrigido por software, bastando assumir que quando é 0v está ligado e quando tem 3.3v está desligado.

1 Curtiu

já fiz as mediçoes:
o botao do power tem 5v, sendo que o fio branco é o positivo, ao pressionar o botao vai aos 0 v.
O led Vermelho, passa 1,7 V, sendo que o positivo é o fio castanho
No led verde que para aqui nao interessa passa 2v.
Os 5 v para alimentar o wemos, vou buscar na placa é r5 ( q é o positivo) e ao conector water cn3.
Com estas voltagens é necessário mexer nas resistências do esquema e ou transístor ? ou posso continuar ?

Eu tambem vou iotizar o desumidificador, mas vou por uma abordagem mais simples, vou usar um shelly pm, alternativamente um shelly plug ou similar com energy meter, e assim ligo e desligo quando quero, o sensor de cheio é simples pq se o switch tiver ligado e não tiver consumo ou for residual, então está cheio :grinning: assim não é preciso mexer em entranhas disso.

Nota fyi não sei a root causes mas já ouvir falar de vários casos de incêndios começados por desumidificador, eu por precaução só ligo o meu quando estou em casa.

1 Curtiu

Vai fazer um curto no shelly e na casa?

E quando liga a máquina de café à tomada sabes qual é a fase?

Vou adicionar o shelly atrás de uma tomada e a mesma passar a ser controlada apenas com o shelly, vou fazer isso para um toalheiro eléctrico e para o desumidificador. Assim não existe necessidade de mexer nos aparelhos, até porque estão em garantia

Nem todos os desumidificadores começam logo a trabalhar só por receber energia, alguns ou até quase todos exigem que carregue no botão para ativar o modo desumidificar

1 Curtiu

É o caso do meu… tenho de carregar no botão do Power… precisava só que me confirmassem se os valores das resistências estão corretas para o botão de on com 5v

Eu não disse que isto resolvia para todos :wink:
Eu quando comprei o toalheiro já comprei propósito com esse requisito, quanto ao desumidificador já tinha um e funciona com um botão de rodar que estando sempre no máximo fica ligado não tem botão de power. Quanto as resistências sorry mas não posso ajudar que não tenho conhecimentos para isso.

1 Curtiu

Não precisa de mudar nada, desde que use os transístores que estão no artigo. Se optar por outros transístores, ja se tem de que fazer alguns cálculos para corrigir as resistência. Até pode funcionar com as mesmas, mas é mais seguro para evitar dores de cabeça

1 Curtiu

é uma boa solução. Eu sou muito adepto de dispositivos Shelly aqui em casa. Mas para este tipo de coisas (caso esteja fora de garantia) este circuito simples e barato. Mas claro, é preciso ter conhecimento.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade