Vai fazer um curto no shelly e na casa?
E quando liga a máquina de café à tomada sabes qual é a fase?
Vai fazer um curto no shelly e na casa?
E quando liga a máquina de café à tomada sabes qual é a fase?
Vou adicionar o shelly atrás de uma tomada e a mesma passar a ser controlada apenas com o shelly, vou fazer isso para um toalheiro eléctrico e para o desumidificador. Assim não existe necessidade de mexer nos aparelhos, até porque estão em garantia
Nem todos os desumidificadores começam logo a trabalhar só por receber energia, alguns ou até quase todos exigem que carregue no botão para ativar o modo desumidificar
É o caso do meu… tenho de carregar no botão do Power… precisava só que me confirmassem se os valores das resistências estão corretas para o botão de on com 5v
Eu não disse que isto resolvia para todos
Eu quando comprei o toalheiro já comprei propósito com esse requisito, quanto ao desumidificador já tinha um e funciona com um botão de rodar que estando sempre no máximo fica ligado não tem botão de power. Quanto as resistências sorry mas não posso ajudar que não tenho conhecimentos para isso.
Não precisa de mudar nada, desde que use os transístores que estão no artigo. Se optar por outros transístores, ja se tem de que fazer alguns cálculos para corrigir as resistência. Até pode funcionar com as mesmas, mas é mais seguro para evitar dores de cabeça
é uma boa solução. Eu sou muito adepto de dispositivos Shelly aqui em casa. Mas para este tipo de coisas (caso esteja fora de garantia) este circuito simples e barato. Mas claro, é preciso ter conhecimento.
Estive a procura e em pt nao encontro este transistor: BC33725TA, so me apareçe no brasil ou em espanha, nehum destes 2 da mauser.pt dariam ?
https://mauser.pt/catalog/pesquisa.php?keywords=BC337
são o mesmo vai pelo mais barato
Para medir a temperatura e a humidade posso utilizar este sensor: dht11
funciona com o wemos d1 mini ?
Da para colocar como no esquema do sensor de temperatura ?
Eu nunca usei esse sensor, estou a espere que chegue mas sim funciona, tens portas disponíveis
e como faço as ligaçoes ? sao iguais ? ou seja:
o vdd ligo ao vcc do sensor dht11
o gnd ao gnd
e o DQ ao data ?
https://www.mouser.com/datasheet/2/758/DHT11-Technical-Data-Sheet-Translated-Version-1143054.pdf
sim, o circuito a usar é exactamente o que está no artigo. Não se esqueça da resistência de pull-up. no circuito esta 6.8kohm mas pode se de 5kohm, mas não faz diferença.
Já chegou o material, estou a tentar colocar a ligar e desligar o desumidificador, o esquema do power switch, mas nao esta a funcionar…
uma duvida no esquema o ground do power switch é para ligar ao ground do wemos, ou ao ground do desumidificador ?
ou seja se eu fizer chante manual com os fios branco e cinza o desumidificador começa a trabalhar. ( tem 5 v e ao fazer chante vai a 0 v)
liguei como esta no esquema e no fio azul ( que é o que esta ligado ao desumidificador no conector branco ( positivo) , ele dá-me 9v e ao pressionar o botao com o tasmota vai a 0, mas nao liga o desumidificador. (a voltagem aqui nao devia ser os 5 v ? )
o fio cinza (negativo do power switch) nao é necessário ligar no esquema ?
no tasmosta ao pressionar o toogle (on ) ele manda-me os 3v ( para o circuito durante 1 seg.
seguem uma fotos das ligaçoes
O fio verde é o meu on e off do tasmota pino d6
o fio azul é o botao do power positivo do switch (q vai ligar no desumidificador ao conector branco)
o problema é que nao esta a funcionar…
alguma ideia ?
Como é que o wemos está alimentado?
Com 1 transformador 5v 2 a
Estou com um sensor de temperatura e humidade na porta d5 dh11
Se estás a alimentar o.wemos.num circuito separado do desumidificador não podes fazer as ligações assim… Nesse caso deves usar octocouplers… Ou alimenta o wemos a partir do circuito do desumidificador… Se não tiveres um gnd comum, não podes “actuar” o interruptor
Pois o meu problema é que os ground’s no desumidificador sao de circuitos diferentes:
passo a explicar:
se colocar o multimetro em continuidade (beep) , ele nao apita no negativo do switch, nem no negativo do led vermelho, nem do led verde. foto das ligaçoes em anexo:
Para utilizar os octocouplers como calculo o valor das resistencias nesseçarias no circuito ?
eu só sei as voltagem, nao sei a amperagem, ex: no power a voltagem é 5v e eu nao sei a amperagem desse circuito, para calcular o valor das resistencias. Só sei que o desumidificador consome 1,5 A , 320 w . Isto chega ? é que tenho aqui uns ocutoacupladores…
como fica o circuito ?
Boas, Tira foto a placa principal, se possivel com os cabo que ligam a placa de controlo conectado. GND so pode haver um em todo o circuito. Verifica nos terminareis no switch a tensão (dizes 9v) mas na escala AC. Ve a continuidade entre o pino 1 (fio cinza) e o pino 3 (fio castanho), estes sao os teus GNDs é preciso é entender o porque de estarem separados, desconfio que o pino 1 seja GND da parte AC e o pino 3 da parte DC.
Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt