Como ligar um sensor temperatura humidade dht22 a um Sonoff

Como não estava a carregar a original, coloquei assim :grimacing:
Não está a ligar a nada, só esta la soldado para ter todas as ligações cá fora

1 Curtiu

Experimenta colocar o AM2301 ou o SI7021 no GPIO3.

1 Curtiu

Finalmente trabalhou com AM2301 no GPIO3. Agora só tenho de verificar se os valores são reais, porque me parece humidade a mais

image

Obrigado

Se vires 13 mensagens mais acima, já te tinha dito para usares o AM2301… Lol…

O que interessa é que está resolvido!

1 Curtiu

Tens razão. No GPIO9 fartei-me de testar :confused:
Obrigado pela ajuda

1 Curtiu

É possível ter 2 sensores temperatura ligados ao mesmo sonoff dual r2 (com tasmota)?

Tenho 1 ligado da seguinte forma

Sensor - sonoff
gnd - gnd
vcc - vcc
dat - rx

Se for possível, como será a ligação ?

Exprimenta de igual forma mas ligas ao TX, ou noutro pino depois dá feedback.
Não tenho a certeza se funcionará no TX com o comando na consola seriallog 0

1 Curtiu

Já liguei e inicialmente ficou a trabalhar.

Montei tudo, e passado um bocado, deixou de funcionar o que liguei no TX. O que está ligado no RX mantém-se a trabalhar

escreve na consola seriallog 0
e reinicia

Já fiz e não resolveu.

O que me apercebi, é que se reiniciar, deixo de ter os dados, mas se desligar e ligar o GND, volta a funcionar

@max-men tens os fios a fazer bem contacto?

Sim tenho.

Já desmontei tudo e foi isso mesmo que fui verificar!

Se eu reiniciar o sonoff, basta depois desligar o gnd do sensor e voltar a ligar e fica tudo ok!

O outro sensor que está ligado funciona sempre bem

Não consigo perceber o problema :roll_eyes:

Tenho um sensor DHT22 ligado ao sonoff dual r2 na sala, com tasmota 6.6.0, nunca me deu problema. Tenho um na cozinha, exatamente igual, tanto trabalha bem meia dúzia de dias, como da erro ao fim de um dia e tenho de lhe desligar e voltar a ligar um fio (com reboot não resolve). Nunca funcionou 15 dias seguidos…

Montei no fim de semana passado um no quarto ligado ao sonoff dualr2, já com tasmota 8.5 e está exatamente igual ao da cozinha.

No escritório montei 2 ligado ao sonoff sul r2, já com tasmota 8.5 também, um nunca da problemas e o outro também está como o da cozinha. Neste caso, quando tinha tasmota 6.6.0, só tinha um sensor ligado, e nunca deu problema, e essa ligação continua sem dar problemas. O que da problemas é o segundo que montei.

Posto isto, não consigo achar uma razão lógica para o problema :thinking:

Faz o seguinte no sonoff que dizes que não tens problemas, coloca o sensor do sonoff que tens problemas…para ver o resultado…isso é muito estranho.

Assim que conseguir faço.
Mas na cozinha já coloquei um novo (pensando eu que o problema era do sensor), e faz o mesmo.

Mas vou fazer a troca e testar

Ainda não fiz o teste, porque desde que falamos aqui, ainda não deram erro os sensores.

Estranho mas pronto.

Esse problema é típico dos dht22, existe muita gente a reclamar do mesmo.
Eu estou a dar a última oportunidade aos meus, se falharem vou para BME280.

Pelo que fui aprendendo esse problema nos dht22 tem a ver com o nr de requests feitos ao sensor em curto espaço tempo, por vezes o sensor bloqueia e não dá mais info nenhuma.

Se mudares da feedback :slight_smile:

O que me deixa confuso, é eu ter 2 que nunca me falharam, independentemente da versão tasmota

Eu mudei de software…
Neste momento nos Wemos D1 mini instalei ESPHome com integração para o DHT22, nunca mais falharam…

O ESPHome permite configurar um pooling time, eu coloquei 30s para não provocar o bloqueio do sensor.

Curiosamente tinha mandado vir do Ali dois sensores desses quando o @JorgeTeixeira me falou dessas falhas , entretanto chegaram, montei num wemos o up time já vai em 3 dias, e está tudo bem.
A unica coisa que notei é que marca cerca de +1ºC que Zigbee sonff e o BME que estão ao lado

IMG_20201126_193148

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade