Como ligar um sensor temperatura humidade dht22 a um Sonoff

O princpal a reter do aviso é:

"The GND connection of the Pow is connected to the live AC wire. "

com a forte hipotese de isto acontecer

Connecting serial with your PC will fry your PC and will electrocute you.

Isto não quer dizer que não possas ligar , o mesmo acontece com o Shelly1 por ex.
No entanto já liguei um botão extrar a um GPIO e funciona, agora não convem é meter lá os “garfos” :slight_smile:

Vou ligar e seguir a recomendação de não meter lá os garfos e depois dou feedback.

Obrigado

Boa noite
Liguei o sensor mas não sei qual é a porta onde o configuro…
Testei com a 14 mas não dá nada, nem a informação que dava, corrente e afins.
Testei tb ligar ao TX e ao RX, embora me pareça que devia ligar ao RX.
Outra coisa que acho estranho é que o sensor DHT22 não aparece na lista, só dht11 e dht11_o

dicas aceitam-se

Como estas a ligar o sensor ao sonoff?
Experimeta AM2301
https://tasmota.github.io/docs/AM2301/

O dat no rx
gnd no gnd
vcc no vdd

Não conheço o device , a pergunta era mais se pontos na placa são faceis de identificar e não dão azo a erro na ligação.
Não tenho device desses para testar, no entanto testei o DHT22 (AM2302) num Wemos ligado ao RX e trabalha

image

Sim, são fácei de identificar, alias, estão todos identificados

Eu tenho no meu dual r2

Vcc-vcc
Gnd-gnd
Dat-rx ou tx (tenho configurações com um e outro )

No tasmota uso AM2301

O rx no meu tasmota, é o gpio3

Boa tarde
Para já esta a funcionar mas ainda sem dar valores, ou seja, dá os valores do consumo, que não dava mas ainda nao consigo ver temperatura ou humidade.
Está com o dat no tx ligado no gpio2.
Configurei como AM2301 pq o AM2302 não aparece.
Vou continuar a martelar para ver se consigo valores.
Darei feedback.

Puseste o seriallog 0 na consola?

Sim. seriallog 0.
Já testei com todas as portas e nada…

Podes postar uma foto com as ligações?

Será isto q pretendes?
Na porta 9 e 10 não testei pq estavam a vermelho e tive receio…


@JBarranca , essa configuração veio complicar um bocado o que estava a imaginar, deixa ver se o @Maddoctor te consegue resolver isso assim que ele vir essa mensagem, será a pessoa que conheço mais dentro desse assunto.

Vamos começar do princípio. Primeiro tens de flashar o tasmota-sensors e não o normal. Depois, não há razão para que alteres o template… Ou seja, começa por definir na configuration o module sonoff Pow R2.
Depois as configurações vão ser feitas no module configuration. Liga o data do sensor ao io4 ou io5 e configura isso no module configuration. E pronto, fica a funcionar de certeza… :wink:

E, claro, não esqueças o aviso da ligação do gnd aos 230v, ou seja, garante que esse sensor e os fios que saem do Pow, não estão acessíveis a ninguém quando está ligado!

Obrigado pela resposta

Flashei com a imagem sensors conforme imagem que envio (mas acho estranho pq o nome do sonoff ficou o mesmo, assim como a configuração do mqtt)
Liguei e configurei conforme indicas e nada…
@Maddoctor, Será que é nabice minha?
Obrigado

Continuas a mexer nos templates. Vê o que escrevi no início da minha resposta…

@Maddoctor
O facto de achar estranho estarem algumas configurações iguais era fundamentado.
O flash não foi feito…

Agora já o fiz correctamente.
Defini na configuraton o modulo sonoff Pow R2.
Liguei o data do sensor ao io4.
Agora acontece o mesmo que acontecia com a outra imagem, o sonoff arranca e demora muito tempo (15min) a ficar disponível para acesso.
Onde faço a configuração no module configuration desta ligação? Só aparece o tipo do modulo que já está configurado com o valor sonoff Pow R2.

Obrigado

Liguei ao io5 e fica logo disponível para acesso, ou seja, normal.
Mas não consigo valores do sensor.

No module configuration deves ter lá os gpio para configurar


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade