Como ligar Interruptor WiFi para estore!

Boa noite pessoal.

Sou novo aqui no forum e precisava de uma ajudita.

Tenho uns estores eletricos que já percebi que tenho 3 fios que vão para o interruptor. São todos pretos…

O que percebi é que ha um quando o estore tá para baixo, tem corrente mas a corrente passa para outros fio quando o estore esta aberto.

Ou seja, queria instalar este interruptor para estores mas não estou a conseguir…

será que alguém me consegue elucidar de como por isto a funcionar?

Um abraço a todos!

imagens:

Viva, só tem 3 fios, tens a certeza que não são 4 ??

Os 3 fios devem ser: a fase, um para subir e outro para descer.
Podes verificar com um busca polos qual é fio da fase. Os outros é ligar direto na fase para identificar qual sobe ou desce.
Para colocar um equipamento (shelly, …) no interruptor vais necessitar descer um neutro. Ou, podes colocar o mesmo na caixa do estore (devidamente estanque) e utilizar os dois fios que descem… fazendo subir o da fase que está no interruptor.

vamos presumir que são apenas 3 fios e que não existe terra. Um será o neutro
os outros dois recebem a fase… um para descer e o outro para subir.

Ahhhhh, agora consegui ver a foto do interruptor… o debaixo é a fase, outros dois tem fase alternada para fazer subir ou descer

No caso do interruptor apresentado na foto necessitas fazer descer um neutro.

Olá Rui.

São só 3 fios sim.

Quando o estore está para baixo, só 1 tem leitura no multimetro.

Quanto o estore esta para cima, os valores vão para outro fio sendo que o outro fica a 0.

Experimentei varias combinações, nada funciona…

Olá Luis, desculpa, sou novo nisto.

O que queres dizer com “descer um neutro”?

pois, mas não estava a ver as fotos e pensava que os 3 fios era no motor e não no interruptor.

Como disse o fio de baixo é a fase

consoante tu clicas nos botões ou um ou o outro de cima fica com corrente que vai fazer subir ou descer

Deves ter na caixa de derivação do estore um fio azul que será o neutro. O mesmo, deves fazer uma puxada dentro do tubo dos outros dois pretos que vão ao interruptor.

por acaso tenho um fio azul e outro terra que passam dentro da caixa do interruptor do estore.

Não percebi o que era aquilo.

estes 2 fios passam simplesmente pela caixa e vão para dentro da parede para outro lado…

não têm conecção com o interruptor de origem.

já agora… o que é que vais pôr a controlar ?

Shelly ? BH onofre ?? sonoff dual ??

a controlar como assim?

Este interruptor já é wifi…

desculpem, como vêm não percebo nada disto. :smiley:

Podes utilizar esse neutro (fio azul) para ligares no N do novo interruptor. Devendo o mesmo seguir também para o estore. Ou seja, fazes uma derivação (vulgo T). Devendo um ir ao interruptor e também seguir para o estore.

aqui fica o esquema de exemplo que tá no site de onde comprei:

Atenção que o verde no desenho é uma fase… não confundir com a terra!!!

O normal nos motores é teres o fio verde/ amarelo para terra.
Esse desenho pode induzir em erro!!!

Apesar de na legenda dizer claramente que é uma fase.

Atenção:

@Sousa2005

Como administrador deste fórum, acho que é minha obrigação dizer o seguinte:

Mexer em electricidade não é uma brincadeira nem algo que se deva levar de animo leve! A electricidade mata…

A morte é mesmo o pior que pode acontecer mas convém não esquecer que até um simples curto-circuito pode provocar um incêndio com consequências imprevisíveis e que, a não ser que mores sozinho num sitio isolado, outras pessoas (família incluída) podem sofrer com o teu acto.

Se não sabes instalar isso e tens duvidas, o melhor será pedires a alguém que saiba ou a um profissional devidamente encartado.

Fazes assim… No fio de baixo ligas no interruptor wifi no L-IN… O fio azul no N- IN
depois ligas os outros fios no open e no close
mas realmente o @j_assuncao tem razão… Se não percebes nada de electricidade é melhor chamar alguem que te faça o serviço

Então ainda não apanhou nenhum choque eléctrico @Sousa2005 ? Coloque aqui fotografia do interruptor sff.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade