Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?

No seguimento de surgirem várias pessoas a discutir o comportamento dos novos contadores (ditos inteligentes), abro este tópico de forma a se debater o funcionamento dos mesmos.

Não nos podemos esquecer que o tema deste fórum é o HA, daí que devemos entro do possível ganhar conhecimento que seja possivel de aplicar e desenvolver com o HA.

Eu pessoalmente tenho interesse em criar utility meter para simular o que o meu contador já faz (contagem dos consumos de 15 em 15 minutos) e guardar esses dados numa base de dados de longa duração para depois poder comparar com os dados da E-redes.

Um dia se tiver produção posso eventualmente efetuar o mesmo (como ainda não tenho não consigo comparar com os dados da E-redes).

@Moacir_Ferreira, conforme sugerido e combinado, aqui está o tópico. Por favor aguarda um pouco até que possam transferir os conteúdos para aqui.

Votos de boas discussões e muito desenvolvimento em prol da comunidade e do HA.

Tenho produção fotovoltaica e estou a tentar configurar os o utility_meter para depois os custos baterem certo com os do comercializador. O que tenho de momento é isto:

meters_home_grid_consumption_quarter_hourly:
  source: sensor.home_grid_consumption_total
  cycle: quarter-hourly
meters_home_grid_feed_in_quarter_hourly:
  source: sensor.home_grid_feed_in_total
  cycle: quarter-hourly

Isto está a funcionar bem, na medida em que me dá a exportação/importação da rede em períodos quarto-horários.

Agora pretende calcular o saldo de energia consumida em cada quarto de hora. Ou seja, passado cada quarto de hora deve ser calculado meters_home_grid_consumption_quarter_hourly - sensor.home_grid_feed_in_total | max(0) usando os mais recentes valores e gravado num utility_meter para esse mesmo período. Portanto, neste exemplo aqui o utility_meter para o período das 10:15 deve tomar o valor de 0.05 - 0.12 | max(0), ou seja, serão cobrados 0 kWh.

Existe alguma integração no HA que me permita criar um meter com este comportamento?

Eu tenho o mesmo objetivo… O problema é que o tasmota não é disparado por um cron em hora precisa. Eu queria tirar as medidas (ponta, cheia, vazio) de produção e consumo à cada 15 minutos de cada hora (0, 15, 30, 45). Não me parece trivial fazer isto no tasmota. Acho que aqui só o @nikito7 poderia nos ajudar…

A saída, para mim, seria criar um query contra o InfluxDb em Node Red, que rode à cada 15 minutos, que traga a diferença entre a última leitura e a primeira leitura no período de 15 minutos e depois armazenar esta leitura (diferença) em mariaDB.

Mesmo assim pode não “bater” com a leitura do operador porque ele não expõe a hora/minuto das suas leituras, só a diferença. Não sei como já tens teu sistema, mas no meu, caso a E-redes, até agora, só publica a diferença de consumo/produção diária (um número por dia) e não publica o quanto forneço. Minha primeira fatura de venda deve chegar dentro de dias e, só depois disto, é que vou poder verificar se há algo “anormal”.

Esse tipo de coisas fazem no HA

Pois… Já havíamos falado sobre isto. Eu pus a colheita de dados à cada minuto e depois filtro os 15 minutos que quero. Como o InfluxDB e mesmo o Grafana não permitem grande flexibilidade para os gráficos que queria, uso Node Red com um cronPlus a disparar à cada 15 minutos onde construo o query com a hora de trigger do crnPlus; faço a diferença e guardo em MariaDb. Assim o resto fica mais fácil.

Como sempre, quem tiver ideias melhores partilhe!

Já agora, deixo aqui o query:

SELECT last("value") - first("value") FROM "homeassistant"."autogen"."kWh" WHERE time <= now() AND time >= now() -15m AND "entity_id"='fornecido_cheia'

O valor pode ser negativo?

Se toda a produção for descontada, nem vale apena esse trabalho.

É indiferente se 1 dia, uma semana, etc

Agora se em 15min perdes o que nao consomes, é outra historia

Ou além desse desconto ainda vendem o excedente?

1 Curtiu

O valor não pode ser negativo pois representa o valor numérico do contador que só aumenta, nunca diminui. Eu acho (repara “acho”) que para contabilizar o consumo a pagar o que vale é a diferença entre consumo e produção à cada 15 minutos. Aqui fica uma imensa dúvida que só vou conseguir resolver quando me chegar a fatura da primeira venda. O que dita o Decreto-Lei 162/2019 é:


Isto traria uma vantagem ao consumidor pois, durante estes 15 minutos, estaríamos a vender nosso excesso de energia pelo mesmo preço que a compras e só o excedente é que venderias. Repara que na primeira proposta que tive para comprarem o meu excedente eles pagavam 7 vezes menos por kWh do que o preço que eu paga ao operador. Logo, se eu fornecer energia para mim mesmo que cubra momentos em que consumi do operador, ganho imenso.
A mensagem no site E-redes é a que se segue mas, até agora, não consegui entender como funciona. Daí a imensa curiosidade em saber, exatamente, qual o meu consumo/produção à cada 15 minutos.

1 Curtiu

E já agora, só para ajudar ao grupo entender a confusão, fui ao site da E-redes ver minhas contagens de hoje e pus, lado-a-lado, as contagens do meu contador. São idênticas! Vejam:

Continuo a achar que é um sistema à parte.

Modificar esses valores, levantaria muitas duvidas. Assim podiam meter o que quisessem.

Tal como não se pode mexer nos km do carro.
Esses valores base deviam ser invioláveis…

Falta saber se é o modem que faz essas contas e envia. Ou há polling externo de 15/15min.

1 Curtiu

Mas então operador teria de disponibilizar as contagens, de importação e exportação, à cada 15 minutos e não apenas uma leitura por dia como é aquela que consigo visualizar. Entretanto, a mesma lei que estabelece a obrigação da contagem em períodos de 15 minutos também dá ao operador 4 meses para adaptar seus sistemas para a entrega da informação (veja abaixo o excerto da lei). Minha instalação entrou em produção oficial (venda) em 2021/05/25 pelo que tenho de esperar até 25 de setembro para poder exigir o cumprimento da lei. Por isto é que só depois da primeira fatura de venda (feita à cada 3 meses) é que vou conseguir deduzir o que é feito. Para isto a informação à cada 15 minutos é fundamental para fechar os valores que pago com aqueles que vendo de excedentes.

Relativamente a questão do modem, eu até tenho o número dele. O problema é que não atinges o mesmo, pelo que deduzo é uma VPN do operador. Por outro lado, não estou a ver eles dispararem milhões de ligações à cada 15 minutos, pelo que deve haver alguma solução mais escalável que desconhecemos.

@nikito7, o barramento RS485 do contador está exposto pelo modem, onde ligo o tasmota. Há como utilizarmos o tasmota para ser passivo e sniffar a comunicação entre o modem e o contador?

Se não houver percas de excedente. Basta medir no início e no fim da produção.

O acerto do net metering é feito offline pela E-Redes pois o contador envia os valores de produção além dos valores do contador. Eles só têm de garantir que os valores enviados para o comercializador são feitos dessa forma (consumo quarto-horário menos injecção quarto-horária) uma vez por mês.

Se os valores no site da E-Redes batem certo com o contador das duas uma: ou não reflete o saldo quarto horário ou não há injecção (pode ser o caso para quem tem “injecção zero”).

Eu não tenho acesso fácil ao contador neste momento mas no meu caso os consumos na página da E-Redes são bastante inferiores aos que estou a medir com o Wibeee e recentemente apareceu-me este texto no fim da página das leituras, pelo que acredito que já estão a aplicar o saldo quarto-horário “online”. Isto depois de umas quantas reclamações.

Pelo que vejo noutros fóruns, nem sempre isto funciona bem para todos.

Pois é… Eu tenho certeza de que exporto muita energia (cerca de 3 vezes o meu consumo médio). Aliás, podes ver isto nos totalizadores do meu contador na figura que enviei. Agora, se o meu consumo publicado pela E-redes está exatamente igual àquele que eu recolho, deduzo que a informação do site não está a contemplar o ajuste obrigatório à cada 15 minutos, porque deveria haver alguma diferença entre a leitura do contador e do saldo real a contabilizar. No meu caso, isto se daria sempre no horário “vazio” onde nem sempre a bateria consegue sustentar a casa no período noturno.

Acho que medir apenas a corrente engana a tua medida. Para medir com precisão tens de ter uma amostragem da tensão para determinares o fator de potência que pode variar imenso quando estás a produzir.

Olá.
Eu penso que este assunto (sendo muito importante e estando na ordem do dia) devia estar num tópico dedicado, senão, de outra forma vai ser muito confuso chegar a alguma conclusão.

Sugiro que algum moderador pondere mover este assunto para se continuar com esta discussão tão importante e enriquecedora de forma mais consistente. Eu pessoalmente gostava de contribuir com o assunto (apesar de ainda não ter produção solar).

1 Curtiu

Perfeito João! Acho que poderíamos parar a discussão tal como está aqui e abrir um outro tópico. O que sugeres? Sugiro: Como interpretar corretamente as leituras do meu contador?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade