Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?

No seguimento de surgirem várias pessoas a discutir o comportamento dos novos contadores (ditos inteligentes), abro este tópico de forma a se debater o funcionamento dos mesmos.

Não nos podemos esquecer que o tema deste fórum é o HA, daí que devemos entro do possível ganhar conhecimento que seja possivel de aplicar e desenvolver com o HA.

Eu pessoalmente tenho interesse em criar utility meter para simular o que o meu contador já faz (contagem dos consumos de 15 em 15 minutos) e guardar esses dados numa base de dados de longa duração para depois poder comparar com os dados da E-redes.

Um dia se tiver produção posso eventualmente efetuar o mesmo (como ainda não tenho não consigo comparar com os dados da E-redes).

@Moacir_Ferreira, conforme sugerido e combinado, aqui está o tópico. Por favor aguarda um pouco até que possam transferir os conteúdos para aqui.

Votos de boas discussões e muito desenvolvimento em prol da comunidade e do HA.

Tenho produção fotovoltaica e estou a tentar configurar os o utility_meter para depois os custos baterem certo com os do comercializador. O que tenho de momento é isto:

meters_home_grid_consumption_quarter_hourly:
  source: sensor.home_grid_consumption_total
  cycle: quarter-hourly
meters_home_grid_feed_in_quarter_hourly:
  source: sensor.home_grid_feed_in_total
  cycle: quarter-hourly

Isto está a funcionar bem, na medida em que me dá a exportação/importação da rede em períodos quarto-horários.

Agora pretende calcular o saldo de energia consumida em cada quarto de hora. Ou seja, passado cada quarto de hora deve ser calculado meters_home_grid_consumption_quarter_hourly - sensor.home_grid_feed_in_total | max(0) usando os mais recentes valores e gravado num utility_meter para esse mesmo período. Portanto, neste exemplo aqui o utility_meter para o período das 10:15 deve tomar o valor de 0.05 - 0.12 | max(0), ou seja, serão cobrados 0 kWh.

Existe alguma integração no HA que me permita criar um meter com este comportamento?

Eu tenho o mesmo objetivo… O problema é que o tasmota não é disparado por um cron em hora precisa. Eu queria tirar as medidas (ponta, cheia, vazio) de produção e consumo à cada 15 minutos de cada hora (0, 15, 30, 45). Não me parece trivial fazer isto no tasmota. Acho que aqui só o @nikito7 poderia nos ajudar…

A saída, para mim, seria criar um query contra o InfluxDb em Node Red, que rode à cada 15 minutos, que traga a diferença entre a última leitura e a primeira leitura no período de 15 minutos e depois armazenar esta leitura (diferença) em mariaDB.

Mesmo assim pode não “bater” com a leitura do operador porque ele não expõe a hora/minuto das suas leituras, só a diferença. Não sei como já tens teu sistema, mas no meu, caso a E-redes, até agora, só publica a diferença de consumo/produção diária (um número por dia) e não publica o quanto forneço. Minha primeira fatura de venda deve chegar dentro de dias e, só depois disto, é que vou poder verificar se há algo “anormal”.

Esse tipo de coisas fazem no HA

Pois… Já havíamos falado sobre isto. Eu pus a colheita de dados à cada minuto e depois filtro os 15 minutos que quero. Como o InfluxDB e mesmo o Grafana não permitem grande flexibilidade para os gráficos que queria, uso Node Red com um cronPlus a disparar à cada 15 minutos onde construo o query com a hora de trigger do crnPlus; faço a diferença e guardo em MariaDb. Assim o resto fica mais fácil.

Como sempre, quem tiver ideias melhores partilhe!

Já agora, deixo aqui o query:

SELECT last("value") - first("value") FROM "homeassistant"."autogen"."kWh" WHERE time <= now() AND time >= now() -15m AND "entity_id"='fornecido_cheia'

O valor pode ser negativo?

Se toda a produção for descontada, nem vale apena esse trabalho.

É indiferente se 1 dia, uma semana, etc

Agora se em 15min perdes o que nao consomes, é outra historia

Ou além desse desconto ainda vendem o excedente?

O valor não pode ser negativo pois representa o valor numérico do contador que só aumenta, nunca diminui. Eu acho (repara “acho”) que para contabilizar o consumo a pagar o que vale é a diferença entre consumo e produção à cada 15 minutos. Aqui fica uma imensa dúvida que só vou conseguir resolver quando me chegar a fatura da primeira venda. O que dita o Decreto-Lei 162/2019 é:

Isto traria uma vantagem ao consumidor pois, durante estes 15 minutos, estaríamos a vender nosso excesso de energia pelo mesmo preço que a compras e só o excedente é que venderias. Repara que na primeira proposta que tive para comprarem o meu excedente eles pagavam 7 vezes menos por kWh do que o preço que eu paga ao operador. Logo, se eu fornecer energia para mim mesmo que cubra momentos em que consumi do operador, ganho imenso.
A mensagem no site E-redes é a que se segue mas, até agora, não consegui entender como funciona. Daí a imensa curiosidade em saber, exatamente, qual o meu consumo/produção à cada 15 minutos.
image

E já agora, só para ajudar ao grupo entender a confusão, fui ao site da E-redes ver minhas contagens de hoje e pus, lado-a-lado, as contagens do meu contador. São idênticas! Vejam:

Continuo a achar que é um sistema à parte.

Modificar esses valores, levantaria muitas duvidas. Assim podiam meter o que quisessem.

Tal como não se pode mexer nos km do carro.
Esses valores base deviam ser invioláveis…

Falta saber se é o modem que faz essas contas e envia. Ou há polling externo de 15/15min.

Mas então operador teria de disponibilizar as contagens, de importação e exportação, à cada 15 minutos e não apenas uma leitura por dia como é aquela que consigo visualizar. Entretanto, a mesma lei que estabelece a obrigação da contagem em períodos de 15 minutos também dá ao operador 4 meses para adaptar seus sistemas para a entrega da informação (veja abaixo o excerto da lei). Minha instalação entrou em produção oficial (venda) em 2021/05/25 pelo que tenho de esperar até 25 de setembro para poder exigir o cumprimento da lei. Por isto é que só depois da primeira fatura de venda (feita à cada 3 meses) é que vou conseguir deduzir o que é feito. Para isto a informação à cada 15 minutos é fundamental para fechar os valores que pago com aqueles que vendo de excedentes.

Relativamente a questão do modem, eu até tenho o número dele. O problema é que não atinges o mesmo, pelo que deduzo é uma VPN do operador. Por outro lado, não estou a ver eles dispararem milhões de ligações à cada 15 minutos, pelo que deve haver alguma solução mais escalável que desconhecemos.

@nikito7, o barramento RS485 do contador está exposto pelo modem, onde ligo o tasmota. Há como utilizarmos o tasmota para ser passivo e sniffar a comunicação entre o modem e o contador?

Se não houver percas de excedente. Basta medir no início e no fim da produção.

O acerto do net metering é feito offline pela E-Redes pois o contador envia os valores de produção além dos valores do contador. Eles só têm de garantir que os valores enviados para o comercializador são feitos dessa forma (consumo quarto-horário menos injecção quarto-horária) uma vez por mês.

Se os valores no site da E-Redes batem certo com o contador das duas uma: ou não reflete o saldo quarto horário ou não há injecção (pode ser o caso para quem tem “injecção zero”).

Eu não tenho acesso fácil ao contador neste momento mas no meu caso os consumos na página da E-Redes são bastante inferiores aos que estou a medir com o Wibeee e recentemente apareceu-me este texto no fim da página das leituras, pelo que acredito que já estão a aplicar o saldo quarto-horário “online”. Isto depois de umas quantas reclamações.

E-REDES Online - Área Reservada 2021-08-30 18-07-44

Pelo que vejo noutros fóruns, nem sempre isto funciona bem para todos.

Pois é… Eu tenho certeza de que exporto muita energia (cerca de 3 vezes o meu consumo médio). Aliás, podes ver isto nos totalizadores do meu contador na figura que enviei. Agora, se o meu consumo publicado pela E-redes está exatamente igual àquele que eu recolho, deduzo que a informação do site não está a contemplar o ajuste obrigatório à cada 15 minutos, porque deveria haver alguma diferença entre a leitura do contador e do saldo real a contabilizar. No meu caso, isto se daria sempre no horário “vazio” onde nem sempre a bateria consegue sustentar a casa no período noturno.

Acho que medir apenas a corrente engana a tua medida. Para medir com precisão tens de ter uma amostragem da tensão para determinares o fator de potência que pode variar imenso quando estás a produzir.

Olá.
Eu penso que este assunto (sendo muito importante e estando na ordem do dia) devia estar num tópico dedicado, senão, de outra forma vai ser muito confuso chegar a alguma conclusão.

Sugiro que algum moderador pondere mover este assunto para se continuar com esta discussão tão importante e enriquecedora de forma mais consistente. Eu pessoalmente gostava de contribuir com o assunto (apesar de ainda não ter produção solar).

Perfeito João! Acho que poderíamos parar a discussão tal como está aqui e abrir um outro tópico. O que sugeres? Sugiro: Como interpretar corretamente as leituras do meu contador?