Tens q usar os sensores de cada tarifa e não o total…
Em relação ao custo é normal pois é apenas a componente fixa que actualiza apenas no inicio do dia.
A factura = fixo + tarifas (podes usar um template para somar)
Tens q usar os sensores de cada tarifa e não o total…
Em relação ao custo é normal pois é apenas a componente fixa que actualiza apenas no inicio do dia.
A factura = fixo + tarifas (podes usar um template para somar)
Então, nesse caso, a minha previsão de fatura será:
“EDP - 4.6 kVA - Bi-Horária Ciclo Semanal cost” + “sensor.sensor_monthly_energy_fora_de_vazio_cost” + “sensor.sensor_monthly_energy_vazio_cost” ?
A componente fixa tem em conta todos os custos fixos ou apenas a potência contratada?
É isso, parte fixa tem em conta tudo inclusive os descontos do IVA
Já o fiz, mas na configuração do menu da Energia, essa entidade criada não me aparece.
Ainda experimentei mudar o nome para “sensor.fatura_energia_cost”, mas, mesmo assim, não me aparece na lista de seleção.
o menu Energy só consome valores parciais… (custo de cada tarifa)
Numa proxima versão teremos a hipótese de configurar a parte fixa
19 posts were merged into an existing topic: Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?
Sim, parece bem, mas temos que ter atenção que o objetivo será sempre usar (e abusar) do HA para validar simular e testar as leituras obtidas. Não podemos cair na tentação de ignorar o HA, uma vez que o core desta comunidade é o HA.
Eu por exemplo tenho interesse em simular e criar um utility meter para calcular os dados de 15 em 15 minutos e depois (não sei bem como) guardar esses dados para comparar com o da E-Redes.
Conheço pouco a estrutura/afinidades de tópicos no fórum. Podes abrir o tópico? Depois eu entro lá e bombardeio com os problemas que enfrento e as soluções que pude encontrar até agora.
Podem abrir o tópico dentro da categoria Informações.
É um tópico de discussão extremamente interessante, e actual, e que deve ser discutido por todos.
A categoria informações não me permite abrir o tópico. Caso sejam vocês a abrir o mesmo, sugiro o seguinte tópico: Como interpretar leituras de consumo e produção de energia com o HA?
Acho que assim fica claro que só interessa a quem também produz mas que o objetivo é utilizarmos o HA para o efeito.
Viva, fiz a configuração de acordo com o tutorial e o código que inseri foi o seguinte:
# utility_meter
daily_energy:
source: sensor.consumo_de_electricidade_channel_1_energy
cycle: daily
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio
monthly_energy:
cycle: monthly
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio
offset:
days: 8
# sensor
- platform: integration
name: "Energia Rede"
unit_prefix: k
round: 2
# template
- platform: template
sensors:
fatura_energia:
friendly_name: "Fatura Energia bi-horário"
value_template: >-
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.14161 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.14161 + now().day * 0.422576 + 0.26 ) * 1.23 ) | round(2) }}
unit_of_measurement: "€"
fatura_energia_simples:
friendly_name: "Fatura Energia simples"
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.14161 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1544 + now().day * 0.422576 + 0.26 ) * 1.23 ) | round(2) }}
Depois da instalação e configuração da integração ERSE, tenho os sensores criados, quer pelo dispositivo, pelo HA ou pelo ERSE são os seguintes:
Parece-me estar tudo bem (só esperando pelo final do mês para confrontar cálculos), com excepção do custo criado pelo ERSE.
Onde poderei estar a falhar?
Obrigado desde já!
Boa tarde a todos
Tenho o modulo integrado ERSE no meu HA
Esperei um mês e o valor do sensor não fez reset , alguém me pode ajudar
Muito obrigado
Boa Noite:
Há menos de duas semanas entrei neste mundo do IoT com a compra de um Shelly EM para analisar consumos de energia e validar se faz sentido o auto-consumo.
Entretanto já o tenho a trabalhar e depois descobri esta “coisa” maravilhosa chamada Home Assistant e tenho-o a correr num PI 4 2Gb. A versão é o Core.
Dito isto, e com a preciosa ajuda deste forum já instalei o HACS e em seguida o ERSE e já tenho os Utility Diários, Semanais, Mensais e Anuais em Bi-Horário na EDP. Estou ainda a descobrir se fazem reset, etc.
Estes utility é sobre a casa toda.
No entanto tenho já algumas questões que passo a indicar:
Obrigado desde já pelo apoio, pois estou a começar a desbravar este mundo
CGR
boas estou com valores rediculos no “monthly_energy Fora de Vazio” tenho a seguinte configuração:
# utility_meter
utility_meter:
daily_energy:
source: sensor.energia_rede
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio
monthly_energy:
source: sensor.energia_rede
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio
# sensor
sensor:
- platform: integration
name: "Energia Rede"
source: sensor.shelly_shem_c45bbaaaaa9ad_1_current_consumption
unit_prefix: k
round: 2
# template
- platform: template
sensors:
fatura_energia:
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.14161 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.14161 + now().day * 0.385 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
fatura_energia_simples:
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.141 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.141 + now().day * 0.385 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
usei o utility_meter.calibrate e já ficou correto… Obrigado na mesma…
podes colocar aqui o código final ?
ainda está disponivel no HA integrations? Não encontro.
podes encontrar a integração ERSE no HACS
boa! consegui encontrar! Inicialmente pensava que seria no config → integrations.
Já está, avançar com as próximas configurações.
Seria interessante trabalhar uns gráficos com o Grafana.
@dgomes
Desculpa estar a chatear novamente, mas não embora tenha conseguida instalar o ERSE através do HACS, não o consigo encontrar em Config → integrations por forma a acabar as configurações.
Acredito que o código abaixo esteja correto, tanto que consigo ver todos os sensores ocnfigurados e recolher a informação expectável.
configuration.yaml
##### Shelly EM Energy Daily / Monthly
utility_meter:
daily_energy:
source: sensor.shelly_em_01_geral_sotao_energy
tariffs:
# - peak
# - offpeak
# - partialpeak
- Fora de Vazio
- Vazio
monthly_energy:
source: sensor.shelly_em_01_geral_sotao_energy
tariffs:
# - peak
# - offpeak
# - partialpeak
- Fora de Vazio
- Vazio
energy:
source: sensor.energy_in_kwh
sersor.yaml
platform: template
sensors:
daily_energy:
friendly_name: "Consumo Diario"
unit_of_measurement: kWh
value_template: "{{ states('sensor.daily_energy_fora_de_vazio')|float + states('sensor.daily_energy_vazio')|float }}"
monthly_energy:
friendly_name: "Consumo Mensal"
unit_of_measurement: kWh
value_template: "{{ states('sensor.monthly_energy_fora_de_vazio')|float + states('sensor.monthly_energy_vazio')|float }}"
fatura_energia:
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.1023 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1924 + now().day * 0.4948 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
fatura_energia_simples:
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.1580 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1580 + now().day * 0.4948 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
O que me estará a escapar?
Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt