ERSE - Contabilizar os custos com Energia Elétrica (Versão Janeiro 2021)

Tens q usar os sensores de cada tarifa e não o total…

Em relação ao custo é normal pois é apenas a componente fixa que actualiza apenas no inicio do dia.

A factura = fixo + tarifas (podes usar um template para somar)

Então, nesse caso, a minha previsão de fatura será:

“EDP - 4.6 kVA - Bi-Horária Ciclo Semanal cost” + “sensor.sensor_monthly_energy_fora_de_vazio_cost” + “sensor.sensor_monthly_energy_vazio_cost” ?

A componente fixa tem em conta todos os custos fixos ou apenas a potência contratada?

É isso, parte fixa tem em conta tudo inclusive os descontos do IVA

2 Curtiram

Já o fiz, mas na configuração do menu da Energia, essa entidade criada não me aparece.

Ainda experimentei mudar o nome para “sensor.fatura_energia_cost”, mas, mesmo assim, não me aparece na lista de seleção.

o menu Energy só consome valores parciais… (custo de cada tarifa)

Numa proxima versão teremos a hipótese de configurar a parte fixa

1 Curtiu

19 posts were merged into an existing topic: Como interpretar corretamente as leituras do meu contador com o HA?

Sim, parece bem, mas temos que ter atenção que o objetivo será sempre usar (e abusar) do HA para validar simular e testar as leituras obtidas. Não podemos cair na tentação de ignorar o HA, uma vez que o core desta comunidade é o HA. :wink:
Eu por exemplo tenho interesse em simular e criar um utility meter para calcular os dados de 15 em 15 minutos e depois (não sei bem como) guardar esses dados para comparar com o da E-Redes.

Conheço pouco a estrutura/afinidades de tópicos no fórum. Podes abrir o tópico? Depois eu entro lá e bombardeio com os problemas que enfrento e as soluções que pude encontrar até agora.

@lopitos @Moacir_Ferreira

Podem abrir o tópico dentro da categoria Informações.

É um tópico de discussão extremamente interessante, e actual, e que deve ser discutido por todos.

A categoria informações não me permite abrir o tópico. Caso sejam vocês a abrir o mesmo, sugiro o seguinte tópico: Como interpretar leituras de consumo e produção de energia com o HA?

Acho que assim fica claro que só interessa a quem também produz mas que o objetivo é utilizarmos o HA para o efeito.

Viva, fiz a configuração de acordo com o tutorial e o código que inseri foi o seguinte:

# utility_meter

  daily_energy:
    source: sensor.consumo_de_electricidade_channel_1_energy
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
      
  monthly_energy:
    source: sensor.consumo_de_electricidade_channel_1_energy
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
    offset:
      days: 8

# sensor

  - platform: integration
    name: "Energia Rede"
    source: sensor.consumo_de_electricidade_channel_1_energy
    unit_prefix: k
    round: 2

# template
    
  - platform: template
    sensors:
      fatura_energia:
        friendly_name: "Fatura Energia bi-horário"
        value_template: >-
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.14161  + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.14161 + now().day * 0.422576 + 0.26 ) * 1.23 ) | round(2) }}
        unit_of_measurement: "€"
      fatura_energia_simples:
        friendly_name: "Fatura Energia simples"
        value_template: >-
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.14161  + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1544 + now().day * 0.422576 + 0.26 ) * 1.23 ) | round(2) }}
        unit_of_measurement: "€" 



Depois da instalação e configuração da integração ERSE, tenho os sensores criados, quer pelo dispositivo, pelo HA ou pelo ERSE são os seguintes:

Parece-me estar tudo bem (só esperando pelo final do mês para confrontar cálculos), com excepção do custo criado pelo ERSE.

Onde poderei estar a falhar?

Obrigado desde já!

Boa tarde a todos

Tenho o modulo integrado ERSE no meu HA

Esperei um mês e o valor do sensor não fez reset , alguém me pode ajudar Capture

Muito obrigado

Boa Noite:

Há menos de duas semanas entrei neste mundo do IoT com a compra de um Shelly EM para analisar consumos de energia e validar se faz sentido o auto-consumo.

Entretanto já o tenho a trabalhar e depois descobri esta “coisa” maravilhosa chamada Home Assistant e tenho-o a correr num PI 4 2Gb. A versão é o Core.

Dito isto, e com a preciosa ajuda deste forum já instalei o HACS e em seguida o ERSE e já tenho os Utility Diários, Semanais, Mensais e Anuais em Bi-Horário na EDP. Estou ainda a descobrir se fazem reset, etc.
Estes utility é sobre a casa toda.

No entanto tenho já algumas questões que passo a indicar:

  • Tenho este componente, “EDP - 6.9 kVA - Bi-Horária Ciclo Semanal cost” mas ela continua sempre desconhecido. Isto é o quê? Da leitura desta thread fico com a ideia que soma o fixo? Como nada tem…
  • Este sensor foi adicionado (se bem entendo) pela EDP/ERSE: “Casa Total Energy cost” E ele dá-me o valor da energia consumida em Euros . No entanto, o valor dele é sempre superior ao valor que tenho aplicando os templates aqui desta thread com a energia vazio e cheio. Tenho uma diferença de 2 Euros. Ou seja, que contas faz ele? Aparenta estar a usar o sensor do utility_meter (que é do Shelly 3M já a energia consumida) e será que aplica um valor de cheio/vazio ao total?
  • Por fim estou a usar um gráfico de Histórico (history-graph) da potencia consumida e tem imensos picos. Do que li por aqui por vezes alguns aparelhos provocam isso e dizem para usar o Left no utility_meter. Nas neste tipo de gráfico não é possível ou é…ou crio um utility_meter e faço com o Left?

Obrigado desde já pelo apoio, pois estou a começar a desbravar este mundo

CGR

boas estou com valores rediculos no “monthly_energy Fora de Vazio” tenho a seguinte configuração:

# utility_meter
utility_meter:
  daily_energy:
    source: sensor.energia_rede
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
      
  monthly_energy:
    source: sensor.energia_rede
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio

# sensor
sensor:
  - platform: integration
    name: "Energia Rede"
    source: sensor.shelly_shem_c45bbaaaaa9ad_1_current_consumption
    unit_prefix: k
    round: 2

# template
  - platform: template
    sensors:
      fatura_energia:
        friendly_name: "Fatura Energia bi-horário"
        value_template: >-
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.14161  + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.14161 + now().day * 0.385 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
        unit_of_measurement: "€"
      fatura_energia_simples:
        friendly_name: "Fatura Energia simples"
        value_template: >-
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.141  + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.141 + now().day * 0.385 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
        unit_of_measurement: "€" 

image

usei o utility_meter.calibrate e já ficou correto… Obrigado na mesma…

podes colocar aqui o código final ?

ainda está disponivel no HA integrations? Não encontro.

podes encontrar a integração ERSE no HACS

boa! consegui encontrar! Inicialmente pensava que seria no config → integrations.
Já está, avançar com as próximas configurações.

Seria interessante trabalhar uns gráficos com o Grafana.

@dgomes
Desculpa estar a chatear novamente, mas não embora tenha conseguida instalar o ERSE através do HACS, não o consigo encontrar em Config → integrations por forma a acabar as configurações.

Acredito que o código abaixo esteja correto, tanto que consigo ver todos os sensores ocnfigurados e recolher a informação expectável.

configuration.yaml

##### Shelly EM Energy Daily / Monthly
utility_meter:
  daily_energy:
    source: sensor.shelly_em_01_geral_sotao_energy
    cycle: daily
    tariffs:
#      - peak
#      - offpeak
#      - partialpeak
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy:
    source: sensor.shelly_em_01_geral_sotao_energy
    cycle: monthly
    tariffs:
#      - peak
#      - offpeak
#      - partialpeak
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  energy:
    source: sensor.energy_in_kwh
    cycle: monthly

sersor.yaml

platform: template
sensors:
  daily_energy:
    friendly_name: "Consumo Diario"
    unit_of_measurement: kWh
    value_template: "{{ states('sensor.daily_energy_fora_de_vazio')|float + states('sensor.daily_energy_vazio')|float }}"
  monthly_energy:
    friendly_name: "Consumo Mensal"
    unit_of_measurement: kWh
    value_template: "{{ states('sensor.monthly_energy_fora_de_vazio')|float + states('sensor.monthly_energy_vazio')|float }}"

  fatura_energia:
    friendly_name: "Fatura Energia bi-horário"
    value_template: >-
      {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.1023  + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1924 + now().day * 0.4948 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
    unit_of_measurement: "€"
  fatura_energia_simples:
    friendly_name: "Fatura Energia simples"
    value_template: >-
      {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.1580  + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1580 + now().day * 0.4948 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
    unit_of_measurement: "€"

O que me estará a escapar?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade