Como instalar e configurar um Medidor de Energia SDM120

voces estao a conseguir aceder via browser? algo se esta a passar e nem sei se é do pc ou do codigo, deixei de ter acesso via browser

Referes-te a aceder à interface web do ESP? Continuas a ter leituras no HA?

funciona tudo bem, as leituras continuam a semanas e semanas, e o ping responde, acesso via web e ota para flashar e que nao

Experimenta desligar e tornar a ligar o ESP.

já fiz isso, e ja flashei outro e tenho o mesmo problema, deve ser mais problema do router da meo…

É possível que possa ser do router mas se for assi não me parece que haja muito que possa ser feito.

Boas, ainda sou muito novo nisto do home assistant e então comprei o material todo e segui o tutorial do primeiro post, mas após ter feito as ligações não estava a obter dados do sdm.

O sdm foi instalado no quadro electrico, coloquei o verde para o A e o azul para o B.

Depois no MAX485 fiz as ligações como está na imagem (faltando as ligações para o sdm, mas essas coloquei o B no B e A no A :smile:)

E no Wemos

Mas depois sempre que acedo ao remote debug os valores aparecem todos a 0.00.

E além disso as librarias do sdm foram atualizadas e então estou a utilizar a libraria antiga.

Conseguem-me ajudar?

Obrigado

Para despistar eventuais problemas, experimenta trocar o A com o B e vê se funciona.

Tentei agora e sem sucesso, infelizmente.

O MAX485 aparece sempre a luz vermelha?

Carlos, Tive o mesmo problema embora com outro contador.
Por vezes com o MAX 485 não funcionava.
resolvi trocando o max485 por um conversor TTL to RS485 igual a este:
ttl%20to%20485

Eu por acaso consegui com o MAX485 estive a ler melhor como funcionava o sdm e as ligações que estão na primeira página para este modulo estão erradas, por isso é que não funcionava.

Entretanto consegui colocar tudo a funcionar.

@Carlos_Soares o que está mal ? Podes dizer para se corrigir.

Basicamente a interface do SDM para A e B não é na zona de baixo mas sim de cima como está na segunda imagem.
O primeiro connector é o Ground(que não é necessário conectar ao SDM) o Segundo acho que é o B e depois o A, mas posso confirmar ao certo quando chegar a casa as minhas ligações.

E depois segui estas instruções:

Mas talvez as ligações que está na imagem do D1 mini -> MAX485 funcionem, mas não testei.

oi para todos, eu tenho executado o seu projeto, e eu tenho que dizer que tudo funciona bem, eu integrei os resultados no openHab, através do MQTT.
Eu uso um wemos D1 mini pro, o módulo RS485TLL e o modbus120.
O único problema encontrado até agora são as reinicializações contínuas dos wemos devido à redefinição do wdt. É um problema com meu hardware ou um erro no código?
qualquer ajuda?
obrigado
David

NOTA: Traduzido via google translator sem rectificação.

Olá @DavideCenc

Este forum é dedicado ao homeassistant. De qualquer maneira como a questão é relacionada com o D1 mini deixamos ficar desde que se mantenha assim.

1 Curtiu

Amigos aumentem o delay da comunicação no proprio sdm que resolve, se estiver sempre a comunicar a mim dava tilt ao fim de 1 dia

2 Curtiram

O A e o B não me parece que sejam aí!!!

Tenho um problema.
Os valores estão todos a zero na página criada pelo wemos e não transmite para o MQTT.
Alguém já passou por isto?

No códido que fazemos upload para o wemos, na linha (SDM<2400, 12, 13, 4>); troquei o 12 pelo 13…
Isto há coisas… Já está a funcionar.

Isso que fizeste foi o mesmo que trocar o RX com o TX… e tinha sido mais fácil. Quando disseste que não tinhas valores na página nem me lembrei disso.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade