Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Actualiza pelo menos para o 5.14 porque o 5.13 tinha problemas de sinal…

1 Curtiu

O meu muito obrigado a todos os intervenientes… especialmente ao @RodolfoVieira por toda a sua disponibilidade.
Já tenho o meu a bombar :wink:
ww

E isso está a medir o quê? 13 amperes é um consumo alto…

Está a medir a casa toda mais o anexo.
Está no disjuntor principal… já tive picos de 17 e acho que até mais.

Olá bom dia, sou novo por aqui no forum, mas identifico-me com algumas questões aqui colocadas.
Sou mais da área de programação e um pouco leigo em questões de fios principalmente com corrente alterna.
Tenho o pzem a trabalhar com mqtt, tudo bem,
A minha questão era ligar ao guadro no geral, deixo aqui uma foto

Na foto o vermelho é o geral, depois tenho a seguir um disjuntor do rés do chão e garagem.
Como me aconselhariam a fazer a ligação ao PZEM?
Obrigado pelo vosso tempo.

@maos neste Tópico tens um esquema de ligação para veres como o podes ligar.
:warning: Atenção faz as ligações com o quadro desligado.

Deixo aqui uma ligação teste que fiz

Sim parece -me bem,nao consegui ver bem os fios onde vais ligar ao quadro, mas tera que ser na saida do teu geral.

Sim é uma saída do geral (Vermelho) com duas réguas, onde estão os neutro e fases, a saída do geral um fio bastante grosso o neutro e outra régua as fases que está basicamente por trás.
Depois sai, fase e neutro da régua para os disjuntares que estão por cima, que não se vê na foto.
Também sai para os disjuntares do geral rés do chão e disjuntor da garagem que estão ao lado direito.
Portanto se se eu ligar à régua da fase e à régua do neutro com um fio de 2,5 ou 3 ao PZEM não terei problema.
É que já apanhei alguns sustos e estou meio traumatizado, é claro que vou fazer com tudo desligado.
Obrigado pelo tempo.

@maos um choquezinho 230v é uma experiencia fixe :wink: mas que não gosto muito de repetir eheheh
Depois conta nos o resultado…

O melhor para medir não seria colocar o anel ou bobine no preto (Fase) como está no desenho do Rodolfo?
O Neutro (azul) é suposto ser o retorno embora em tensão alternativa (AC) não se note grande diferença excepto se houver algum problema na instalação.

Olá, tentei hoje da forma como coloquei na imagem, mesmo trocando o anel.
Tinha a funcionar com uma lampada, agora transferindo para a situação no quadro geral o único resultado que obtenho é a voltagem.:
“{“tensao”:232.00,“corrente”:0.00,“potencia”:0.00,“sensorname”:PZMGERAL,“consumo”:14.00}”
Parece que não está a fazer o circuito…
Hoje já não vou conseguir prosseguir com os testes, só para a semana.
Continuarei a dar o feedback
Uma boas festas para o grupo para vocês e para os vossos.

1 Curtiu

Obrigado @maos, um feliz Natal para ti e para a tua familia!

Olá mais uma vez, de volta, bem estou a afinar o bicharoco ainda, mas deixo aqui o estado do interface :slight_smile:

Vi em imagens acima do Luis Belo um power factor . Para que serve ? Posso o calcular?

1 Curtiu

Nice interface. Como fizeste esses gráficos e a lista dos meses?

esses gráficos sao feitos usando node-red dashboard

Utilizando o pzem e o sonoff, tambem consigo obter os dados relativos ás tarifas de ponta cheias e vazio? Para depois conseguir calcular em tempo real o consumo energetico em euros?
Obrigado

@gnggaspar
Sim, qualquer coisa que meça energia e integre com o HA pode ser usada.

Para completar mais um pouco do que o @j_assuncao disse, poderás depois usar:

Excelente amigos, vou avançar entao para a compra do pzem e do Conversor cp2102 ttl paea flashar o sonoff com tasmota…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade