Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Por enquanto está desligado. A minha ideia era perceber primeiro como funcionava o NodeMCU e só depois liga-lo ao PZEM04.
Estava a tentar comunicar entre o PC e o Nodemcu com cabo usb ligado. A minha duvida é saber se está avariado ou se tem que ter já em simultâneo a alimentação como terá na instalação final do projecto.
Pelo que leio nesta pagina, pode ser necessario. http://henrysbench.capnfatz.com/henrys-bench/arduino-projects-tips-and-more/powering-the-esp-12e-nodemcu-development-board/

Certo?

O NodeMCU só precisa da alimentação que vem no cabo USB que está ligado ao computador.

Confirma se te estás a ligar pela porta COM correcta e à velocidade correcta.

A porta COM tenho a certeza. Fiz testes apagando os drivers e voltando a colocar para mudar de porta também trocando de porta USB do PC para mudar a porta. A minha duvida era a referencia da carta e velocidade. Por defeito é instalada com 9600. Está assim no meu Pc quando a ligo.

Mas como é que te estás a ligar ao NodeMCU??

Utiliza o icone “serial monitor” do Arduino IDE (o icone que fica mais à direita na barra de tarefas - parece uma pequena lupa), selecciona a porta 25, escolhe 9600 na velocidade, carrega no botão de reset do nodeMCU e espera um pouco. Se não funcionar faz tudo de novomas escolhe 115200 na velocidade.

Podes também usar o Putty para te ligares ao NodeMCU.

Humm. Com este metodo consegui perceber a que velocidade o Nodemcu responde.

Parece-me haver algum problema.
Só tenho resposta a velocidade 78880 bps !
A resposta é esta ao carregar no botão reset.

ets Jan  8 2013,rst cause:2, boot mode:(7,7)

waiting for host

Boas, não consigo publicar os valores do pzem no HA, quando coloco só o sensor de temperatura funciona tudo ok, quando programo o TX e RX do Pzem deixa de enviar os dados de MQT só publica os dados RSL.
Tenho a versão 5.12.0i do Tasmota sabem se funciona com esta versão?

Funciona como configuraste o tasmota? escolheste o pzem rx e o pzem tx?

Quando tenho só o sensor de temperatura programado funciona tudo normal ou seja envia os dados para o HA, quando programo o pzem tx e pzem rx vejo na consola que deixa de enviar os dados mqt. na pagina web os valorem aparecem normalmente.

@hmplima tens a tua configuração assim?

https://forum.cpha.pt/uploads/default/original/1X/4d31f592601bc23bfb5d0b27ca829d241cf6f91e.jpg

Isso é estranho. Tas a usar que ESP? Nodemcu? Wemos? Basic?

Estou a utilizar o Nodemcu, já utilizei essa configuração agora estou a utilizar:
Gpio1 pzem tx
Gpio2 pzem rx
Gpio2 AM2301

Tens de desactivar o SerialLog para usar o gpio1…
Escreve na consola SerialLog 0
Ou usa outros pinos que não o 1 ou 3…

Já tenho o seriallog desactivado, inicialmente usei a mesma configuração deste tutorial e o mesmo material como não consegui tentei usar outros pinos.
Se configurar so o sensor de temperatura ele envia os dados, mal configuro o pzem deixa de enviar.

Quais são os pinos que usas?
Acima escreveste gpio2 duas vezes…
E se desactivares o sensor? Envia os dados do pzem?
Tenta actualizar o tasmota…

Estou a usar:
Gpio1 pzem tx
Gpio3 pzem rx
Gpio4 AM2301

Com o pzem programado só dá esta mensagem na consola do tasmota:

21:55:02 RSL: tele/nodemcu/SENSOR = {“Time”:“2018-07-19T21:55:02”,“ENERGY”:{“Total”:11.707,“Yesterday”:0.484,“Today”:11.221,“Period”:0,“Power”:0,“Factor”:0.00,“Voltage”:0,“Current”:0.000},“AM2301”:{“Temperature”:25.6,“Humidity”:68.4},“TempUnit”:“C”}

Só com o sensor:

22:01:50 MQT: tele/nodemcu/SENSOR = {“Time”:“2018-07-19T22:01:50”,“AM2301”:{“Temperature”:25.7,“Humidity”:68.0},“TempUnit”:“C”}

Já tentei sem o sensor e continua sem funcionar, vou tentar actualizar a versão do tasmota

@hmplima liga la o tx e rx no pinos d1 e d2 no nodemcu. que sao os gpios 4 e 5 e diz nos o resultado…

Já fiz porque inicialmente fiz tudo exactamente igual a este tutorial estou a utilizar o mesmo equipamento e a mesma programação, como não consegui tentei outras ligações com o mesmo resultado.
Tenho que fazer alguma alteração ou programação no modulo pzem?

como estas a alimentar o nodemcu??

Estou a alimentar com o Hi-Link 5v 3w
Nos pinos G e Vin

Certo, e a alimentação do pzem tas a ligar directo ao hi-link?

Sim esta ligado em paralelo


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade