Como instalar e configurar Estores com BodeMota (Desactualizado)

Tens o slider na interface do HA? Se sim qual é o nome da entidade?

Tenho de acordo com a configuração do tutorial.

entity: cover.persiana_quarto
    full_row: false
    icon: 'mdi:blinds'
    name: Estado
    secondary_info: last-changed
    type: 'custom:slider-entity-row'

Então é essa a entidade que tens de chamar no node. A não ser que o valor da posição seja um atributo dessa entidade, nesse caso tens de criar um sensor template e depois usar esse mesmo sensor template no node.

Eu não sei e por estar a ler assim muito rapidamente, se estou a entender bem, mas fiquei com a sensação que o querem colocar em determinada posição a determinada hora.
Aquilo que o André escrever lá em cima no comentário 6, não resolve a situação?

@miruim

Node Red…

@fonteshugo
Usa um node Call Service, domínio cover, serviço set_cover_position, entidade cover.persiana_quarto, data o valor que quiseres enviar.

Estou nessa situação. Tenho uns quantos Onofres de estores e não estou a conseguir controlar com o Bodemota devido às funções dos relés.

Essa parte é importante, mas também preciso de saber a percentagem de abertura para ver se preciso fechar os estores. A entidade “cover.persiana_quarto” só dá a informação de aberto ou fechado, não dá percentagem de abertura

Como te disse antes, se o valor da posição for um atributo dessa entidade, tens de criar um sensor template e depois usar esse mesmo sensor template no NR.

Vou tentar fazer isso logo

2 Curtiram

Estive a tentar configurar o comando abrir/fechar estores automaticamente e finalmente consegui com a seguinte configuração: “Usa um node Call Service , domínio cover , serviço set_cover_position , entidade cover.persiana_quarto , data o valor que quiseres enviar.” Em data deve ser no formato {"position":"10"}

No entanto ainda não consegui configurar o sensor template que acho que deve ser cover template. A configuração que tenho é a seguinte e não funciona:

- platform: template
    covers:
      percentagem_estore_cozinha:
        friendly_name: "Percentagem Estore Cozinha"
        position_template: "{{ states('cover.estore_cozinha'| int) }}"

Pelo que percebi o cover.estore_cozinha tem duas informações, aberto|fechado - entity_id e a percentagem de abertura - position

Não te dei o node completo porque não tenho estores eléctricos para testar…
Como é que te aparece essa entidade nos states do HA? Possivelmente o template tem de ir buscar os valores de outra maneira.

a posição está nos atributos:
image

@fonteshugo não testei mas podes usar algo assim:

- platform: template
    covers:
      percentagem_estore_cozinha:
        friendly_name: "Percentagem Estore Cozinha"
        position_template: "{{ value_json['current_position']| int }}"

não está a funcionar dessa forma. Parece-me que falta o entity_id também. De quarquer das formas testei dessa forma e com o entity_id e nunca funciona.
Resolvi da seguinte forma, como sensor:

- platform: mqtt
    name: "Percentagem Estore Cozinha"
    state_topic: "stat/estore_cozinha/SHUTTER1"
    value_template: "{{value | int }}"
    unit_of_measurement: "%"
    availability_topic: "tele/estore_cozinha/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"

Agora só falta criar o flow no nodered… mas isso é mais fácil :slight_smile:

1 Curtiu

Se calhar sou eu que estou a perceber mal o que pretendes, mas se a percentagem está nos atributos do estore, para que é que precisas de um sensor separado?! Podes ir buscar o atributo directamente no NR!

Como consigo ir buscar um atributo no NR?

Se criaste o node que te disse, esse valor já lá está e podes vê-lo se usares um node debug com o output em complete msg payload a seguir a esse node.

Para o extraíres usas um node change para passar o valor do atributo para o payload. Vê este exemplo onde se extrai o valor da latitude de um device_tracker:

Testei essa forma e só me aparece a informação de aberto ou fechado. De qualquer das formas já tenho a informação que preciso para a automação. Obrigado

Essa forma não testaste de certeza, porque aparece a percentagem garantidamente…

1 Curtiu

pode não estar exatamente igual por serem coisas diferentes. Tenho assim:

o change node:
image
testei também com

msg.data.new_state.attributes.current_position

e não dá informação da percentagem de abertura.
o debug node:
image

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade