Como instalar e configurar Estores com BodeMota (Desactualizado)

O ideal é definir um tempo para subir e outro para descer. Assim, será possível garantir, minimamente, uma percentagem mais aproximada.

@Luis_Andrade, o problema aqui é que o tempo para subir ou descer, no meu caso e em outros casos como o meu é exactamente igual e este firm tem a opção de 50%, que se define colocando a persiana na posição que determinamos ser os ditos 50% e o firmware assume isso,mas ao subir ele para aí, mas a descer para ligeiramente abaixo desses 50%

Tal como o @maxcalavera disse a diferença pode estar relacionada com os furos.

Boas,
Este firmware será compatível com o novo OnOfre de Estores?
No firmware original dele há duas coisas que não me parecem bem:

  • ao dar um comando de subida ou descida, o relé fica activado para sempre, até que se faça a paragem manual. Ou seja, vai ficar a forçar o motor.
  • não consigo controlar a posição do estore

Obrigado

Eu não tenho Onofre, mas se calhar falhou aí alguma configuração. Não teres de definir um tempo de abertura e fecho tal como no tasmota?

Não vejo nenhuma configuração desse tipo :-/

Não te consigo ajudar. Fala directamente com o Bruno Horta. Ele ajuda-te.

Apesar de não ter ainda testado, não existe motivo técnico aparente para não ser compatível.

O firmware do Onofre para estores ainda não tinha a funcionalidade de por tempo definir posição. Provavelmente, numa futura revisão.

Os motores dos estores por normal possuem um fim de curso para cortar a energia. Mesmo que o relé ainda esteja a passar corrente, não será de todo diferente de um comum interruptor de posição fixa.

A minha dúvida, é que os relés do Onofre funcionam de maneira diferente, há um relé que controla a direção que vai andar o estore, e o outro liga/desliga a corrente.

Quanto ao fim de curso, quando uso a ligação tradicional, ouço um “estalo” no estore, ± 1 segundo depois de estar completamente aberto ou fechado, e agora com o Onofre não ouço.

Atenção que o Bruno tem por hábito usar relés sólidas. Não acho que seja neste caso até pela potência que as relés têm de ter, mas se calhar para 10A já há relés sólidas e aí não ouves o tal clic de certeza absoluta. Tenho de olhar para o Onofre para ver que relés tem

O clique que falo vem do motor do estore, e não dos relés.

O Onofre de estores usa relés de 10A, e não são de estado sólido.

Se não estás a ouvir esse estalo é porque aparentemente o estore não está a chegar ao fim de curso… ou, o tipo de motor tem algum outro comportamento específico se estiver a receber energia continuamente.

Consegues verificar se existe corte de energia passado algum tempo no Onofre?

Antes de por o Onofre no estore, o fim de curso estava a funcionar, por isso ouvia o tal estalo, mas desde que instalei o Onofre nunca mais o ouvi.
Medi com o multímetro, e na saída do Onofre continuam os 220v passado bastante tempo.

Isso é efetivamente estanho. Se o estore desloca-se até ao limite da distância física sendo alimentado… e não havendo corte de energia o motor não atinge o fim de curso… algo aparenta estar errado a nível das ligações ou do próprio corte do fim de curso.

Pergunta estúpida ou talvez não. Alguma vez ouviste o tal clic?
Se sim, mexeste do estore?

@KaYs3r O onofre trabalha perfeitamente com tasmota e bodemota. Não sei exactamente quais as diferenças do onofre estores mas imagino que sejam apenas os relés.

Quanto ao fim de curso não percebi bem a tua questão, mas podes meter um pulsetime que ao fim de x segundos (contas o tempo ue demora a subir) desliga o relé (eu tenho assim).

É isso mesmo, mas ter em atenção não terem mexido nos dois reguladores do motor do estore que controla a subida e a descida

@KaYs3r, por acaso não mexeste nos reguladores do motor, pois não?
E antes ouvias o tal clic?

@miruim Sim, só com a instalação original, desde que meti o Onofre nunca mais fez. Não mexi no estore, nem sequer abri a tampa de acesso ao mesmo.

@tmarquespt Pelo que li, o Onofre de estores usa dois relés para controlar 1 estore, em que 1 dos relés indica se é subida ou descida, e o outro envia a corrente. Por isso não é igual aos Onfre de iluminação.

Obrigado a todos


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade