Como flashar um Sonoff Basic com Tasmota

Boas posso usar o “FT232RL FT232 FTDI USB 3.3V 5.5V to TTL Serial Adapter Module Mini Port” para programar o sonoff .

Uso as mesmas configurações apresentadas pelo @RodolfoVieira ?

@Pedro_Oliveira

Sim, podes. Atenção que deve estar o jumper para flashar e programar a 3.3v. Eu tenho um idêntico (se não igual) e até hoje, nunca tive problemas. Todas as configurações são iguais e os drivers para o adaptador devem ser instalados automaticamente pelo SO .

1 Curtiu

Boas pessoal. Este toturial também serve para o sonoff sv? Ou tem de ser outro firmeware específico? É que comprei o sonoff sv e já o tenho pronto para contacto seco para ligar um comando de um portão automático. Obrigado

Não vejo motivo para não funcionar tendo em conta que está na lista de equipamentos compatíveis:

Obrigado. Desconhecia essa informação… E como estou a entrar agora no mundo dos sonoff estava com receio de fazer algo errado…

Uma mensagem foi dividida em um novo tópico: Sonoff Basic aparece como indisponível

Não estou a conseguir por a dar o sonoff basic.

Já flashei conforme as instruções (Chegou aos 100%) deduzo que esse passo está ultrapassado.

O IP: do meu raspPI é o 192.168.0.146

Configurei da seguinte forma

homeassistant:

mqtt:

  broker: 192.168.0.146
  port: 1883
  username: !secret username_mqtt
  password: !secret password_mqtt
  keepalive: 60
  
  
switch:

  - platform: mqtt
    name: "sonoff01"
    state_topic: "stat/sonoff01/POWER"
    command_topic: "cmnd/sonoff01/power"
    availability_topic: "tele/sonoff01/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true

A configuração do MQTT usei a mesma que usei no zanzito e nele funciona

Acesso ao sonoff via web e funciona

sonoff_1

Já revi várias vezes a configuração, vi que um utilizador tinha o IP diferente, eu tenho o mesmo

Coloca o firmware em Ingles , podes descarregar o bin AQUI

Depois vais à página do tasmota:
Clica em firmware upgrade
image

Depois escolhe o bin que fizeste dowload e carrega em start
image

Em principio vai ficar a funcionar.

2 Curtiram

A funcionar 100%.

Obrigado

1 Curtiu

Quando carregares o software tens que mudar o valor para mais um ou menos um * change the CFG_HOLDER +1 or -1 is enough (e.g. 0x20161208), este valor esta no user_config antes do IP

tbtenho esse problema em dois TH e nos restantes tudo funciona bem, as vezes basta falhar a energia ou quando actualizo o soft.

Boa noite…acabei de flashar o meu sonoff basic r2… Mas ainda não conseguir integrar com o HA:

No HA o switch não faz nada… Eu ligo e ele desliga.

Fica aqui as minhas config… !

@cafeoliveira O teu utilizador de mqtt é DVES_USER ? :thinking:

@cafeoliveira, isso são configurações e como tal é texto não devendo ser utilizada uma foto ou captura de écran. Por favor apaga as fotos e coloca o texto devidamente formatado. Para publicares código deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente.

Não tenho user nem pass…eu apago o user e a pass no sonoff mas continua sempre com este user

Então coloca um username e password no broker mqtt e tenta de novo sff.

Consulta na consola do tasmota o mqqt enviado quando carregas no botão. Aparentemente, tens mal configurado o state_topic e o command_topic no HA.

Adicionalmente, não deves ter configurado no tasmota o DVES_USER e Password, caso o broker do mqqt não tenha essas configurações.

Já alterei o código no HA conforme o sonoff… Mas o sonoff ainda não aceita o pedido do HA…!
O HA recebe o tópico do sonoff.

Não é uma questão de não gostar… O código é ilegível para quem está no telemóvel, que é o meu caso, e é impossível verificar a identação do yaml. Ter vários teclados de móvel num post também não ajuda… É uma questão de cordialidade para quem está a ler. Se não tens PC, pelo menos baixa o teclado antes de fazeres o print.

Posto isto, tens algum outro dispositivo mqtt ligado ao ha? Ou este é o primeiro?

Edit: porque é que tens o retain a true?

Compreendo perfeitamente…mqtt tenho vários, sonoff é o primeiro…
Tenho PC mas por vezes não está ligado… Amanha já coloco o código como deve ser.
Desculpa o incomodo :slight_smile:

No state topic tens uma barra a mais no fim… É esse o problema.
Agora apaga lá as imagens…

(respeita as regras… :wink: )


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade