Como flashar um Sonoff Basic com Tasmota

Tambem já fiz isso…nao acende nenhum led no sonoff… ainda pensei que tivesse queimado ou algo assim, mas liguei de novo no ftdi e voltei a flashar com sucesso. Normalmente depois de flashar desligo o ftdi, volto a ligar e faco as configs via termite ou via web. Neste não consigo, ontem para desistir liguei diretamente aos 220v, mas o resultado foi o mesmo.

Sendo assim, aparenta teres problemas na fonte de alimentação para transformação de energia para alimentar o ESP.

Afinal era um problema com o .bin… dava flash com sucesso mas nao funcionava. Saquei outro (talvez mais recente) e já bomba.

Antes isso… ainda bem que o problema ficou resolvido da forma mais simples e económica.

Que versão colocaste para funcionar?
Já fashei o meu sonoff basic com duas versões diferentes, e ao ligar a corrente não dá nada!

Fizeste erase? O flash correu bem até ao fim? Qual foi o software para atualizar o firmware utilizado?

Fiz erase, o flash corre bem, e dá done.

Usei sempre o mesmo em windows10 x64 - NodeMCU-PyFlasher-3.0-x64

Nesse caso, aparentemente, podes ter alguma avaria na fonte de alimentação do sonoff. Já tive um equipamento desses em mãos com o mesmo problema.

Ele trabalhou bem antes de o flashar :confused:

Qual é o modo de flash que estás a utilizar?

Quad I/O
Flashei sempre desta maneira

O método correcto de flashar é com DIO ou em alternativa o DOUT.

Ainda hoje dou aqui um feedback, como vai correr desse modo.

Agradeço a ajuda de todos

Mais uma questão, apos flashar, fica disponível a rede tasmota para configurar o dispositivo no browser?

Tens diversos tutorias no fórum sobre como fazer o flash e configurar. Caso tenhas alguma dificuldade em seguires todos os passos conforme descritos, podemos tentar avaliar novamente o que pode estar na origem do teu atual problema.

Depois de flashares a rede não aparece logo, tens de desligar a alimentação ao FTDI e voltar a ligar.

Compliquei o que era fácil

Já está ok, bastou flashar no modo DOUT. Apareceu depois a rede para eu me ligar, e no browser já configurei

Obrigado a todos

1 Curtiu

Bom dia,
flashei o meu primeiro Sonoff Basic R2 com cabos seguindo os tutoriais e correu… mal :slight_smile:.

Esclareçam-me só uma coisa por favor.

Bloco de Citação
Em Nodemcu Firmware vais escolher o bin da última release do Tasmota.
Normalmente fazemos download do ficheiro que diz sonoff.bin

No Tutorial o @RodolfoVieira faz referência ao sonoff.bin mas neste momento chama-se tasmota.bin ou eu estou a procurar mal e não encontro o .bin certo?

É que após flashar com o Nodemcu Pyflasher Versão 64bits desliguei da usb e o sonoff nunca deu mais sinal de vida, quer ligando novamente a serial quer com 220. Terá sido o flash mal feito? (flashei com tasmota.bin)
No termite tentei enviar comandos e nunca recebi nenhum feedback…

Já mandei vir mais uns Sonoff. Vamos ver de quem era o problema, meu, da porta serial ou do sonoff

Aconselho-te a usar o Tasmotizer pois permite fazer outras coisas além de flashar (configurar a rede, mqtt, modulo, template, etc.).

O .bin podes descarregar do link abaixo e foi de facto alterado para tasmota.bin.

https://thehackbox.org/tasmota/

1 Curtiu

Quando o tutorial foi feito, o firmware era disponibilizado com o nome sonoff.bin, mas as novas versões do firmware tem no nome tasmota.bin.
Podes descarregar o FW daqui:


Ou diretamente daqui:

https://github.com/arendst/Tasmota/releases/download/v8.5.1/tasmota.bin


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade