Como configurar estores com TASMOTA

Boas, tenho os meus estores com sonoff dual flashados com 8.5.0(tasmota).
Quando comprei a casa já não tinha interruptores de parede portanto optei por experimentar os sonoff e o que fiz para não estar limitado à aplicação para controlar os estores foi flashar a sonoff bridge e associar um comando RF para esse efeito.
Até aqui tudo bem, 1 automação para cada botão do comando.
A minha dúvida é se é possível (para poupar botões no comando) ao carregar no botão de subir enquanto o estore está a subir, ele parar. No fundo queria usar o mesmo comando para vários estores e queria não ter que usar um botão para o stop_cover.

Instalei os sonoffs de acordo com este tópico e a automação que tou a usar é esta:

alias: estores descer porta comando
  trigger:
    platform: mqtt
    topic: tele/sonoffbridge1/RESULT
  condition:
    condition: template
    value_template: '{{ trigger.payload_json.RfReceived.Data == "XXXXXX" }}'
  action:
    service: cover.close_cover
    data:
      entity_id: cover.sonoff31
  id: XXX

Peço desculpa a nabice, mas. Se alguém tiver alguma ideia para ajudar agradeço

Cumps

(resolvido com ajuda do @Maddoctor)

Por acaso, com tasmota isso é muito fácil. o service, em vez de ser esse vai ser mqtt.publish e o tópico será cmnd/topicodosonoffdual/ShutterStopOpen para o botão de abertura e cmnd/topicodosonoffdual/ShutterStopClose para o de fecho… :wink: o payload não é necessário
Tasmota é incrível, não é? :wink:

No exemplo que puseste ficaria assim:

alias: estores descer porta comando
  trigger:
    platform: mqtt
    topic: tele/sonoffbridge1/RESULT
  condition:
    condition: template
    value_template: '{{ trigger.payload_json.RfReceived.Data == "XXXXXX" }}'
  action:
    service: mqtt.publish
    data:
      topic: cmnd/topicodosonoffdual/ShutterStopClose
  id: XXX
2 Curtiram

Como resolveste este problema?
Parece-me a mim ter um problema idêntico (com botões normais, sem ser de mola).

Tenho a configuração como a tua, e no quarto (é talvez o único sítio onde ainda uso os botões físicos), por vezes a luz falha e o sonoff não fica a trabalhar (talvez por o botão do estore estar “ligado”)

O ideal seria mudar o gpio0 neles todos?

Nunca se devem usar botões normais nos GPIO 0, 1 e 2…

Tenho uma situação estranha, sempre que subo/desço o estore pelos botões físicos (mola) a posição do estore não actualiza no HA, no entanto se o fizer pelo HA funciona correctamente.
Neste caso, o tasmota quando é accionado pelos botões físicos não dá output da posição, apenas sobe/desce.
Já alguém teve este problema?
Junto logs da consola para perceberem melhor.

Descer pelo HA

15:06:17 MQT: tele/bwss4/SENSOR = {"Time":"2020-11-19T15:06:17","Shutter1":{"Position":100,"Direction":0,"Target":100}}
15:06:23 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"POWER2":"ON"}
15:06:23 MQT: stat/bwss4/POWER2 = ON (retained)
15:06:23 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"ShutterClose1":0}
15:06:23 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":100,"Direction":-1,"Target":12}}
15:06:24 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":97,"Direction":-1,"Target":12}}
15:06:25 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":93,"Direction":-1,"Target":12}}
15:06:26 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":88,"Direction":-1,"Target":12}}
15:06:26 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":88,"Direction":-1,"Target":88}}
15:06:26 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"ShutterStop1":88}
15:06:27 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"POWER2":"OFF"}
15:06:27 MQT: stat/bwss4/POWER2 = OFF (retained)
15:06:27 MQT: stat/bwss4/SHUTTER1 = 88 (retained)
15:06:27 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":88,"Direction":0,"Target":88}}
15:06:47 MQT: tele/bwss4/SENSOR = {"Time":"2020-11-19T15:06:47","Shutter1":{"Position":88,"Direction":0,"Target":88}}

Descer pelo botão fisico (mola)

15:07:47 MQT: tele/bwss4/SENSOR = {"Time":"2020-11-19T15:07:47","Shutter1":{"Position":100,"Direction":0,"Target":100}}
15:08:01 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"POWER2":"ON"}
15:08:01 MQT: stat/bwss4/POWER2 = ON (retained)
15:08:01 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":100,"Direction":-1,"Target":12}}
15:08:01 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":98,"Direction":-1,"Target":12}}
15:08:02 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":94,"Direction":-1,"Target":12}}
15:08:03 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"Shutter1":{"Position":90,"Direction":-1,"Target":12}}
15:08:04 MQT: stat/bwss4/RESULT = {"POWER2":"OFF"}
15:08:04 MQT: stat/bwss4/POWER2 = OFF (retained)
15:08:17 MQT: tele/bwss4/SENSOR = {"Time":"2020-11-19T15:08:17","Shutter1":{"Position":100,"Direction":0,"Target":88}}

No sonoff dual r2, as opções são estas

image

Onde utilizas os botões normais?
GPIO3 e GPIO9?

Tenho os meus todos configurados assim, mas se tiver de mudar para melhorar, farei isso!

Sim, devias mudar para 3 e 9. 0 e 1, apenas para botões de pressão…

1 Curtiu

como tens configurados os botões?
Qual o shuttermode?

Tenho Shutter mode 1 com switchmode 7.
Segui a configuração toda do tópico.

Alguma ideia do que poderá ser?
Já fiz reset a um deles para testar e tem o mesmo comportamento.

no exemplo que puseste no HA usaste o slider ou os botões de descer e stop?

Usei os botões, quis manter o mesmo modo de actuação mas se usar slider o resultado é o mesmo.

Boa noite,

Qual é o template que usam no shelly 2.5 tasmota ?

Obrigado

@Pedro_Moreira o template não está disponível no inicio do tópico mas podes usar os comandos e a configuração mencionada.

1 Curtiu

Usei um Template, mas ficou parecia um Shelly EM. Daí ter pedido ajudar a identificar um Template coreto.

Como disse podes colocar como está no tópico, que vai fazer exactamente o mesmo que um template.
O template só facilita a configuração…mas o resultado é o mesmo.

Boas pessoal,

A ver se me conseguem ajudar aqui num problema com os estores.
Tenho quase tudo a funcionar bem, mas tenho os valores da posição ao contrario.
Ou seja, para aberto 0 e para fechado 100.
Quando mando fechar os valores da posição sobem
Quando mando abrir descem.

Como consigo inverter ?

Como é que tens isso configurado no Tasmota.

Minha dúvida é aqui :

Tasmota tem muito boa documentação. Ve aqui o template para o shelly2.5 https://tasmota.github.io/docs/devices/Shelly-2.5/


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade