Como configurar estores com TASMOTA

Ao inverter o button2/relay2 com o 3, ao carregar no botão para descer, o estore desce 1cm e imediatamente pára. Já botão do meio não faz nada.

Já deste outros comandos e deve ser por isso que isso está baralhado.
Tenta, após alterares o template como te disse:

backlog interlock 1; interlock 1,2
PowerRetain 1
Rule1 on button3#state=2 do POWER0 0 endon
Rule1 1
Backlog setoption80 1; restart 1
ShutterOpenDuration xx
ShutterCloseDuration xx

Acontece o mesmo :confused:

Experimenta acrescentar setoption1 1 e retira o relay3 do template modificado

Desse modo o subir funciona bem mas o descer não produz qualquer efeito.

Trocaste o relay 2 pelo 3? Coloca aqui o template original e o que tens agora…

Troquei.

Template original:
{“NAME”:“Jinvoo Curtain”,“GPIO”:[52,0,0,18,22,19,0,0,17,21,0,23,0],“FLAG”:1,“BASE”:18}

Template adaptado:
{“NAME”:“Jinvoo Curtain”,“GPIO”:[52,0,0,19,23,18,0,0,17,21,0,22,0],“FLAG”:1,“BASE”:18}

O botão do meio neste switch corta a corrente, ou seja, é activado e desactivado logo a seguir. Ao mudar o relay o comportamento vai-se replicar mas desta vez ao descer o estore, desce meio segundo e faz stop.

Update: O pulsetime do botão do meio estava a “1”, daí o comportamento que referi. Alterei e já está com melhor aspecto, vou testar melhor :slight_smile:

Ok, já está com bom aspecto mas ainda com alguns problemas. Para já o “ShutterStop1” não produz qualquer efeito, não consigo parar o estore pelo HA.

não ponhas o 1… só tens um shutter

Não funciona na mesma:

19:26:48 CMD: shutterstop
19:26:48 MQT: jinvoo_cs_sala/stat/RESULT = {“ShutterStop”:“Done”}

A seguir ao comando pára de actualizar a posição do estore mas ele continua a descer/subir.

@nunor seria melhor ideia passarmos este teu pedido de ajuda para o discord
Aparece lá sff.

O problema ficou resolvido com um reset à configuração e aplicando o seguinte:

Template:
{“NAME”:“Jinvoo Curtain”,“GPIO”:[52,0,0,19,23,18,0,0,17,21,0,22,0],“FLAG”:1,“BASE”:18}

Parâmetros:
Rule1 ON button3#state=2 DO POWER0 0 ENDON
Rule1 1
Powerretain 1
Interlock 1,2
Interlock 1
Setoption80 1
Restart 1

Depois basta adicionar o interrputor ao ficheiro de configuração (não utilizar o autodiscovery aka SO19).

Obrigado pela ajuda :+1:

Usando este comando, é certo que o estore ao subir ou ao descer, pare sempre a meio?

Outra dúvida minha, eu tenho nos meus sonoff dual r2 , a versão 6 do tasmota! Vale a pena atualizar para a última? A fazer, pode ser com tudo ligado, ou corro o risco, de ao atualizar, os dois reles ficarem em ON e danificar o motor?

Se vais actualizar pode ser com tudo ligado. Atenção que não podes actualizar da v6 diretamente para a ultima versão, consulta a wiki do Tasmota para saberes como fazer.

1 Curtiu

@max-men para melhor entendimento da funções dos estores recomendo que leias isto.

A minha dúvida era se ao fazer o update pelo browser, aos sonoff que tenho, os reles ficam em ON ou OFF, mas pelo que j_assuncao disse, ficam em OFF

Sei que tenho de respeitar a sequência de versões, seguindo este upgrade flow

No fim de ter o novo firmware, já sei os passos. Queria atualizar, mas não queria desmontar tudo :grimacing::grimacing:

Desmontar para que? Não precisas desmontar nada, caso faças o procedimento correcto.

1 Curtiu

Fiz update ao primeiro, e ao mudar da versão 8.1.0 para a versão 8.5.1, deixei de ter acesso ao sonoff por ip (aqui fiz sempre com a minimal)

No segundo já coloquei o minimal, e depois a versão completa (em todas as versões), e já correu bem

Só deixar um apontamento. Tenho um LoraTap SC500W a funcionar muito bem com a versão 8.0.1. Fiz o update para a 8.5.1 e deixou de estar calibrado. Tentei de tudo e nada… a ShutterPosition parecia dar valores aleatórios, até negativos.
Pelos vistos tem bug (https://github.com/arendst/Tasmota/issues/9458)…

Fiz update para a pre release 9.0.0.3 e já tudo funciona em pleno. Quem tiver problemas, nem vale a pena perder tempo a tempo a tentar calibrar, ou volta à versão que tinha ou salta para a beta!

2 Curtiram

Boas .
Queria só partilhar que tenho um blitzwolf bw-ss6 a funcionar bem, apesar de achar que não funcionará muito bem com interruptores normais ( tem de se andar a testar vários valores no SwitchDebounce, como diz no template sobre o bw-ss5), mas funciona na perfeição com botões de mola ( que era o que me interessava ) .

Usei este template {"NAME":"BlitzWolf SS5 2 Gang","GPIO":[0,0,34,0,480,0,0,0,33,32,224,225,0,0],"FLAG":0,"BASE":18}

( copiei o existente para os BWss5, só que em vez de switch 1 e switch 2 (gpio13 e 12 respectivamente ) coloquei button 1 e button2 .

Coloquei também SwitchDebounce 69.

Coloquei ainda Backlog ShutterButton1 1 up 1; ShutterButton1 2 down 1 que faz com que um toque (p. ex.) abra a 100%, 2 toques abre a 50%, 3 toques a 75% , no botão de fechar faz o inverso.

Tenho a versão 9.1 do tasmota.
Screenshot_234

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade