Começando com HA e Shelly

Olá Forum,
Estou a pensar começar no HA, já comprei um Raspberry, mas estou meio acobardado…
Dúvida:
Começar por controlar os meus Shellys por MQTT ou por HTTP request.
Explicando:
Já tenho cá em casa alguns Shellys 2.5; 1; 1PM e RGBW2, umas lâmpadas hue, um bridge Broadlink Pro e uma Amazon Echo Plus, que faz de bridge para as hue e para uns sensores de porta zigbee Estou extremamente satisfeito com tudo, mas a razão que me leva a procurar o HA é que para acrescentar por exemplo alguns botões sem fio, ou sensores é um pesadelo. A Alexa é extremamente fechada a ordens exteriores, são poucos os dispositivos sigbee que podem fazer the “trigger” e a app da shelly é bastante boa, mas obviamente não consigo interliga-la com as hue etc…
Em resumo, gostava de poder adicionar alguns botões e sensores do gênero xiaomi sigbee, para controlar os Shellys e eventualmente as hue…
Estou com medo da complexidade, principalmente de ter de passar os reles todos para o HA, que já funcionavam tao bem na App, sera que seria uma boa alternativa mante-los na App e controla-los adicionalmente por HTTP com o HA e implementar um projecto de ligação do HA a zigbee, tipo este:


Agradeço qualquer conselho/orientação que possam dar.
Obrigado

Bem vindo @viveiros_cordeiro!

Não é preciso ter medo. Primeiro que tudo instalar o Raspassio, embora parece complicado é muito simples:

Depois basta começar aos poucos a integrar tudo com o Hassio. Todos os equipamentos que tens são compatíveis directa ou indirectamente com o Home Assistant.

A solução Zigbee é muito boa pois tens já bastantes equipamentos a suportar a norma (em especial os Xiaomi) e o IKEA baseia todos os equipamentos de domótica nesse protocolo (lampadas, tomadas, etc.) o que faz com que seja muito fácil comprar equipamento. Para isso basta comprares um CC2531 (podes comprar já flashado ou comprares o material para o flashares tu) e instalares o Zigbee2MQTT:

Depois de teres o CC2531 e o Z2M a funcionar o limite é a tua imaginação para integrares tudo o que queres.

Relativamente à complexidade, é próxima do zero… Em Hassio basta instalar os addons, alterar as configurações a gosto e começar a utilizar. Aqui no fórum há muitas publicações para te ajudar depois, e se não houver abres um tópico novo

Obrigado pelas indicações. Devo usar o Raspbian Stretch Lite “instalação manual” ou o noobs?

Usa o Lite. https://www.raspberrypi.org/downloads/raspbian/

1 Curtiu

Obrigado, era só para confirmar.:slightly_smiling_face:

Se for possível precisava mais uma ajudinha, já instalei o HA, e o add-on Samba.
Agora queria começar por experimentar a adicionar um dos meus Shelly 1 ou 2.5, já consegui por “Rest Component” queria tentar por MQTT…
-Não entendi muito bem se existe um add-on específico para shelly, ou se é apenas um genérico para MQTT?
-Outra Pergunta é, quando introduzo um novo script é tudo de seguida no ficheiro configuration.yaml ou há outra forma de organizar?

Não existe nada especifico para usar o Shelly com MQTT, o addon Mosquitto MQTT é o suficiente.

Podes separar a configuração por diversos ficheiros (split configuration) e também optar pelos packages.

Olá boas a todos, também sou novo para o Ha e tenho lido o máximo possível sobre sistemas na última semana.
Espero que não levem a mal de estar a postar aqui mas não vejo melhor lugar para a minha pergunta.
Existe alguma lista de diferentes controladores atualizada que funcione HA? Por tipo de comunicação e budget? Desde sensores de portas, água, luz, tomadas…
Gostaria de automatizar a casa e ando um pouco perdido no que adquirir quanto mais leio mais confuso fico. Procuro barato e eficaz e claro fácil de programar.
Agradeço quem me possa indicar algum lugar com a lista ou mesmo criar uma… Grr se não for abusar.

Obrigado

Deixo aqui a minha experiência com os Shellys usando o firmware original.

Podes usar MQTT juntamente com este método


Assim ele vai adicioná-los automaticamente.

Ou o ShellyForHass.

A minha experience com Shelly EM é RGBW2 revelou se melhor por MQTT. Descobre todas os sensores e features do Shelly e funciona muito bem.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade