Automatização Caldeira Gás Baxi Roca

Cumprimentos a todos.
Será que alguém me pode ajudar e ver o que estou a fazer mal? Tenho um sonoff mini R2 e queria, como vi nas instruções acima ligar os cabos do termostato da caldeira ao contacto seco do sonoff… Tenho HA a funcionar perfeitamente e todo o ecosistema da sonoff com sensores zigbee etc.
No fundo a questão é a que está na imagem, sei que não estou a ligar no sítios corretos pois não funciona mas também não sei onde ligar… tenho medo de estragar alguma coisa. Este Mini R2 está com firmware original e não tem qualquer modificação.
Qualquer ajuda é bem-vinda… obrigado

E tens a certeza que o Mini R2 tem “contactos secos”? É que eu tenho quase a certeza que não…

Coloca aqui uma foto que mostre onde vão ligar os cabos do termoestato.

Boa noite. Os cabos do termostato vão ligar a uma caixa que diz mesmo termostato (primeira imagem), conforme diz no manual da caldeira (segunda imagem).
No sonoff mini, liguei ao S1 e S2… Posso comprar um shelly para seguir exatamente o esquema que vi no post mais acima mas tenho tudo sonoff e tenho lido aqui que o mini também funciona…

EDIT
Bom, só queria dizer que tinhas toda a razão. Não tem contacto seco, não sei porque motivo fui induzido em erro.
Conclusão: Meti um Shelly 1 e está tudo a funcionar perfeitamente.

Obrigado!

1 Curtiu

Boa tarde

Sou novo nestes assuntos e precisava da vossa ajuda, estou a mudar todo o meu sistema primario para o HA, aspirador, luzes e afins…
Mas queria meter a minha velhinha roca rsi 20/20 a funcionar de maneira inteligente.
Ela está instalada na varanda de casa, na rua, e tenho um termostato ligado da BAXI dentro de casa. o que pretendia fazer era, aproveitar os meus sensores de temperatura, para ligar e desligar o aquecimento a gás. Visto que o termostato da BAXI de momento não esta a funcionar corretamente devido a instalação de um ar condicionado.

O termostato da BAXI instalado em casa, esta via cabo e é o seguinte:
image

As ligações da caldeira são as da imagem:

A minha duvida é, com a instalação do shelly1 como é referido em cima consigo fazer o tipo de controlo que pretendo!?
A shelly1, visto esta ser ligada na caldeira, não perderá ligação a rede facilmente!? Pois encontra-se do lado oposto.
ou como é que vocês faziam!?

Olá boa noite.
É possível ligar um Shelly 1 PM para controlar caldeira a pellets solzaima Douro 23kw?

Olá boa noite.
Consegues -me ajudar a instalar um Shelly 1 PM numa caldeira solzaima a pellets?

Não conheço especificament essa caldeira, normalmente as que conheço tem uma “entrada” por contacto seco para um termostato, ai ligas o contacto de saida do device que tenha saida a contacto .
Uma boa ajuda é ires à “lupa” procurares pelo forum deve haver alguem com isso, olha um exemplo com wifi

Boa noite
Meu português é fornecido principalmente pelo Google Tradutor (do inglês/sueco), então, por favor, desculpe minha linguagem ruim

Eu tenho uma caldeira Baxi CBPMatic_18, que é idêntica a Solzaima SZM 18, e consegui criar controle externo de partida/parada e potência Full/Low, mas não estou usando HA, mas o princípio é o mesmo, dois relés separados.

Solzaima Douro 23kW parece já esgotado, mas parece igual ao atual Hidra 23
De acordo com o manual de instruções, a interface externa é idêntica a Solzaima SZM 18/Baxi CBPMatic_18,
pelo menos nas unidades que não usam a nova eletrônica Columbus, o Columbus começou na Hidro 23 serial 01-21-00291.

No manual é declarado que o painel de interface não é fornecido e deve ser adquirido e instalado separadamente.
O painel de interface deve estar localizado abaixo do botão liga/desliga na parte traseira da unidade.

Neste painel de interface existem conexões rotuladas como JA, JB, JC. Na JC tem TERM e REMOTO
REMOTO gerencia Start/Stop: ordem de arranque: contato fechado, paragem: contato aberto
THERM variar a potência da máquina: máxima contato fechado, mínima contato aberto

Ambas as conexões podem ser controladas por dois Shelly 1 ou Shelly Plus 1 separados (contato seco necessário, Shelly Plus 1PM ou 2PM não adequado)

desculpa desenterrar este topico mas sou completamente newbie. tenho uma roca rsi 202/20 conforme fotos. e quando o botao da esquerda é rodado completamente para a esquerda faz aquecimento central + banhos. e quando está na posição da foto apenas faz banhos. o termoestato ao centro é referente ao aquecimento e à direita dos banhos. com a solucao do shelly pro controlas o termoestato do meio? portanto, teria de meter o botao da esquerda sempre na posicao banhos + aquecimento. termoestato do meio na posicao de aquecimento central pretendido. e basicamente o shelly activa ou desativa esta combinacao banhos+aquecimento+termoestato? nao queria sobrepor uma solucao de automatismo pela solução fisica. ou colocar um botao extra. alguma alternativa à sugestão apresentada respeitando a solução fisica? isto é, botao ou switch que ligaram no shelly podia ser de alguma forma uma solução que indentificasse que o botao da esquerda está todo rodado para a esquerda (banhos+aquecimento)?

WhatsApp Image 2023-11-14 at 10.22.32 (1)

Na minha caldeira, tenho na posição banhos + aquecimento.
Os banhos funcionam sempre, o aquecimento só funciona qd o contacto equivalente ao teu “TA” fecha.

É exatamente assim que tenho na minha caldeira também. Depois o Control e no home assistant com o card termostato.

Bom dia a todos,

Eu tenho uma caldeira ROCA 24/24T com termoestato Roca RX 200 numa divisão central.
O termoestato está ligado à caldeira e penso que a única coisa que faz é fechar um circuito (quando dá ordem para ligar o aquecimento ambiente).
O termoestato é a pilhas e quando não tem pilhas não fecha o circuito/relé.

Pretendia instalar um shelly 1 para controlar a caldeira (aquecimento ambiente) à distância.
Acham que posso ligar o shelly 1 em paralelo com o termoestato ou parece-vos kaboom?

Eu não colocaria em paralelo.

Eu colocaria o contacto seco do Shelly a controlar isoladamente a caldeira e o termostato na entrada de switch do shelly. Assim controlas tudo à tua maneira, sem a imposição do termostato Roca.

Pensei nisso, mas para usar o termoestato no switch do shelly não vou ter que fazer passar 230v pelo termoestato? Não será perigoso?

No shelly não sei ao certo como é… eu uso essa solução num Sonoff Dual R2, para controlar a válvula do cilindro de AQS, tendo como input o termostato do cilindro.

Eu tenho um shely 1 a controlar a caldeira roca ( liga e desliga o aquecimento )
Tenho sensores de temperatura nas divisões onde estão os radiadores configurados no home assistant para dar a media e uso o card termostato para controlar a temperatura que pretendo.

“Atrvés dos input disponiveis no shelly , tb sei qd a caldeira está a queimar, a caldeira tem electovalvula de gás , que qd começa a queimar abre, com um relé em paralelo com essa valvula “apalpas” qd tem ordem de abrir e com coontacto seco “injectas” a info no IO do shelly.”

podes ajudar nesta parte pff?
como consegues controlar a informacao da eletrovalvula?
esse sensor de medicao de agua colocarias onde?

para fazer o que o colega está a sugerir terás de saber um pouco de electricidade, e posso te garantir que ao mínimo erro vais ficar sem caldeira.
No entanto para conseguires o mesmo resultado que o colega quis demostrar (saber se a caldeira está ligada a trabalhar), basta usares um shelly pm na alimentação da caldeira. a caldeira em stand-by não deve consumir praticamente nada, mas quando liga o queimador, liga outras coisas também, ventiladores, bombas de recirculação, electrovalvulas, tudo isto em funcionamento normal consome alguma energia.

sim mas como sabes o que corresponde ao que?
e o sensor de temperatura colocam onde?

fácil, ou sabes que funciona (consumo de energia incremente), ou sabes que não funciona, consumo de energia ao fim de algum tempo depois do sinal de arranque pára após varias tentativas de inicio do queimador.

o sensor de temperatura podes colocar onde quiseres. queres saber a temperatura de agua quente no deposito? ou na tubagem de saida de agua quente do esquentador?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade