Automatização Caldeira Gás Baxi Roca

Viva pessoal,

Apenas uma pequena partilha da minha mais recente automatização.

DISCLAIMER: Caso não se sintam à vontade com o que estão a fazer, peçam ajuda a quem sabe. @andrevideira you rock!

Problema: Recentemente adquiri um casa com aquecimento central, sem o habitual termostato no hall, ou seja, para ligar tenho que o fazer directamente na Caldeira.

Solução:
1- Ler o manual de instruções :smiley:

2- Abrir a Caldeira e procurar a ligação anterior:

3- Fazer a ligação, para o efeito, usei a Shelly1.

4- Próximos passos: Tirar partido da app do HA e da geolocalização para desligar o aquecimento quando não estiver ninguém em casa. Colocar também um interruptor ligado à shely caso não haja internet em casa ou simplesmente não tenha o tlm por perto.

Espero que tenham gostado deste pequeno hack que possibilitará numa fase inicial iniciar o aquecimento assim que saia do trabalho.

ab.

3 Curtiram

Bom dia,

Contanto seco é feito a 220V?

Obrigado

Contacto seco quer dizer que não tem tensão, teoricamente consegue comutar de 3V3 até 230V dependendo do relé.

1 Curtiu

Minha duvida, está onde aqui se mudou o shunt no Shelly para os 12V ou se manteve nos 220V.
Tenho uma maquina a Pelletes e não estou a conseguir fazer ligar com um Sonoff SV, que usei em tempos no Portão.

Mas o SV só funciona com 5-24V e não tem dry contact, ou estou a fazer confusão?

Não sei, pode ser por isso que não estou a conseguir.
Na altura fiz esta alteração para usar no Portão:

Com o Portão funcionava na prefeição. Pensei que dava para usar na caldeira.
Estou errado ?

Eu acho que estás errado e que o relé nem deve aguentar a carga mas não tenho nenhum para confirmar e na net não há referencia ao relé.

Além disso não sei se vais conseguir meter isso a funcionar directo com o HA porque o chip não dá para flashar Tasmota.

Já estas com o Tasmota é funciona.
O que aconselhas para essa função ?

Então deve ser um dos modelos mais antigos que vinha com o ESP8266. Eu aconselho sempre o que já está escrito mais acima por diversas vezes, Shelly 1.

1 Curtiu

Vou tentar com Shelly 1.
Depois do noticias . …

Off topic?
O shelly foi ligado a 220v tal como indica o autocolante da placa.

Obrigado.

Boas…essa caldeira é um Vitoria 24. Certo? Como é que acedeu à caixa das ligações?
Obrigado

Viva,
Sim é a 24! Basicamente retirei a tampa de alumínio desapertei um parafuso tivesse acesse a essa caixa de plástico que tem a componente.

Boa noite,

para acionamento local podes fazer como eu fiz, e colocar um Shelly Button (custa menos de 5€).

É preciso só ter em conta que o Shelly Button transforma o Shelly1 de contacto seco para a tensão de alimentação do Shelly1.
Para colocar o Shelly Button a trabalhar como contacto seco, deve ligar-se apenas os 3 fios L, N e SW do Shelly1 ao Button e os fios da caldeira ligar diretamente ao Shelly1 e não à placa do Button.

Não sei se dá para entender bem mas fica uma imagem.

Cumprimentos.

Viva,
vão-me instalar uma caldeira de condensação Baxi nova em casa. Tenho um termostato sem fios TX-200 que funciona via radio (e tem ligado um recetor a caldeira), na nova vai ser instalado assim para ja.

A Roca pede quase 300€ por um termostato que permite ligar via wifi, mas esse termostato tem que estar ligado por fios, e não tenho essa ligação desde a caldeira ate ao interior da habitação, pelo menos ja feito.

Então ocorreu-me se haveria alguma forma “open source” de o fazer, sem andar com fios. Já uso Shelly 2.5 nos estores, a minha dúvida é: consigo ter via Shelly (ou equivalente, mas prefiro Shelly por já usar, e pela qualidade) ter ligação via smartphone, e na loucura, ter 2 ou 3 sensores de temperatura em pontos estratégicos da casa, e mediante o mais “frio” disparar o aquecimento?

Home assistant , Shelly, wemos , reles, alguma leitura … e o limite é o ceu :wink:

Eh la agora fiquei com o bichinho.

A caldeira vai ser instalada amanhã, conseguem me ajudar a perceber que tipo de shellys é que são precisos?

1 shelly 1 na caldeira e alguns shelly com adon de temperatura pela casa? Ou é preciso mais alguma coisa?

Primeiro de tudo tens que saber a caldeira que vais ter e saber que soluções ela oferece. Se ela for Digital e tiver um termostato conectavel pra quê inventar?
No meu caso optei por esta forma porque a caldeira é básica já tem alguns anos (pouco ou nada é digital) numa caldeira nova pode não fazer sentido.

Na prática sim, 1 shelly1 faz o controlo de on/off na caldeira, e 1 Shelly HT faz a leitura. Depois é programar rotinas de ligar e desligar consoante a temperatura, isto usando a app da Shelly. Se fores para o HA, como disso o @PDM o céu é o limite…

ah! um conselho uma vez que já ficaste como bichinho … já vai atrasado …foje daqui enquanto podes :slight_smile:
È que depois de entrares nunca mais sais e não paras de ver sair :moneybag: para material.
Começas com , “é só um device para a caldeira” , não tarda queres mais um para não sei que , depois o HA é essensial para juntar e comandar tudo só com uma app, os LED xpto, o contador da EDP … blá blá … depois chega a printer´s 3D e os filamentos … é só :money_with_wings: :rofl:

1 Curtiu

Obrigado pelas dicas.

A caldeira permite ligar 1 termostato digital que por sua vez permite ligar via Wi-Fi, mas requer ligação via fio entre a caldeira e esse termostato novo (teria que passar fio até ao sitio onde quero o termostato e são alguns metros, é 1 moradia em banda com 3 pisos), é caro e é proprietário.

Essa opção shelly parece muito acessível em termos de custos, flexível e no ecossistema que já tenho dos estores que para mim é triple win.

Resta saber em que ponto fica a garantia da caldeira com isto (sei que não tem nada a ver mas já sabemos que pegam por qualquer coisinha) amanha vem cá instalar já falo com o tipo.

Novamente, obrigado;)


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade