Asus Tinker Board

Boas malta. Aqui alguém está a usar esta aparente potente placa da Asus que me parece ser igual ao raspeberry mas melhor um pouco…
Será que daria para usar com o fantástico home assistant? Gostava de ter algum feedback. Se calhar compensaria mais usar esta placa a uma. Box android. https://www.novoatalho.pt/pt-PT/produto/34984/Placa-SBC-Asus-Tinker-Board.html?utm_source=kuantokusta
Obrigado malta.

Em vez de te responder vou te questionar.
E será que precisas realmente de gastar dinheiro em outro equipamento para atender o que realmente necessitas?
O teu RPI modelo novo, não te atende bem?
O que realmente queres ? Isso é que devias ter mencionado…

@RodolfoVieira. Começo a sentir alguma lentidão ao nível do HA. Não sei se será impressão minha… Já tenho muitas automações e por acaso tropesei nesta placa que me pareceu bastante interessante… Hihihihihihi
Estava a ponderar usar também o surveillance-card e não sei se vai influenciar o desempenho do raspeberry.

Relativamente à lentidão… não te sei responder se será normal ou não, como também não sei que configurações tens.
E sim também pode ser impressão :wink:
Mas se realmente a tua ideia é pores streams dentro do equipamento, acho que o melhor nem será esse equipamento, mas sim gastar um pouco mais de dinheiro e comprar de vez uma coisa como deve ser…
Tens um bom mercado de usados:

https://www.itsco.de/pc-lenovo-thinkcentre-m73-tiny-intel-pentium-dual-core-g3220t-2x-2-6ghz-10ax-24385.html

E com boas máquinas…
Na configuração disso depois os mestres @Encarnacao @Luis_Andrade podem te ajudar numa boa instalação para essa máquina.

O Asus Tinker Board é uma excelente alternativa à compra de um RPI, porque reportam que o desempenho é fantástico. Essa que mencionas em particular não recomendaria, mas sim a tinkerboard S, que vem com eMMC de 16GB.

Eu tinha um RPI zero e no momento do upgrade ponderei muito e por isso vi este Asus e outras opções.

Para quem já tem um RPI3 vai notar diferença, mas não sei se justifica ir para este patamar ou avançar para algo mais potente.

Eu optei por usar um computador portátil como servidor com gasto médio de 15W e foi a melhor coisa que fiz, pelo velocidade que tenho, capacidade de criação de múltiplas máquinas, muito espaço em disco para BD’s, logs, etc…

A opção que o Rodolfo mostra aqui é excelente a nível de hardware e caso querias dar uso para outras coisas pode ser uma boa ideia.

Se o consumo é preocupação, também temos aqui bom feedback do Odroid:

2 Curtiram

O @ricain tem um XU4 e diz maravilhas dele.

@maxcalavera

Pessoalmente, se pretendes ter o hass.io… só existem 2 tipos de equipamentos para alguém que necessite ter capacidade de processamento superior a um pi3b+ e garantir boa eficiência energética: box android ou nuc.

Atualmente, a minha opção seria sempre uma arquitectura baseada num cpu x86-64 (celeron, atom,…) com vtx e vtd… e ter o proxmox com uma VM para o hass.io, garantindo espaço para outras VMs (NAS, vigilância, downloads, iptv,…), com consumos médios de 8w … e todas as vantagens de virtualização (snapshots e rollback em poucos segundos) migrações, backups,…

A maior dificultade na decisão entre box android e nuc reside somente no custo de aquisição. Não obstante da diferença, o diferencial do potencial e capacidade de armazenando, processamento,… e acima de tudo versatilidade e segurança o NUC é exponencialmente superior, podendo justificar a diferença financeira entre ambos.

Ainda em relação ao que foi dito anteriormente pelo Luís, actualmente aqui no fórum o tópico relativo de como se poderia integrar o HA em uma box Android, esse mesmo tópico foi suspenso por várias incompatibilidades sistema/boxs.
Onde a alternativa mais fiável será certamente o NUC, para posteriormente haver mais suporte.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade