ArMhasSio como instalar o Home Assistant (hassio) em boxs Android - dúvidas

Olá @Fabio_Cruz não sei se leste o disclaimer que está escrito com letras vermelhas no início deste tutorial.
Se leste, a resposta que te posso dar é novamente nesse sentido, é de tua conta e risco a aquisição dessa box… podes ter sorte ou muita dor de cabeça, nada mais podemos adientar …esse modelo foi testado mas nao existe garantias nenhumas que a placa que irás comprar tenha os mesmos componentes iguais à que já foi aqui testada.

Olá a todos, venho partilhar o meu caso de sucesso a instalar o HA numa TVBox android bastante barata a X96AIR com Amlogic S905X3 e 4/32GB, mais info sobre ela https://androidpctv.com/review-x96-air-opinion/
Não consegui encontrar informação sobre esta box aqui no forum daí a minha partilha.
Pode ser que ajude alguém.
Se estiver repetido ou no local errado, por favor apaguem ou mudem.

Atenção: Sigam por vossa conta e risco.

1ºCartao SD

2º software para gravar a imagem no SD, Balena/etcher

2ºImagem Utilizada: Armbian_20.10_Arm-64_buster_current_5.9.0.img

3ºdtb que usei : dtb

4º Gravar a imagem Armbian_20.10_Arm-64_buster_current_5.9.0.img e esperar

5º Entrar na pasta Boot do SDcard e copiar o dtb que descarregar no ponto 3(x96maxplus-vim.dtb) para a pasta /BOOT/dtb/amlogic

6º Editar o ficheiro extlinux.conf que está na pasta /BOOT/extlinux

Deve ficar assim:

LABEL Armbian

LINUX /zImage

INITRD /uInitrd

aml s9xxx

FDT /dtb/amlogic/x96maxplus-vim.dtb

APPEND root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=ttyAML0,115200n8 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0

Gravar.

7º Duplicar o ficheiro “u-boot-s905x2-s922” que está em /BOOT e dar-lhe o nome “u-boot.ext”

8º Inserir o SD na box desligada, usar o método do palito no jack para fazer reset e ao mesmo tempo que pressionam o reset ligam a box.

Obrigado e bons projectos! :slight_smile:

Responder

1m

1 Curtiu

Obrigado pelo contributo @fathers

1 Curtiu

Certo @RodolfoVieira , eu compreendo, mas sendo assim vou ter de arriscar por alguma, eu sei que estou por minha conta e risco, mas penso que reduzo o risco se optar por uma destas da listagem, o que achas Se fosses tu, qual era a que escolhias, estou apenas a pedir uma opinião pessoal, sem ressentimentos caso falhe, claro :grinning_face_with_smiling_eyes: Só gostava de ter uma opinião de quem está por dentro do assunto :blush:
A não ser que exista alguém no fórum que tenha alguma para venda, isso seria excelente…

Podes optar pela tanix tx3 que esta uns posts mais acima, ha quem tenha comprado recentemente e tenha tido sucesso, ou a última aqui falada pelo @fathers uns posts tb mais acima dos últimos. Contudo é por tua conta e risco.

@RodolfoVieira foi o que fiz à uns dias atrás, encomendei uma TANIX TX3 , estou à espera que a enviem, acredito que daqui a uma semana já a tenha.
As minhas questões agora são as seguintes:
Pelo que li para ligar :

  • dispositivos ZIGBEE preciso de uma pen CC2531 , correcto?
  • E para os dispositivos bluethoot , o que é necessário, já li que é o ESP32, mas como consigo conectar á box…

Ainda estou mesmo muito verde em tudo, é o meu inicio, e por vezes o arranque parece dificil, mas não vou desistir, se me conseguires dar alguma ajuda era fantástico…

Sim, precisas de uma pen que podes ligar ai, caso optes por um cc2531, ou conbee.
Se for um sonoff zigbee bridge, não precisas.

Os dispositivos bluetooth não se ligam à box, mas isso já é outro assunto se quiseres discutir que não é aqui neste tópico

Aparece no discord, para a malta te poder ajudar melhor numa conversa mais directa.

boa tarde,

No meu caso fiz tudo que disseste e aparece esta mensagem no update:

Boas,
Consegues-me dizer como conseguiste?
qual o manual que devo seguir?

já testei alguns dtb’s e aparece sempre erro no boot…

https://forum.cpha.pt/uploads/default/original/2X/d/dbfedab8fa9eae718dbb1aba0a793317ecccb25f.jpeg

como fizeste por usb?

a versão da minha box é
image

Resolvido,

Utilizei uma pen e outra versão do dtb e forcei o start com o reset pressionado e funcionou.

Qual a versao do dtb que colocaste?
abraço

Que box estas a usar? Acabei de partilhar um tutorial para a tanix tx3 aqui no fórum. Está a espera de aprovação… Caso seja essa a tua box espera mais um pouco.

Bom dia…
Alguém com conhecimento acerca da possibilidade de adaptação da box 96x mini para utilização do home assistant!?

Boas pessoal,

Neste momento tenho o HA instalado num raspberry 3b+ mas tenho aqui uma X8H PLUS dá para instalar o HA na box? Vale apena?

Muitos obrigado

@Goncalo_Calado não vale a pena correres o risco nessa box, primeiro porque é uma box boa e cara, mas só tu podes assumir esse risco. No inicio do tópico tens um warning.

1 Curtiu

Obrigado, era mais para libertar o raspberry para outro projeto.
Mas se ainda não existe feedback de outras instalações vou suspender o projecto.

Obrigado

Possível, em princípio será, mas é uma box já muito ultrapassada. Não se justifica perderes tempo com ela, na minha opinião. Essa foi cara quando era nova, mas já tem 6 anos no mercado…
Mais vale comprares uma mais recente.

Mas se quiseres tentar, também não perdes muito e ela não fica atrás das com cpu s905x…
Tens é de usar uma imagem diferente das que aqui estão. Se quiseres posso ajudar-te dentro dos possíveis.

2 Curtiram

Alguém entendido quer ajudar com uma Minix Neo U1 a ver se consegue colocar? Posso enviá-la

Boa noite pessoal, tenho uma mini M8s mas estou com problemas a instalar o armbiam.

Segui o post:

1 - fiz o download da imagem e instalei a Armbian_20.10_Arm-64_buster_current_5.9.0.img num cartão de 64 gb - ok

  • editei o ficheiro extlinux.conf :

aml s9xxx

#FDT /dtb/amlogic/meson-gxbb-p200.dtb
FDT /dtb/amlogic/meson-gxl-s905x-p212.dtb
#FDT /dtb/amlogic/meson-gxm-q200.dtb
#FDT /dtb/amlogic/meson-g12a-x96-max.dtb
#FDT /dtb/amlogic/meson-g12b-odroid-n2.dtb
APPEND root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=ttyAML0,115200n8 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0

3- Mudei o nome do ficheiro “u-boot-s905x2-s922” que está em /BOOT e dei-lhe o nome “u-boot.ext”

4- Desliguei a Box liguei com o palito e tirei mas nada acontece.

Alguem me pode ajudar?

Cumprimentos

Obrigado depois quando poder mando vir uma box para isso.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade