ArMhasSio como instalar o Home Assistant (hassio) em boxs Android - dúvidas

:warning: Após este tutorial abaixo ter sido realizado, a equipa do CPHA, verificou que existe muita incompatibilidade entre as boxs vendidas no mercado, fazendo que a operação de transformação da box para o funcionamento do ARMhassio, não tenha sucesso na maioria das vezes.
Desse modo, a equipa não dará nenhum tipo de suporte a este tutorial, ficando o mesmo ainda activo para quem quiser por sua conta e risco o usar. :warning:

Podem pôr aqui as vossas dúvidas e comentários

1 Curtiu

boa noite:
comprei esta box:
https://pt.gearbest.com/tv-box/pp_736121.html?wid=1640583
w96w com Amlogic S905W
saquei a imagem: Armbian_5.71_Aml-s9xxx_Debian_stretch_default_4.19.13_20190115.img.xz
mudifiquei o uEnv.ini para a minha box mas bloqueava a fazer o boot. só faz o boot rapido com a
meson-gxl-s905x-khadas-vim.dtb , o problema é que me ao ligar ao putty a password de root esta sempre errada nao da o : 1234 , ja tentei root e root e tb nada…
alguem pode ajudar ?

Qual foi os dbt’s que tentaste?
Podes dizer quais tens na pasta?
Quanto ao root a pass por default é 1234 não a alteraste?

box:
w95 com AMLOGIC S905W

tentei uma data de dtb e apos martelar um pouco aqui fica a que funcionou:

imagem:
Armbian_5.68_Aml-s9xxx_Debian_stretch_default_4.19.13_20190110.img

dtb: meson-gxl-s905w-p281

hassio.io a funcar … obrigado ao maddoctor pela ajuda e apoio :wink:

1 Curtiu

dar ip estatico a porta ethernet:
no terminal:
cd /etc/network/
nano interfaces
alterar para:
source /etc/network/interfaces.d/*

Wired adapter #1

allow-hotplug eth0
no-auto-down eth0
#iface eth0 inet dhcp
iface eth0 inet static
address 192.168.1.100
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.1.254
dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4

gravam e saem (nao mexem no restante ficheiro)
colocam o ip que voces querem e o ip do vosso router e reniciam!
e voalá … já tem o ip fixo que voces querem… na vossa box android … :wink:

2 Curtiram

Boas, para correr o homeassistant para controlo de luzes, estores, sensores de temperatura, alarme, cctv… Basta uma box ou será sempre necessário dividir em várias ou será melhor apostar numa máquina mais potente? Qual o processador aconselhável?

Bem, uma box dá para isso tudo. Apenas tem dificuldade com CCTV, mas isso só mesmo com uma máquina potente… Funciona, mas não consegues ter muitos streams em simultâneo.
A box tem um excelente equilíbrio em consumo vs performance. Um pc vai ser sempre mais rápido, mas consume muitas vezes mais e é uma máquina que vai trabalhar 24/7, não te esqueças disso.
Para box, aconselho-te qualquer variação do S905 ou o S912 (ambos amlogic), com 2gb de ram e pelo menos 16 de emmc. Pode ser que outros também funcionem, mas estes foram testados por nós e funcionam.
Tens sempre a alternativa sugerida pelo @ricain, o odroid, mas é muito mais caro e para uso “normal” é “overkill” na minha opinião…

Mesmo o 905w é suficiente? Não será muito lento? Este processador tem mais capacidade que um Raspberry Pi? Dá para ligar uma pen zigbee numa box destas?

Sim dá para ligares a pen.

O processador não é lento face a pi,é mais rápido…

Bom dia, podem me recomendar uma ou duas boas box android para eu instalar HA ? Obrigado

será boa esta, compativel com o toturial ? https://www.banggood.com/H96-PRO-PLUS-Amlogic-S912-Octa-Core-3GB-RAM-32GB-ROM-TV-Box-p-1100082.html?rmmds=search&ID=533601&cur_warehouse=CN

Bem, essa é boa, mas se calhar não precisas de “tão boa”. Com essa, uma vez que custa mais de 22€, vais ter problemas com a alfândega. O meu conselho é que compres uma enviada da europa ou com método de envio que evite a alfândega. A gearbest costuma ser um bom sítio… Compra com envio priority line ou enviada de um dos armazéns fast-## (da europa).

https://pt.gearbest.com/tv-box/pp_895800.html?wid=1640583

Esta fica por cerca de 30€ e é enviada do fast-23… Será uma opção…

:warning: Atenção: Preço à data de 20/01/2019 pode sofrer alterações.

ok, obrigado pela dica , mas Amlogic S912, eMMC 32Gb , nao será melhor ? a pensar no futuro… ou é desperdicio ? Tenho um pouco aquela manía “já agora por mais uns euritos… eheh”

Sim, é melhor, sem dúvida… Custam é, provavelmente, o dobro.
Qual estavas a pensar comprar?

esta : https://pt.gearbest.com/tv-box-mini-pc/pp_622596.html?wid=1433363

um pouco “fancy” mas com é para estar arrumada dentro do armario, serve

é uma opção, mas, como te disse, custa o dobro da outra…
Se decidires comprar, não esqueças de escolher priority line…

ja agora , que pen Z-wave devo comprar ?

Zwave nunca testei. Não faço ideia como usar com hassio… Tens material zwave?

Da vossa experiência com Home Assistant no que toca ao consumo de recursos, acham que este tipo equipamentos “permitirá” correr o Hass durante algum tempo?

Este equipamento é, em tudo, superior ao raspberry pi3+… Só não tem os gpio, mas a maioria das pessoas não os usa…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade