Alarme totalmente zigbee

Olá a toda a comunidade :slightly_smiling_face:

Ando a procura a meses por um alarme com central que tenha a possibilidade de ligar um cartão de telemóvel e que se interligue com o HomeAssistant e que os seus sensores também.

Contudo, os modelos que vi comunicam sempre com os sensores por RF.

Ora isto significa que não vou conseguir ligar diretamente os sensores a minha instância de HA.

Sei que é possível construir uma solução de alarme toda ela no HA contudo, queria uma solução de alarme mais autónoma numa central diferente e ainda assim conseguir ter controlo sobre os estados dos seus sensores para automatizar no HA.

Obrigado a todos.

2 Curtiram

Olá Diogo.
Eu tenho uma alarme jablotron, ligado à rede de Internet da casa e também tem gsm ( ou seja mesmo falhando a energia tenho total controlo soble ele). No Home Assistant tenho tolal controlo sobre ele com integração direta. Os meus sensores de movimento são cableados e não sem fios. Pois com este alarme tenho várias automaçoes na casa.


1 Curtiu

Olá @marcool ,

Interessante esses prints que envias.
È justamente essa a minha ideia. Porém, nunca ouvi falar nessa marca de alarmes.
Tens o Alarme à muito tempo?
Compraste onde?
Consegues enviar-me um link do Modelo exacto que tens?
A Instalação é feita por alguma empresa?

Obrigado.

Eu comprei nesta empresa
https://optonline.pt/
Se quiser peça para falar com Ricardo nesta empresa é diga lhe que o alarme é para integrar com HomeAssistant, ele também sabe disso.
No meu caso comprei a eles e montei eu, mas eles fazem montagem. É dos melhores alarmes que vi até agora.

Eu também tenho um Jablotron, mas é bastante antigo. Sensores sem fio, GSM, bateria, mas não tem possibilidade de ligar à rede.
A minha ideia era usar o HA e todos os seus sensores para gerir o sistema de alarme.
Vou colocar uma UPS no HA.
Quero também colocar hardware para o envio de SMS (com SIM card, não dependente de internet) no HA.

Permitirá receber notificações de alarme (para ser avisado mesmo que não tenha acesso à internet), mas acho que não deverá permitir fazer inputs ao HA.

@marcool
#1
Tens possibilidade de ativar o alarme via HA?
Eu queria armar o alarme mediante determinadas condições do HA.
Ou armar por voz quando quisesse, através da Alexa, por exemplo.

#2
E desarmar via HA?

#3
A deteção de movimento é rápida a chegar ao HA?
Tão rápida quanto os sensores zigbee?
Esta pergunta está relacionada com a possibilidade de usar esses sensores para acender luzes, por exemplo.
Se a luz acender 2 segundos depois, se calhar já não estou no corredor por onde passei :slight_smile:

Boa Tarde Luís,

Posso armar e desarmar pelo HomeAssistant, nº meu caso como os sensores são cableados tenho várias automaçoes para luzes e não só.
A resposta é muito rápida de tudo. Pois a comunicação é através da ficha USB da central do alarme.

Muito bom!

Obg pela resposta

Não seria viável estes sensores (dizem ter um alcance de 12m)?
Depois disto montar uma sirene com um esp, não ficaria um bom alarme?

Obrigado a todos pelas partilhas.

@max-men acredito que ficaria um bom alarme sim e até há malta que fez o seu próprio sistema de alarme pelo HA. Contudo, neste tema do alarme, não estou disposto a arriscar e optaria por uma solução independente que integrasse no HA mas que funcione por si só.

Alguém sabe se para alem do alarme da jablotron existe alguma solução no mercado?

Ouvi falar de um alarme da blitzwolf que é Tuya mas só deve dar para Armar/Desarmar.

Alguém por aqui tem este alarme ou similar ?

1 Curtiu

Olá a todos,
Eu criei o meu Alarme directamente no HA+NodeRed, com recurso a diversas tecnologias (zigbee, wifi, etc). A unica desvantagem que pode existir é efectivamente a falha de internet… mas sinceramente quantas vezes vos ocorre isso durante o ano? A versatilidade do HA é que permite customizar o alarme da forma e com a complexicidade que queiramos. Por exemplo, eu tenho algumas automações para me relembrarem caso tenha esquecido a abertura de uma porta, ou caso uma porta de fecho automatico (garagem) não tenha fechado… Juntando a tudo isso existem sempre alguns desafios com os sensores de movimento que por vezes podem detectar falsos alarmes, pelo que mais uma vez o HA permite controlar isso mesmo.

No meu caso tenho:

  • sensores de porta
  • sensores de movimento
  • cameras de vigilancia
  • sirene que em função dos cenarios permite distintos tipos de som
  • conexão a central de vigilancia qnap
  • etc…

Mas isto foi apenas a minha opção.

Cmp

1 Curtiu

Estamos a falar de uma solução para que preço? Estou a construir casa e tenciono fazer o meu próprio sistema de alarme com base num conjunto de dispositivos e regras mas isto é mais seguro visto não ser sem fios.

É mesmo isso que pretendo fazer mas sem dúvida que notificação por SMS era TOP.

Que hardware é necessário para enviar SMS através do HA? Tens algum exemplo?

1 Curtiu

Tens sempre a possibilidade de notificar os telemóveis. Está funcionalidade funciona bem e é extremamente fiável. Não tenho detectado falhas… o SMS tem uma vantagem se alguém te cortar o acesso à net,no meu caso teriam que subir a um poste :slight_smile:

Os alarmes Paradox têm uma excelente integração com o HA através do addon do https://github.com/ParadoxAlarmInterface/pai. Os sensores em si podem ser por RF ou cabo, é ao gosto de cada um. A série Magellan penso ser a mais apropriada para uso doméstico.

Dá para armar e desarmar e, claro, automações (isso já é a praia do HA).

De acordo com a página oficial do HA, existem 5 já testados:

https://www.amazon.com/gp/product/B087Z6F953/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

O que te leva a dizer que “mais seguro visto não ser sem fios”?
Gostava que partilhasses a tua ideia, pois a minha é contrária. Mas não quer dizer que seja a certa :slight_smile:

No caso dos sensores com fios, têm de ser alimentados, e se houver um corte de energia tens de garantir que todos estão alimentados por uma sistema de backup de energia, uma UPS por exemplo.
Ou seriam sensores com fios para comunicação, mas com bateria para alimentação? Não me parece fazer sentido…
No caso de sensores sem fios não tens de te preocupar com isso.

Considero mais seguro porque não tens problemas de andar a trocar bateria.
Sobre falar a energia, mesmo que seja sem fios precisas sempre de uma UPS para alimentar quem comunica com os sensores. Apesar disto, vou colocar sensores sem fios por ser mais simples de instalar.

Olha eu tenho Visonic PowerMax Pro modelo que adquiri em 2008 que até já está descontinuado com 30 (trinta) sensores entre movimento, magnéticos, cortina, CO, fogo e inundação. Há agora novas centrais e sensores e a integração com HA é qualquer de espetacular e o developpee é um verdadeiro craque. Podes consultar aqui:

E no fórum principal este link:

https://community.home-assistant.io/t/visonic-powermax-and-powermaster-integration/316702

A única coisa que é necessário é um conversor série-Ethernet e tenho a funcionar há mais de dois anos sem qualquer problema, com automações, notificações e inclusive integrei com os widgets do iPhone e do Apple Watch.
A minha central tem o módulo gsm mas desde aí já nem vejo os SMS embora tenha apenas como redundância caso a integração tenha alguma problema. Se quiseres posso colocar umas fotos.

1 Curtiu

Olá João Sousa,
Obrigado pela partilha. Podes por uma imagens por favor?
Consegues ver o estado de todos os teus sensores no HA? E de alterar o estado de um dos sensores via HA é possível?
Sabes qual é o protocolo de comunicação do alarme com os sensores?
Podes indicar a empresa que compraste e se recomendas?

Muito obrigado a todos
Cumprimentos


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade