Ajuda com Sonoff Tasmota - Novato :p

Olá bom dia.

Passo a explicar a ver se me conseguem compreender para me ajudarem se puderem.

Tenho um amigo que instalou um Osnoff de 4 canais em casa mas só consegue controlar pelo telemovel… Achei engraçada a ideia até que então vi um numa loja nacional e decidi comprar mas foi um Basic de 1 canal apenas…

Primeiro teste, cortar o cabo a um candeeiro lol Estive meia hora a ligar e a desligar até pelo Amazon Alexa via comandos de voz achei engraçado :joy:

Então pus me a pensar, isto era bom era para um Holofote que tenho atrás de casa, até aqui tudo bem. Mas o problema é que o botão do Osnoff funciona só como se fosse um botão de Pressão como os das campainhas certo?

Solução? Flashar Tasmota no Osnoff… Já foi um bico de obra… Mas por acaso tinha lá um gravador usb de eproms que lá deu para ligar o Osnoff ao gravador usb pelos pinos ( tive de soldar a pinagem no Osnoff claro ).

Abri o ip dele, claro que tive de passar pelo processo de via serial alterar os dados do Wireless e defenir ip fixo para o Osnoff.

Lá consegui ir na configuração colocar o GPIO14 como Switch e voilá, funciona já o Interruptor de forma normal, já liga e desliga a luz.

Mas o problema mesmo é que perdi acesso pelas aplicações do telemóvel ( Já sabia que ia perder depois de flashar mas julgava que era a original apenas) ao Osnoff, não sei como o controlar…

Falaram em Home Assistant , vi que dava pelo raspberry Pi 3, segui um vídeo do youtube instalou tudo bem mas depois de adicionar o Link externo lá num ficheiro qualquer ( Duckdns ) para ter acesso externo a porcaria do Pi3 deixou de responder… Tenho ligado num monitor e a certo ponto para… Deve ter corrompido algum ficheiro não sei… ou o cartão dele passou-se…

Como poderei ter acesso como “antigamente” tudo a funcionar pipi como estava… Por comandos de voz. Só que queria mesmo colocar o interruptor na mesma… Não vá falhar o telemóvel ou mesmo me esquecer e assim tenho o método tradicional na mesma. Não percebo nada disto mesmo lol Estou a investigar / mexer nisto desde ontem…

Desde já obrigado.

Olá viva. Primeiro que tudo altera tudo o que escreveste de osnoff para Sonoff, que é assim que o equipamento se chama. Se não o pessoal mais novo ainda pensa que isso é um equipamento novo no mercado :wink:

Bom, em relação ao teu problema, o que instalaste no RPI? Foi Hass.io? Que configuração usaste? É preciso saber mais detalhes…
Mas seja como for, ao teres flashado o firmware tasmota, perdeste a possibilidade de usares a aplicação que usavas no telemovél, contudo podes sempre controlar na mesma o equipamento tanto fisicamente, como pelo telemovel, via home assistant, ou até mesmo via ip do equipamento se tiveres alguma vpn, como também por voz como estarias a fazer… mas para isso são necessárias algumas configurações… e se estás a começar…
Aconselharia-te a ler:


https://forum.cpha.pt/t/home-assistant-para-principiantes-parte-2-add-ons/1213/2
https://forum.cpha.pt/t/home-assistant-para-principiantes-parte-3-se-ambientar-um-pouco/1214/2
https://forum.cpha.pt/t/home-assistant-para-principiantes-parte-4-alguns-tutoriais-para-praticar-um-pouco/1291/2
https://forum.cpha.pt/t/home-assistant-para-principiantes-parte-5-backup-e-restore/1373/2

Obrigado amigo não sei porque fiquei com o Osnoff na cabeça lol… Já alterei peço desculpa.

Eu já instalei o Hass.io no pi 3, agora segunda vez porque a primeira tentativa quando andei a alterar o ficheiro config yaml não sabia que se tinha deixar espaço após o comando principal e deu barraca xD

O problema agora é adicionar o Sonoff ao Home Assistant… Tenho acesso a ele sei o Ip porque já fixei antes pela ligação Serial… Já estou farto de mete ip aqui, username para cima para baixo… E ele chegou a um ponto que se conecta mas não o vejo em lado nenhum…

Não sei como adicionar e meter a correr pelo Home Assitant. É só o que me falta, depois de adicionar acredito que funcione normalmente como dantes? Vou ler o que foi colocado, mas se puderem facilitar como fazer agradecia :stuck_out_tongue: Já me doi os olhos de tanto ip lol.

Obrigado.

@xcat2008 vou te dar a primeira ajuda, mas como te estas a iniciar, recomendo que leias o que te coloquei no post acima… pois só lendo e perdendo algum tempo se começa a entender como as coisas funcionam…

Uma vez que ja tens o hassio instalado…
Coloca aqui https://hastebin.com/ tudo o que tu tens no teu configuration.yaml depois de colocares salvas.
E colas aqui o link.

1 Curtiu

Sempre que faço save dá erro. ( Something went Wrong ) .

Posso colar aqui direto? Não tem informação nenhuma, praticamente está original. Só retirei o # do HTTP pois ia adicionar o duckddns mais para a frente… Mas se não conseguir adicionar o Sonoff não me adianta de muito.

Parece ser do site… Aqui fica uma alternativa… Simplesmente pesquisei por alternativas e apareceu esse site. Fiz o mesmo procedimento, copiei guardei aqui está->

https://privatebin.net/?cc39279b9d87ec08#UbjaQMTn6RL5cFvLzLyBbnjZ4bPNaokADgBxq6pizpQ=

Ok já vi, entra aqui no discord e fala comigo https://discord.gg/5RMDWWD no canal #home-assistantt

Desculpa só vi agora a mensagem, diz convite invalido não consigo entrar.

Eu usei já uma vez Discord mas não consigo usar, sou fiel ao TeamSpeak :wink:

Mas ao clicar no Link em cima, diz convite invalido.

@Rodolfo

Eu formatei aquilo ontem tudo perdi a paciência.

Agora coloquei o HA 64 bits no pi 3…

Meti já aqueles códigos no configuration.yaml para fazer ligação do Sonoff com o Home Assistant. Na consola aparece que se conectou ou novo user está ligado, portanto á partida estará a ligação bem feita.

Só falta mesmo adicionar o Switch? Para que consiga ver se funciona o desligar e ligar da Luz.

Não sei o código, mas estava aqui a pesquisar e vi um tópico sobre portões e vi que o código é semelhante se não igual

switch:
  - platform: mqtt
    name: "Abrir portão grande"
    state_topic: "stat/comandoportao/POWER"
    command_topic: "cmnd/comandoportao/power"
    availability_topic: "tele/comandoportao/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"

No meu caso será só trocar o nome obvio e colocar Luz ou outra coisa qualquer, e em vez de “comandoportão” colocar o nome do meu Sonoff? Que será o Topic por default é sonoff

É isto? :stuck_out_tongue:

Não posso deixar de agradecer novamente pelo tempo perdido, obrigado.

Olá

Podes usar:

switch:
  - platform: mqtt
    name: "Luz"
    state_topic: "stat/Luz/POWER"
    command_topic: "cmnd/Luz/power"
    availability_topic: "tele/Luz/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: false
1 Curtiu

Já funciona! Muito obrigado!

Já agora como posso apagar um botão que tinha criado antes? Uma automatação? Em vez de um tenho 2 botões… Um que tinha criado antes para os meus testes.

E se não for pedir muito, adicionar um segundo Sonoff o procedimento é o mesmo certo só troco os nomes?

Mais uma vez obrigado pela a ajuda. Um dia destes pago uma picanha ou francesinha :stuck_out_tongue:

EDIT: Já consegui apagar o botão que lá estava… Foi só ir ao ficheiro Automation.yaml e apagar, reiniciar o pi3 e voilá.

E já agora… esqueci de perguntar. Como tenho acesso ao Switch que foi criado pelo Alexa ou Google? Assim como funcionava original? Para ligar e desligar por voz que é porreiro hehe

:crazy_face:

E se não for pedir muito, adicionar um segundo Sonoff o procedimento é o mesmo certo só troco os nomes?

Sim , ao configurares o sonoff terás que lhe dar outro nome, nada pode ser igual.

Para conseguires controlar a voz através do google home, poderás seguir este tutorial:

Pelo Alexa, também poderás fazer eu não uso Alexa, contudo podes encontrar muita informação relativas às tuas dúvidas, usando o campo de pesquisa aqui do fórum.
Contudo e repetindo me um pouco, vê os links que te coloquei lá mais em cima… não queiras por a carroça a frente dos bois configurando coisas que não são assim tão simples… tens que ler e muito… o home assistant requer muita leitura e sobretudo paciência.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade