Passei muito recentemente pelo mesmo processo de um RPI4. Ainda estou a meio caminho, mas optei por um mini pc i5. Não sendo perito na matéria, porque também pedi ajuda aqui no canal, acho que a memória tem importância para estares á vontade em carregares as VM’s todas que desejares. Se tens preocupação com o consumo o mini pc será melhor opção. Passei de 80W para 6W, embora ainda não esteja tudo carregado. No final é capaz de chegar aos 25W a 35W. O meu i5 16GB custou 200€. Com o budjet que tens acho que consegues um i7 da 8a geração. Atenção que o mini pc habitualmente só tem 2 slots para a memória. Não comeces com simms de pouca capacidade, porque depois terás que por de lado se sentires necessidade de fazer upgrade.
Com um Intel NUC BOXNUC7PJYHN2 Intel Pentium J5005 e uma ram de 16g (dizer que dá até 32g apesar do fabricante dizer 8g alguém confirma?) para depois mais tarde passar para 32g fico bem servido? Ou pelo mesmo valor arranjo melhor?
Pccomponentes: 1 ram 16g 73€
NUC: 200€
Vale apena ou encontro melhor PC mesmo não estava muito com essa ideia pq gasta muita eletricidade.
Obrigado a todos
Desculpa a pergunta…também ando a pensar em algo parecido
Esse valor é sem a RAM e o SSD certo?
A ram de 16g é 72€ o nuc 200€
@Goncalo_Calado boa maquina e a preço porreiro. O site é de confiança https://www.lapstore.de/a.php/shop/lapstore/lang/de/a/43437/kw/Lenovo-ThinkCentre-M710q-Tiny-10MQS2SP00/
@RodolfoVieira isso tem portes gratis?
Estava a pensar ir por aí e vi Lenovo ThinkCentre M700 Tiny Core i3-6100T 3,2 - SSD 128 GB - 8GB recondicionado por 179€. Alguem tem experiencia a comprar na Backmarket? Falam em garantia de 24 meses.
As minhas questões a uma build destas são: Nem que seja daqui a muito tempo mas, pretendo aumentar essa capacidade, regra geral compro adaptador para USB e um SSD SATA novo e esta feito? Será que dá para aumentar esses 8GB para 16GB com outro pente?
O setup parece-me bem e serve para o que pretendo estou apenas a analisar o nivel de escala que possibilita.
Confesso que nao pesquisei o modelo que demonstras interesse mas diria que consegues sim aumentar tanto a memoria como disco, o modelo que coloquei ja tem 16 gigas diria que está a muito bom preço os portes tens que ver la no site, penso que ronda os 20 eur ou menos. Confirma
Independentemente do HW escolhido, como é feita a instalação do SO? Para escolher uma instalaçao por USB estes mini PC aceitam perifericos tipo keybord e mouse por usb directos na primeira utilização?
Sim aceitam. Basta um teclado o rato não é necessário.
Boa noite.
Tal como já disse noutro tópico, tenho HA a correr em box android há cerca de um ano, e nas últimas atualizações, a cada uma que faço, a vida da eMMC diminui 10%, tendo ontem chegado aos 100% (raio de medidas que o HA faz, a vida útil diminui mas a barra aumenta até aos 100% que é quando está prestes a berrar).
Hoje foi um sofrimento, notificações tardias, automatismos a não correrem por inteiro, mas vá lá, permitiu fazer um último backup!
Quero substituir a box por algo mais robusto e duradouro. A ideia passará talvez por usar proxmox. Vi este mini PC:
Aconselham? Há algo melhor nesta gama de preços ou deste gama numa gama de preços inferior?
Agradeço ajuda!
Olá, não sou a pessoa para te referir o que vale a pena ou não, no entanto talvez possa partilhar o que tenho visto e com isso fazeres a tua propria avaliação.
Começar por dizer que tenho pensado em equipamentos recondicionados e não novos, em relação ao preço tenho inclinado para os Lenovo Thinkcentre.
Algo como isto Lenovo ThinkCentre M700 Tiny Core i5-6400T 2,2 - SSD 256 GB - 16GB, recondicionado ronda os 240€ tem menos capacidade do que mencionaste e depois a maior parte dos modelos nem sequer vêm com wi-fi apenas ethernet, pela fotos tens bastantes possibilidades para perifericos, já estes não têm sequer HDMI. Diria que pelo disco e restantes extras talvez valha o dobro do preço.
No entanto gostava de colocar esta questão. Investir em HW sem wi-fi e HDMI é algo que cause algum transtorno? Eu penso que não é nada que não se resolva com um cabo de rede e um VGA ou adaptador para HDMI. Diria que mesmo num Proxmox dá para adicionar drivers de antena wi-fi externa?
Não dá transtorno nenhum. Aliás, a questão de não ter wifi é um bónus pois NUNCA se deve ter uma máquina a correr software de servidor (Home Assistant e afins) ligada por wifi. Para ter o maior uptime possível nas comunicações usa-se cabo! Não tendo wifi é menos um hardware a consumir.
Quanto ao HDMI… Para que querem ligar um monitor para ver texto? Isso vê-se numa consola remota… A unica altura em que é necessário ligar um monitor é quando se instala o SO.
Vou deixar aqui meu vídeo sobre mini pcs para o Home Assistant, no vídeo os valores deles está em reais, mas podem pesquisar em euros para verem o custo e avaliarem por vocês mesmos se vale ou não.
Beelink T4 Pro - 113 euros
Beelink GK Mini - 164 euros
Beelink U59 - 216 euros
Obrigado pelo feedback Jorge. Eu estava a fiar-me nisso mas confirma-se de quem tenha mais rotina a colocar as mãos na massa é mais seguro.
Bom dia, então não aconselha em instalar o HA directamente no mini pc, e em vez disso usar o proxmox com vm?
Quais as vantagens? Obrigado.
Vi este mini pc o que acham?
MINI PC BOX I5 8279U 8/256GB WIFI AC 2XHDMI/USB C, WIN10P (niposom.pt)
As vantagens são muitas é é dificil enumerá-las todas mas na minha opinião as opções de Snapshot e Backup valem por todas as outras.
Se antes de fazeres um update ao HA (seja ao SO, Core, Addons, etc.) fizeres um snapshot e por algum motivo correr mal o update basta fazer revert para o snapshot e em segundos (dependendo do tamanho do teu HA) vais ter tudo de novo a funcionar sem teres de reinstalar o HA e restaurares backups do HA.
O mesmo se passa com os backups, se configurares o Proxmox para todos os dias fazer um backup à VM do HA e tiveres algum problema em que o HA deixe de funcionar podes repor o backup da VM e em poucos minutos estás de novo com o HA a funcionar. Sem reinstalações nem nada, fica tudo como quando o backup foi feito.
Apenas uma nota para o facto dos backups do Proxmox, por segurança e poupança do espaço em disco, devem ser feitas para fora da máquina fisica (Disco externo, NAS, cloud, etc.). Assim, caso alguma coisa aconteça à instalação do Proxmox tens sempre maneira de recuperar o teu HA.
Uma vantagem adicional do Proxmox é o facto de por vezes se utilizarem máquinas com mais recursos que os que o HA necessita e poderes utilizar os recursos restantes para levantar outras VMs para outros serviços, tais como reverse proxy, DNS, NAS, PiHole, etc.
Já tenho uma maquina nova já á algum tempo mas devido as ferias e a ter andado a brincar com ela, ainda não tinha dito nada.
foi buscar a thinkcentre m920q e só tenho a dizer bem
Boas onde compraste e qual o preço se é que podes dar essa informação?
Foi oferecido de uma empresa que fez upgrade das máquinas.
Troquei meu RP4 2gb por um Minipc Hp 400 G4 + I5 8 Geração + 8gb Ram + 120gb Ssd (USADO) - troquei $gb de memória por outros 16 GB, totalizando 20Gb e o ssd por um M2. Rodando proxmox. Funcionando o HASS e o NAS.
Achei o preço melhor que comprar um NUC novo.