Aconselhamento NUC

Essa é uma boa ideia mas limitada pela máquina que compraste, segundo o “Oráculo” essa máquina apenas suporta 8gb o que é muito curto para lá meter o W10.

Acho que depende do que queres fazer com esse Windows 10.
Com o minipc que descrevi mais acima, uma das VM é com Windows 10, mas só utilizo para aceder remotamente e ter acesso por exemplo à rede wireless de casa. Tenho uma pen wireless no minipc e ao aceder remotamente à VM com Windows 10 posso me ligar a equipamentos wireless que tenha em casa.
Isto serve por exemplo para se algum tasmota entrar em modo Access point e precisar repor um backup remotamente posso fazê-lo através desta VM.
Com as características do meu minipc da para utilizar, mas só para utilizações esporádicas. Maior parte do tempo tenho a VM está em baixo.
Caso utilizes para aceder do exterior, a ligação à net também vai influenciar muito.

@FSousa a ideia era aproveitar ao máximo o NUC para não ficar dedicado apenas ao HASSIO. Se o Windows 10 corresse mais ou menos neste NUC, estava a pensar colocá-lo acoplado atrás de um monitor e pôr no quarto do meu filho. O uso que ele ia dar era apenas fazer algumas pesquisas na internet e trabalhos no Word ou no PowerPoint.

Utilizando proxmox acho que não dá para fazer isso. Se ligares um monitor ao minipc com proxmox só vais ver uma linha de comandos…
O acesso às VMs é por acesso remoto utilizando o browser.

Obrigado a todos. Estou esclarecido. Assim sendo, o NUC vai ficar exclusivamente dedicado ao HASSIO.

1 Curtiu

Qual é o tipo de processador para um NUC que consome o menos possível?

Celeron n4000 ou Pentium silver n5000

Tens melhores relações com J3455 e J5005, por exemplo.

Muitos dos CPUs inferiores a estes, não suportam instruções AES, importantes para criptografia, aka, SSL e VPNs. Escusado será dizer, nestas gamas já nem instruções AVX se esperam, que são importantes para processamento de vídeo, por exemplo, reconhecimento de objetos, pessoas, ou faces, em videovigilância.

Os meus NUCs com J3455, a mais de 50% de carga constante de CPU e RAM, não passam dos 13 W, cada.

O teu nuc com o jj3455 quanto é que suporta de ram ? Pelo site da intel parece me que é 8 gb ram maximo???

@rui.ghionis_rui.ghionis o que está no site da Intel não corresponde de todo à verdade. Muitos suportam até 32 embora anunciado 8 max

Rodolfo Vieira tem me parecido isso , várias reviews no YouTube de outros modelos que aplicam mais memória do que anuncia no site da Intel.
Estou inclinado para adquirir este modelo :
Asus PN40-BB015M
Mas não estou encontrar nenhuma review deste modelo específico que diga que ele suporta mais de 8 gb de ram , acho que apartida suporta mas no site diz que máximo é 8 gb de ram . Abc

Bom dia,

Gostaria de saber a vossa opiniao relativo a este mini pc, uso home assistant basico não o queria para videovigilancia nem nada do genero…

Obrigado…

Na minha opinião nunca é “só” para HA, queremos sempre mais :slight_smile:

Eu preferia um RPi a esse equipamento, mas sou eu, porque tenho alguns…

Já tive RPi e migrei para este https://rb.gy/7sgdev e neste momento tenho cerca de 40 serviços distintos (docker’s) em 4 VM’s no Proxmox e a média de utilização do CPU anda nos 30%.

Apenas tenho 16Gb de memória, que naturalmente estão quase sempre ocupadas. Próximo passo é fazer upgrade para 32Gb.

Essa motherboard já traz um processador é? Será que isso aguenta com um sistema de cctv adicionado no HA?

Sim já vem com CPU. Tenho o Zoneminder com, neste momento, duas cameras integradas no HA apenas para controlo. O trabalho de gravação, etc é feito pelo ZM.
Tudo em docker.

Boas pessoal!

Estou aqui a precisar de umas ideias…

Apesar de já ter dado uma vista de olhos aqui pelo fórum não encontrei o que pretendia…
Neste momento tenho dois RPI3B.
Um a correr o home assistant que neste momento começa a ficar no limite do uso de memória daí estar a procurar soluções.

O outro RPI está a correr dois serviços, hyperion e um gestor de torrents.
Tendo este ligado tenho acesso através da rede ao que está no disco anexado.

A ideia seria adquirir um NUC e poder ter tudo nele e futuramente poder adicionar algo mais.
A questão está no que escolher, devido a haver tanta variedade…

Pelo que andei a ver o ideal seguindo via NUC seria usar o proxmox, correcto?
Permitiria-me ter o Hassio a correr e ter acesso ao painel de addons, certo?
E assim ter os outros serviços do outro RPI também a correr simultaneamente no nuc…

Posto isto, o que me aconselham?

Desde já o meu muito obrigado…

Sim, é a melhor opção.

Podes instalar a versão que quiseres, Core ou Supervised.

Qualquer um que tenha no minimo 8gb de memoria, se o consumo é uma preocupação opta pelos N4000 ou N5000 senão vai para i3 ou i5. Quanto ao disco tu é que sabes o que precisas mas no minimo aconselho 250gb.

@fsilva80 não havia necessidade de abrir um novo tópico quando o mesmo assunto já foi debatido no fórum mais que uma vez.
Por essa mesma razão o assunto do teu tópico foi movido para aqui. Podes lêr e reler assuntos relacionados com NUC colocando essa mesma palavra na LUPA do lado superior direito.

Até os 200€ sem contar com memória e disco, há alguns que se destaquem?

Peço desculpa mas já o tinha feito e não tinha ficado bem esclarecido daí ter pensado criar um tópico e não utilizar outro já existente…

O preço é relativo tendo em conta que os preços variam entre lojas mas já sabes o que tens de procurar. Outra solução é comprar em segunda mão ou os equipamentos recondicionados de algumas marcas (pccomponentes por exemplo).


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade