ZigBee - Sonoff ZBBridge como Flashar Tasmota

Olá,

Estou em processo de troca do meu rasp com zigbee2mqtt por uma gtw zigbee sonoff, já a flashei com tasmota e depois segundo percebi existem duas formas de por a gtw a funcionar com o HA 1 - via a integração Zigbee home automation, testei esta solução os devices e as suas entidades foram criadas de forma automatica, apenas o status da bateria das entidades não aparecia corretamente. como achei que em caso de problemas MQTT seria mais simples de detetar e resolver e decidi avançar com o metodo 2 - via MQTT, tenho a gtw a enviar o trafego para o broker MQTT mas o HA não cria as entidades de forma automatica.
Alguem sabe o porque? e como dar a volta?

Com ZHA só ainda tenho sensor de temperatura da sonoff, está tudo ok até com o power

Não… O tasmota, neste caso, comunica com o HA recorrendo a SOCAT, se não me engano, ou seja, uma espécie de serial por TCP…

Boas, flashei o sonoff bridge como no tutorial correu tudo bem mas a fazer a integração com ZHA dá me erro, diz k que não é possível conectar-se ao dispositivo ZHA, alguém sabe o que possa ser?

@Gui.f sem colocares aqui o erro, é dificil alguem te poder ajudar.

Mas é esse o erro k diz, vou deixar um print

Tens mesmo a certeza que o ip da bridge é esse?

Sim tenho, foi esse k reservei e consigo aceder a ele pelo browser

O que colocaste aqui?

Escolheste Manual? Se tens a certeza que o IP é esse recomendo-te a tentar de novo e verificar se não te enganaste em nada.

Sim manual conforme tutorial, vou começar do início again, para ver se não salto nenhum passo

Finalmente consegui, não faço a mínima ideia do que diz de diferente ( acho k nada ) mas já funciona :grin:

Por vezes nada melhor que repetir os passos de inicio. :slight_smile:

1 Curtiu

Segui o tutorial e já tenho o tasmota, mas agora esta a dar erro ao fazer o update do ficheiro ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota

Alguém pode ajudar?

Fizeste o download carregando no botão “download” ou foi click direito rato e save as?
Da primeira tentativa qd fiz download do ficheiro, fiz click direito e save as e e deu-me erro “magic… Qualquer coisa”

Sim.
Consegui flashar com ncp-uart-sw_6.5.5_115200

O que tens no inicio dava erro

Na altura que flashei o meu foi com o que lá tenho, deu erro pelas razões que te disse atrás.
Recentemente houve um amigo que flashou o dele , estou só à espera que confirme a versão que usou.

Confirma que flashou com “ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota” , lembrou de uma coisa , a tua bridge pode ser de versão anterior às nossas, nesse caso só aceita a versão a baixo.

image

Não te sei dizer como se verifica a versão, na PCB vinha escrito qualquer coisa como 2020.xx.x.x ( talvez data fabrico)

Poderá estar relacionado com a versões da placa!
Neste momento não consigo confirmar qual é a minha.

No teu tutorial, não tinha entendido a 100% a parte do “download” e “save as” (agora já entendi), e não te sei dizer como fiz exatamente.

De qualquer forma, está a funcionar bem no HA

Estou neste momento a tentar colocar o Sonnoff, estou na parte de fazer firmware upgrade, dá-me sempre Upload Failed Upload aborted e nos logs dá isto

00:01:43 CFG: Saved to flash at FB, Count 11, Bytes 4096
00:01:43 UPL: File ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota ...
00:01:43 UPL: File type 4
00:01:46 UPL: Successful 190272 bytes
00:01:46 HTP: Upload transfer
00:01:47 XMD: Init bootloader
00:02:17 XMD: Bootloader timeout
00:02:17 XMD: Restarting
00:02:18 HTP: Upload done

Tentei com a versão mais recente 9.X e estou agora com a 8.5.0 que é a mesmaque tens no tópico, já experimentei as 2 versões do ota e já tentei fazer o download direto e pelo save as, nenhum dá.
Também já procurei na net, mas não encontrei soluções :man_shrugging:

A versão da ZBBridge: v1.1 2020.02.28

Não te enganaste nos pinos como aconteceu a um amigo, que flashou o modulo zigbee com o tasmota, o modulo pelos vistos aceitou, os sintomas é que intermitentemente aparecia na rede wifi, desaparecia , aparecia o AP tasmota e depois ia a baixo.

O download do FW tem de ser feito no botão “download” da pagina , qd fiz botão dir rato , save as , deu erro, não sei bem o que tem a haver mas o fcto é que deu erro.
Quanto ás versões do FW para o modulo zigbee, já tentaste a ncp-uart-sw_6.5.5_115200?

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade