ZBMini ou dispositivo zigbee similar

Viva,
Já tenho uma rede zigbee há algum tempo, mas composta fundamentalmente de dispositivos Ikea (tradfri), Xiaomi e Silvercrest (lidl). O meu home assistant corre numa NUC (após um tempo a correr num Raspberry PI), usando um CC2531.
Apesar de ser o meu primeiro post, costumo visitar este forum regularmente para ideias, pelo que gostava de ter algumas sugestões da comunidade.

Vou mudar de casa para um apartamento novo (ainda está em construção), e já que não vai incluir nenhuma inteligência, gostava de adicionar alguns extra. Refiro-me a tornar os interruptores de iluminação e também os interruptores dos estores mais inteligentes.
Pelo que pesquisei no fórum, a comunidade parece ter a preferência por dispositivos wifi (Shelly) para os interruptores e zigbee para sensores. Eu gostava de privilegiar a tecnologia Zigbee para não sobecarregar a rede wifi com muitos dispositivos (apesar de não aumentar a carga ao nível de dados, aumenta a carga de gestão), além do mais Zigbee é uma tecnologia optimizada para IoT.

Sendo assim, gostava de saber se alguém tem alguma recomendação para dispositivos zigbee para colocar atrás dos interruptores. Parece-me que o ZBMini seria uma boa aposta, alguém que tenha experiência com eles?
Relativamente ao controlador do estore, alguma sugestão?

Ainda relativamente à luminária, estava a pensar colocar uns focos, que seriam controlados pelos tais controladores zigbee. No entanto, gostava que fossem dimáveis. Seria melhor comprar uns focos dimáveis Zigbee, ou uns focos normais e colocar umas lampadas zigbee?

Os meus requisitos mais importantes:

  • que os interruptores originais funcionem sempre (independentemente se o home assistant está online)
  • que não tenham ruidos parasitas
  • minimizar o risco, portanto dispositivos que sejam certificados

De referir que ainda faltam alguns meses para o apartamento estar pronto. Até lá, vou-me entretendo com a pesquisa :slight_smile:

Agradeço desde já as ideias que forem surgindo.

Se o apartamento ainda não tiver a instalação elétrica colocada, aconselho-te a pedires ao eletricista para colocar todas caixas fundas em todas as caixas de aparelhagem, colocar aparelhos por traz dos interruptores e das tomadas quando as caixas não são fundas, as vezes é um bico de obra…

Outra coisa que deves pedir ao eletricista, se ainda fores a tempo, é para contar com a eletrificação dos estores.

Quanto aos módulos, eu estou a passar a minha instalação toda para ZigBee, desde interruptores, tomadas e reles inteligentes para calha DIN, insto porque tirando os Reles Aqara LLKZMK11LM não conheço outros reles para colocar atrás dos interruptores que meçam o consumo de energia (infelizmente os módulos Xiaumi tem que ser colocados nas caixas de derivação).

Assim, tenho módulos interruptores ZigBee de 1 via, 2 vias e 4 vias

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/TS0001_switch_module.html#tuya-ts0001_switch_module

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/TS0002_switch_module.html#tuya-ts0002_switch_module

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/TS0004_switch_module.html#tuya-ts0004_switch_module

Tenho módulos reles da Xiaumi Aqara, já mencionados, 1 está a ser usado na ventilação da cozinha, uma vez que estes módulos são duplos e têm a particularidade de poderem ser configurados para só poder estar um relê ligado de cada vez, e no caso das ventilações com duas velocidades, é importante que não se liguem as duas velocidades ao mesmo tempo. Vou utilizar outro modulo destes para controlar a ventilação da casa de banho, porem este vou coloca-lo numa caixa DIN e ficará junto com outros relês DIN numa caixa especifica.

Tenho também módulos Relês Inteligentes com medição de consumo para controlar todos os aparelhos que não consumam mais de 10A.

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/TS011F_din_smart_relay.html

Tenho também outro modulo Relê inteligente mas de mais amperagem, mas que na realidade a única coisa que faz é medir o consumo total da instalação (desativei o relê uma vez que não quero que o mesmo ou alguém se lembre de o tentar desligar. O Relê é biestável, pode permanecer sempre na posição de ligado e o mesmo suporta 80A). Mais tarde irei instalar mais um relê destes para controlar o fogão.

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/TS0601_din.html

Na maioria dos equipamentos elétricos tenho Smart plug’s para medir o consumo dos mesmos.

Para controlares os estores, podes usar estes módulos.

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/TS130F_dual.html

Obrigado pela resposta tão completa e pelas dicas!
Já não vou a tempo de escolher as caixas, mas confio que sejam grandes porque o construtor disse-me que, apesar de não apostarem na automação, queriam deixar essa opção em aberto para os proprietários. Principalmente porque os sistemas chave na mão são muito caros e depois nem todos os proprietários dão valor a isso.

Relativamente aos estores já são electrificados, só falta realmente o relay para automatizar.

Obrigado mais uma vez pela extensa lista de sugestões. A medição do consumo não é uma função que eu dê grande importância, mas é de facto útil e pode ser uma adição interessante.

Só mais 2 questōes, se não te importares: caso o home assistant esteja em baixo, ou os relés não estejam emparelhados, o interruptor (clássico) funciona na mesma?
E caso haja um corte eléctrico geral, eles mantém o estado quando volta?

Um problema que tenho tido com a minha rede actual é que quando recuperam de um corte eléctrico, as luzes tradfri e silvercrest ligam automaticamente. E só depois do home assistant acabar de arrancar é que as posso desligar com os meus interruptores wireless. Confesso que ainda não perdi tempo a investigar este tema.

Quase todos os meus dispositivos inteligentes funcionam autonomamente, tirando o termoacumulador e a ventilação das casas de banho.

Todos os medidores de corrente estão programados para estarem ligados quando volta a corrente, ou seja se eu os deligar, e entretanto faltar a corrente, quando a mesma voltar os medidores ficam na posição on.

Isso é algo que pode ser programado para cada um dos dispositivos, podem ser programados para ficarem ON quendo regressa a energia, para estarem OFF, ou para ficarem no estado em que estavam no momento em que faltou a corrente.

Quanto às luzes inteligentes, só tenho uma lâmpada inteligente da Silvercrest e ainda não a experimentei, mas se não for possível alterar o estado da mesma quando liga, de certeza que leva guia de marcha.

Até ao momento, o meu Home Assistant nunca pendurou, e todos os dispositivos voltam à posição para a qual os programei quando há uma falha de energia.

Obrigado mais uma vez pelo feedback, a tua solução é muito interessante.

Bloco de Citação

Tenho 2 candeeiros altos da silvercrest que tem esse problema: quando fala a luz eles regressam sempre ligados. Além do mais têm um ruído parasita irritante quando estão desligados.

E não dá para colocar um dispositivo inteligente no candeeiro em vez das lâmpadas?

Tipo um dispositivo destes:

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/SWITCH-ZR02.html

Ou destes:

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/TS0011_switch_module.html

As lâmpadas inteligentes não me convencem, principalmente porque as mesmas têm que estar permanentemente energizadas, ora se o HA falhar, como é que se vai conseguir controlar essas lâmpadas?
Eu comprei uma lâmpada inteligente da Silvercrest para experimentar, e é para ser colocada no hall/corredor.
Mesmo tendo o HA, esse hall tem sensores de movimento que ligam automaticamente a luz, mesmo que o HA não esteja a funcionar. De salientar que o interruptor do hall serve apenas para forçar a luz do mesmo a manter-se ligada, ou seja sobrepõe-se ao sensor de movimentos. Nesta situação, posso perfeitamente ter uma lâmpada inteligente que só funcionará se o HA estiver a trabalhar, porem se a mesma ficar ligada após um corte de energia e só desliga depois do HA estar online, vou ter que optar por outra solução.

Não é um candeeiro normal. Na verdade não é Silvercrest, mas também comprei no Lidl, da marca Livarno:
https://www.zigbee2mqtt.io/devices/14153905L.html
O candeeiro em si funciona bem, dá para mudar a temperatura da luz e a intensidade. Mas quando está desligado tem aquele ruido parasita irritante.

Quanto às lâmpadas, estou a pensar numa solução semelhante para os meus futuros focos. Ou comprar focos já inteligentes (caso existam) ou focos normais controlados pelos relays Zigbee com lâmpadas dimáveis Zigbee. Ainda não pesquisei muito sobre o assunto.

Se possivél, experimenta trocar a fase com o neutro. Costuma resolver este tipo de problemas.

Neste caso, o ruído vem do transformador, mas só está presente quando a luz está desligada (ou seja, em standby).
A única hipótese de fazer alguma alteração do género é tentar abrir o dispositivo, mas não me parece que vá ter grande sucesso.

Obrigado na mesma pela sugestão.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade