Viva,
Já tenho uma rede zigbee há algum tempo, mas composta fundamentalmente de dispositivos Ikea (tradfri), Xiaomi e Silvercrest (lidl). O meu home assistant corre numa NUC (após um tempo a correr num Raspberry PI), usando um CC2531.
Apesar de ser o meu primeiro post, costumo visitar este forum regularmente para ideias, pelo que gostava de ter algumas sugestões da comunidade.
Vou mudar de casa para um apartamento novo (ainda está em construção), e já que não vai incluir nenhuma inteligência, gostava de adicionar alguns extra. Refiro-me a tornar os interruptores de iluminação e também os interruptores dos estores mais inteligentes.
Pelo que pesquisei no fórum, a comunidade parece ter a preferência por dispositivos wifi (Shelly) para os interruptores e zigbee para sensores. Eu gostava de privilegiar a tecnologia Zigbee para não sobecarregar a rede wifi com muitos dispositivos (apesar de não aumentar a carga ao nível de dados, aumenta a carga de gestão), além do mais Zigbee é uma tecnologia optimizada para IoT.
Sendo assim, gostava de saber se alguém tem alguma recomendação para dispositivos zigbee para colocar atrás dos interruptores. Parece-me que o ZBMini seria uma boa aposta, alguém que tenha experiência com eles?
Relativamente ao controlador do estore, alguma sugestão?
Ainda relativamente à luminária, estava a pensar colocar uns focos, que seriam controlados pelos tais controladores zigbee. No entanto, gostava que fossem dimáveis. Seria melhor comprar uns focos dimáveis Zigbee, ou uns focos normais e colocar umas lampadas zigbee?
Os meus requisitos mais importantes:
- que os interruptores originais funcionem sempre (independentemente se o home assistant está online)
- que não tenham ruidos parasitas
- minimizar o risco, portanto dispositivos que sejam certificados
De referir que ainda faltam alguns meses para o apartamento estar pronto. Até lá, vou-me entretendo com a pesquisa
Agradeço desde já as ideias que forem surgindo.