[WIP] O meu Home Assistant

Caros,

Tenho vindo a explorar o Home Assistant há alguns meses aproveitando um Raspberry Pi que tinha parado tenta juntar num só sistema várias plataformas que já tenho.

Tenho vindo a adicionar equipamentos ao meu home assistant mas ainda estou longe de onde quero chegar.

De qualquer forma aqui fica o que já tenho e que já meu deu muito trabalho, se vos interessar posso deixar mais info sobre o que usei e como implementei.

O meu objectivo é meter a bombar num tablet na parede para ser usado por todos de forma simples e directa, mas por enquanto uso essencialmente no tlm.




A minha filosofia tem sido investir tempo apenas no HA e não no hardware, o que faz com que procure hardware plug-n-play, barato e, se possível, de fácil integração com o HA.
Já a minha abordagem tem sido ir comprando componentes aos poucos, aproveitando sempre promoções, que vou acrescentando também para que o resto da familia se vá habituando aos poucos às novidades. Também é importante que tudo funcione como é esperado sem ter que estar a dar formação a ninguém para aceder uma luz por exemplo.

Em termos de hardware o que tenho é o seguinte:

  • Raspberry Pi a correr Hassio ligado por cabo de rede ao router e alimentado pela porta USB do Router da Nos

  • Router Tenda AC9 ligado ao router da Nos principalmente para poder definir IP’s para todos os dispositivos. Defini ranges de IP’s para tipos de dispositivos, por exemplos lampadas vão do 192.168.0.120 ao 192.168.0.135.
    O router é uma peça importante na automação porque com tantos dispositivos ligados o congestionamento começa a notar-se.

  • Gateway Xiaomi porque permite ligar vários tipos de sensores, botões e outro tipo de dispositivos de forma simples, com grande duração de bateria e principalmente baratos. Infelizmente o preço baixo afecta a sua fiabilidade.

  • Transmissor de IR e RF Broadlink RM Pro que uso essencialmente para transmitir RF.

  • Efergy (https://efergy.com/engage-online-monitoring/) para controlar os consumos eléctricos cá de casa. É bastante simples de instalar e permite ver também no browser em tempo real. Infelizmente a integração com o HA não foi nd simples mas consegui dar a volta :wink: Se quiserem posso falar mais sobre isto.

  • Termostato BEOK (http://www.beok-controls.com/pro_view.asp?id=71) com wifi q integra muito bem com o HA. Se quiserem posso falar mais sobre isto.

  • TV’s com Internet

  • Google Home Mini comprado no Black Friday essencialmente para tocar rádio via HA ou Spotify. Estou à espera de outra promo para mandar vir um para cada divisão

  • Sensores de movimento com luminosidade Xiaomi de ambas as marcas. Infelizmente pouco fiáveis.

  • Sensores de temperatura e humidade da Xiaomi de ambas as marcas que infelizmente demoram mto a actualizar mas que consegui usar para automatizar o termostato da Beok.

  • Candeeiros com uma só lampada usam lampadas Yeelight

  • Candeeiros com várias lampadas usam uma tomada inteligente - ou com wifi, ou xiaomi ou RF

  • Candeeiros de texto acendem com interruptores Livolo ou semelhante através de RF - não precisam de neutro, podem substituir os interruptores normais e podem ser automatizados via RF.

  • Várias tiras led com o controlador wifi Magic Home automatizados com sensores de movimento ou botões

  • Vários botões Xiaomi colocados em vários locais especificos da casa com diversas funções entre 1 toque, 2 toques e pressionar que permitem iniciar várias automações

Como referi, ainda tenho muito trabalho pela frente mas se quiserem saber mais alguma coisa sobre o meu Work In Progress avisem. Pelo que tenho visto aqui no fórum tenho tido uma abordagem diferente pelo que posso deixar info mais técnica sobre algum componente q integrei sem problemas.

8 Curtiram

@ricardopinto a parte dos jogos de futebol está engraçada. Podes partilhar mais detalhes?

1 Curtiu

Gostei do interface para definir as temperaturas mínima e máxima :wink:
Infelizmente as opções que o HA dá para estes formularios são pouco editaveis. Espero que o novo lovelace trabalhe nessa flexibilidade.

Quando ao tablet… já tens alguma ideia ? Já ouvi malta falar no Amazon Kindle que tem sempre o display on e a bateria dura semanas.
Dá uma olhada no HAdashboard que é feito para ser visto à distancia :slight_smile:

Depois quando tiveres o tablet a bombar alerta… estou interessado em colocar um ao lado da porta de entrada de casa.

3 Curtiram

@P2mb2
Tenho um Fire 7 no hall de entrada e funciona muito bem com HADashboard e Fully Kiosk Browser.

A interface que ele está a usar é o Lovelace.

1 Curtiu

Obrigado pela partilha! para mim, que estou “neste mundo” á pouco tempo, ver os projetos de outras pessoas ajuda sempre na inspiração. Podes partilhar os dispositivos que usas, por exemplo, sensores de movimento, lux, energy meter e já agora, na ultima imagem, escolhes a radio que queres ouvir e ouves onde? nos google mini?

É só ir a https://www.fctables.com/widgets/ e escolher os widgets que queres das equipas que queres :wink: Depois integras como iframe.

Andei a procurar um que faça o mesmo com notícias ou feeds RSS, conheces algum?

1 Curtiu

Eu, como muitos portugueses, tem aquecimento central com caldeira a gás. E também como muitos portugueses, tenho divisões mais frias que outras. No meu caso, os quartos são os mais frios - apanham menos sol - mas o termostato está na sala. Então o que fiz foi criar uma automação que, entre X a X horas, caso o quarto mais frio fique abaixo de YºC liga a caldeira via termostato, quando chegar a ZºC desliga.
Os próximos passos é garantir que tal só acontece se estiver gente em casa e nos respectivos quartos, o que tem sido missão impossível!

O Lovelace até tem um componente visualmente diferente e intuitivo para os termostato mas não consegui usá-lo para desligar - apenas conseguia desligar colocar a temperatura a 5ºC o que não me parece boa abordagem.

Comprei um em promo a menos de 70€ m ficou na alfandega - estou à espera dele. Estou a pensar usar o Fullkyosk mas o grande desafio vai mm ser como o colocar na parede de forma a ser útil, ergonómico e n se notar o cabo de alimentação. N o queria ter com o ecrã sempre ligado, vamos lá ver o que consigo fazer, depois partilho aqui.

1 Curtiu

Queres partilhar uma foto de como o colocaste? Algum suporte de parede? E como o manténs com bateria? E como fazes para ligar o ecrã? Usas a camara do tablet?

Actualizei o meu primeiro post adicionando o hardware que estou a usar. O que uso para os controlos electricos é o Efergy que apesar de n ser a solução mais barata parece-me a mais simples de colocar a funcionar.
Para o interligar recebo os dados do servidor da efergy e depois mostro-os como pretender.

Dá para definires qualquer media_player mas neste momento apenas meto a dar no Google Mini e na Xiaomi Mi Box ligada à tv da Sala.
O objectivo é ter vários Googles mini pela casa e mandar tocar na casa toca :wink:

1 Curtiu

Não conheço. Entretanto se achares diz…

@ricardopinto obrigado pela tua partilha. Ainda nao tinha tido essa ideia do futebol para widget… Mas como fizeste para a imagem ficar centrada na janelinha? e como colocas-te os proximos jogos com datas a começar por cima e nao por baixo?
Obrigado

https://gyazo.com/7e3b2950829826776519372076188ef6

Este é o meu código para essa view

  - title: 'Futebol'
    icon: mdi:soccer
    cards:
      - type: vertical-stack
        cards:        
          - type: iframe
            url: https://www.fctables.com/teams/fc-porto-185014/iframe/?type=team-last-match&lang_id=12&country=175&template=23&team=185014&timezone=Europe/Lisbon&time=24&width=490&height=200&font=Verdana&fs=12&lh=22&bg=FFFFFF&fc=333333&logo=1&tlink=0&scfs=22&scfc=333333&scb=1&sclg=1&teamls=80&sh=0&hfb=0&hbc=3bafda&hfc=FFFFFF
            aspect_ratio: 38%

          - type: iframe
            url: https://www.fctables.com/teams/fc-porto-185014/iframe/?type=team-next-match&lang_id=12&country=175&template=23&team=185014&timezone=Europe/Lisbon&time=24&width=490&height=200&font=Verdana&fs=12&lh=22&bg=FFFFFF&fc=333333&logo=1&tlink=0&scfs=22&scfc=333333&scb=1&sclg=1&teamls=80&sh=0&hfb=0&hbc=3bafda&hfc=FFFFFF
            aspect_ratio: 38%
        

      - type: vertical-stack
        cards:
          - type: iframe
            url: https://www.fctables.com/portugal/liga-zon-sagres/iframe/?type=league-scores&lang_id=12&country=175&template=23&team=185014&timezone=Europe/Lisbon&time=24&width=490&height=440&font=Verdana&fs=12&lh=22&bg=FFFFFF&fc=333333&logo=1&tlink=0&scoreb=f4454f&scorefc=FFFFFF&sgdcoreb=4a3beb&sgdcorefc=FFFFFF&sh=0&hfb=0&hbc=3bafda&hfc=FFFFFF
            aspect_ratio: 100%

          - type: iframe
            url: https://www.fctables.com/portugal/liga-zon-sagres/iframe/?type=table&lang_id=12&country=175&template=23&team=185014&timezone=Europe/Lisbon&time=24&po=1&ma=1&wi=1&dr=1&los=1&gf=0&ga=0&gd=0&pts=1&ng=0&form=0&width=490&height=700&font=Verdana&fs=12&lh=22&bg=FFFFFF&fc=333333&logo=1&tlink=0&ths=1&thb=1&thba=FFFFFF&thc=000000&bc=dddddd&hob=f5f5f5&hobc=ebe7e7&lc=333333&sh=0&hfb=0&hbc=3bafda&hfc=FFFFFF
            aspect_ratio: 100%
2 Curtiram

obrigado por partilhares, a minha ideia também usar os minis pela casa para dar som e fazer de assistente. Até pq eles tb teem tts nativo.
Também vou andar atrás de colocar o tablet na entrada, por agora vou deixar um cabo e caixa e depois tb quero tratar disso. Gostava de conseguir que ele n estivesse sempre ligado, acho que dá para fazer com a camara ou assim mas nunca testei.

@pjanuario
Se usares o Fully Kiosk Browser podes definir o time out para desligar o ecrã e utilizar a camera ou o micro para ligar de novo o ecrã.

Eu pessoalmente uso o relógio como screensaver porque dá muito jeito.

1 Curtiu

Parece uma excelente ideia.

Jà estou a experimentar o Fully Kiosk Browser e de facto parece cumprir com o que promete e é a melhor solução para o HA num tablet.

Mas, para mim, a grande dificuldade é como meter o tablet na parede, sempre ligado à corrente. Passar o cabo de alimentação é relativamente simples mas queria algo que ficasse esteticamente bem e simples de instalar mas parece que só vendem kits para paredes de pladur em que é preciso abrir um rectangulo na parede :-/

1 Curtiu

Existe uma coisa mágica chamada… velcro autocolante!

Pois… também há imans próprios para tablets. Mas queria algo mais clean de forma a esconder a ligação do cabo ao tablet como isto

1 Curtiu

Ou imprime-se em 3D ou arranjas uma moldura para fotos onde o tablet caiba.

Quais é que viste com o buraco? É que a minha casa ainda dá para fazer buracos. :smiley: e por agora só ia deixar uma caixa de derivação, talvez consiga já resolver o assunto. :smiley:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade