VPN para aceder ao Homeassistant e dispositivos

Se calhar e para não ter que criar muito mais coisas, poderia entrar via vpn e fazer as alterações directamente no sonoff que pretendesse, mas vpn são pagos e não são propriamente baratos. Existe a alternativa teamviewer ou algum outro processo que seja gratuito ou pelo menos que se compre e fique?

Não…vpn não é pago…caso tenhas um router que tenha essa funcionalidade. Mas nesse campo o @tmarquespt ou @Luis_Andrade poderão te ajudar melhor.

Olá Rui,

antes de mais peço-te que respeites o assunto dos tópicos. É prático ir colocando tudo no mesmo, mas torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo. Novo Assunto -> Novo Tópico

Respondendo à tua pergunta, existem vpns pagas mas para outro tipo de soluções. Neste caso o que queres é aceder à tua rede, pelo que o servidor tem de estar ‘dentro de tua casa’, e não tem custos directos.

Se o teu router tiver server de VPN configuras aí (não conheço nenhum de operador que tenha isso disponível neste momento). A alternativa é colocares ‘junto’ ao HA. Se usares o homeassistant em cima de linux podes configurar lá. Se o teu setup for Hassio ‘puro’ tens de esperar que o frenck termine o addon para VPN. Podes acompanhar aqui

Isto partindo do princípio que não queres mais hw. Podes sempre colocar um PI ‘só’ para isto.

Teamviewer é para acederes a uma máquina windows. E é pago (ou ficas rapidamente limitado a sessões de 5m). Podes usar se tiveres um pc em casa onde aceder. Não me parece grande solução para o que queres. Já agora andares a ligar-te individualmente aos sonoffs para alterar os timers quando estás de férias tb não me parece muito prático…

Light reading -> VPN

Viva
o Ha está a corer em windows , é o Hass.io, o router é de operador e é o HG8247Q da vodafone, onde dissem que posso usar o OpenVPN, mas esse tambem se paga

Olá Rui,

como disse anteriormente não tenho conhecimento de que algum router de operador faça de servidor de VPN. Não quer dizer que não existam. Tens algum link onde tenhas visto essa informação?

OpenVPN não se paga.

‘O OpenVPN é um software livre e open-source para criar redes privadas virtuais do tipo ponto-a-ponto ou server-to-multiclient através de túneis criptografados entre computadores.’ Podes ver o resto aqui

Se a tua ideia é continuar a correr o Hassio num pc windows sempre ligado podes configurar o windows como servidor de VPN.
Googla ‘windows as vpn server’ e segue um tutorial.

viva
O que estive a ler está aqui.

Retirei do link que enviaste:

Estás a confundir conceitos.
VPN Server -> recebe/gere as ligações de VPN e trata da autenticação
VPN PASSTHROUGH -> O router tem de encaminhar os pacotes de VPN para o servidor de VPN. Portas e protocolos (atenção que são coisas diferentes) dependendo da tecnologia utilizada.

Como te disse antes, se não estás à vontade com VPN e tens um PC sempre ligado em casa segue um tutorial.

Este é o primeiro que aparece com os termos que te aconselhei a pesquisar no post anterior. 10 minutos depois tens vpn a funcionar.

Agradeço e peço desculpa por certas falhas e desconhecimentos, mas o que pretendo é fazer isso e aceder através do telemovel quando estou fora de casa.
Isso dá ??

@miruim passa por favor no chat se tiveres no PC, tens um icone do lado esquerdo, se tiver no tlm tens um icone em cima com o simbo de chat, e entra na sala Geral Sff

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade