Dúvida com automação de estores

Atualização:

Na terça apaguei a parte da automação relacionada com os dias da semana e deixei apenas a condição para o fim de semana. A ideia era ver o que acontecia durante a semana e a que horas os estores iam ativar no fim de semana. Para já o resultado é este:

Quarta - Os estores não abriram
Quinta - Os estores abriram às 8h (hora que existia na programação que eliminei!!!

Começo a pensar que o problema não está na automação mas em alguma interferência ‘externa’. Neste caso particular, tenho um interruptor RF da Livolo que é comandado por um emissor Broadlink. Vou ver o que acontece nos próximos dias, se continuar a abrir inesperadamente vou bloquear o acesso para fora da rede ao Broadlink para verificar se o ‘chinês’ deixa de abrir o estore :smile: Outra hipótese é existir algum sinal na mesma frequência, mas dada a puca densidade populacional na zona e a precisão horária com que aparentemente isto acontece deixa-me dúvidas nessa hipótese.

@Luis_Martins, presumo que tenhas reiniciado o HA por completo, apenas o core ou as automações não é o suficiente. Além disso confirma se o comando para abrir os estores não está a ser publicado com retain

Eu faço uma sugestão diferente:

Primeiro, e porque a maior parte de nós tem horarios diferentes durante a semana e ao fds cria uma variavel global só mesmo com isso:

binary_sensor:

  - platform: template
    sensors:
      working_day:
        value_template: '{{ not now().isoweekday() in (6,7) }}'
        friendly_name: 'Dia de Semana'
        entity_id: sensor.time

Assim podes fazer qualquer outra automação sem estares sempre a replicar código:

Quanto a tua automação tenta assim:

  automation:
  # Open shutters weekdays
  - alias: 'Open shutters'
    trigger:
      - platform: time
        at: '08:00:00'
          
- condition: and
    conditions:
    - condition: state
      entity_id: sensor.working_day
      state: on
    action:
      service: switch.turn_on
      entity_id: switch.shutter_main_room 

  # Open shutters weekend
  - alias: 'Open shutters weekend'
    trigger:
      - platform: time
        at: '09:00:00'
                     
    condition:
     - condition: state
       entity_id: sensor.working_day
       state: off
    action:
      service: switch.turn_on
      entity_id: switch.shutter_main_room

PS: O que usas para controlar os estores? São os motores que tem RF ?

@j_assuncao Sim, reiniciei por completo. Penso que neste caso, com comando RF + Broadlink, não existe a opção retain (mas vou confirmar)

@jpm, excelente ideia. vou implementar no meu sistema.

Neste estore em particular (único com este problema) uso um interruptor de estores livolo (com RF) e uso o Broadlink RM pro para emitir os comandos.

Foi o 1º teste com estores que fiz depois, para os restantes, optei por utilizar o sonoff dual com firmaware espurna, solução mais económica ( e até ver mais robusta).

@jpm esse template não toma em atenção os feriados :slight_smile:

Recomendo https://www.home-assistant.io/components/binary_sensor.workday/

- platform: workday
  country: PT  
2 Curtiram

É simples utilizar o sonoff dual para controlar os estores? Obrigado.

@poliveira 📑 MadBlinds v1 - Como ligar estores eléctricos a um Sonoff Dual (descontinuado)

Top , desconhecia !!!

Gostava de saber o seguinte. Existe alguma possibilidade de se criar algo em seja possível definir a hora e o dia da semana que se quer para fazer subir ou descer as persianas?
Refiro-me a algo que se possa clicar para marcar e desmarcar e outro campo para selecionar a hora.
Já existe algo sobre isso?

Cumprimentos

é uma coisa deste estilo que queres?

Era uma coisa mais isto, ou que permitisse isto

Não teria de ser uma coisa tão complicada, mas ser essa a finalidade

@miruim ao ler com mais atenção o que tu queres fiquei com a sensação, que o que se calhar não faz muito sentido…
Podes descrever-nos o cenário… do que tu queres mesmo que aconteça??

Se calhar até nem faz, mas aquilo que eu pretendia era uma coisa semelhante à imagem que está em cima que me permitisse , caso estivesse fora de casa ou de férias poder controlar as coisas, sem me preocupar em estar a ligar.
Será que posso entrar na configuração do sonoff , mesmo estando fora de casa ?

Podes…utillizando uma vpn. Mas continuo a não entender mesmo o que tu queres fazer…
Caso estiveres de férias queres fazer o que ao estores? tenta detalhar mais para que possamos entender na integra…tas a ser vago.

vamos lá a ver se eu me consigo explicar.

Vou de ferias e pretendo que deixar definido que na segunda as persianas abram as 8 na terça às 9 e por aí a diante e fechem a uma hora determinada podendo variar de dia para dia ou até mesmo clicar e dizer que é semanalmente, mas a qualquer momento, por uma determinada situação (lembrar-me que por exemplo nesse dia é feriado ou pura e simplesmente deixe de ter interesse, possa facilmente alterar e ter no UI.
Caso vá por VPN, já vi que posso fazer isso, mas gostava de ter essas opções directamente.

Ok então segundo percebi, tu queres uma simulação de como tivesse gente em casa para que essa situações ocorram sozinhas sem teres que te preocupar é isso?

Sim. Também é isso. Uma das funções é isso, mas poderá ser usado como programador. Posso querer por exemplo chocar ovos, e poder criar um temporizador, podendo re-ajustar quando quiser

eheeh uma coisa cada vez :wink: para isso da simução de férias é fácil, basta um input_boolean com o nome férias estando na sua posição inicial off…

E depois uma data de automações random que fazem uma panóplia de coisas , em diferentes dias e horas que queiras… Se calhar para esse tipo de coisa é o caminho mais fácil a seguir, sem teres grandes preocupações.

3 mensagens foram divididas em um novo tópico: VPN para aceder ao Homeassistant e dispositivos


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade