Utilizar Shelly para abrir portão remotamente

Estou numa situação igual, aproveito o tópico e espero que o Luís Belo não se importe…

Vou instalar um kit de motorização no portão de minha casa (duas folhas, de abertura ao mesmo tempo). A placa controladora do kit é esta

A placa é alimentada a 220v AC, mas convertida para 24V DC pelo transformador, e todos os circuitos funcionam nessa voltagem.

A minha intenção é conseguir abrir/fechar o portão a partir de uma app, uma vez que tenho rede wifi com bom sinal junto do portão.

Com um shelly 1 (ou outro, talvez um Sonoff SV, devido à voltagem), se ligar os terminais I/O do Shelly aos pinos 4 e 6 da placa (Total/BP) conseguirei o que pretendo?

Obrigado

Sim, deves conseguir

Boa tarde pessoal,
Só hoje é que meti mãos à obra e tudo a funcionar na perfeição.
A todos o meu obrigado.
Deixo aqui a minha config para ajudar quem precise.

Ligação 5 e 6 do CN3

Agora gostava de integrar into no HA… só é possível por MQTT com firmware de origem?

Ou com ShellyforHass.

Perfeito :slight_smile:
Já está integrado e a trabalhar :wink:
Screenshot_20200213-171622_Shelly
O meu muito obrigado :ok_hand::ok_hand::ok_hand::ok_hand::ok_hand:

1 Curtiu

Olá malta! Estou com dúvidas aqui na minha instalação da mesma solução:

Acham que está correcto?

Não. Pareces estar a misturar AC e DC… O motor deve ser 24v AC e o start é DC. Para o start, na situação inicial, devem seguir 2 fios…

Caro @Maddoctor obrigado pela resposta.

Não sei se percebi bem o que disseste. No manual refere no caso dos que assinalei como “Photo TX/ COM” apenas “+24” e “-24”. Estás a dizer no fundo que essa caixa do comando remoto converte os 24VAC em 24VDC?

Aproveito e deixo uma foto. Os referenciados no manual por “Photo” são os 9 e 10.

Lá consegui pôr a funcionar.
No entanto, após colocar a tampa da caixa o Shelly deixou de comunicar com a rede wifi. Não que esteja muito longe (talvez uns 20m em linha recta com o router), mas talvez o facto da caixa estanque e a distância estejam a dificultar…

Alguém experienciou o mesmo problema? É que mesmo que equacione colocar um repetidor de sinal o mais perto possível, só irei ganhar uns 5 a 6m…

Nesse caso, uma boa opção seria usar um wemos D1 mini pro com antena externa que ficaria fora da caixa e placa de relés… É,no entanto, uma solução mais DIY e menos “fácil” de implementar…

Hoje estranhamente já dá…vou deixar passar mais uns dias para ver se fica estável.
Obrigado

Hoje esteve ligado até ao final da tarde, mas depois passou a desligado.
Entretanto instalei um repetidor a meio caminho e duvido que agora seja por sinal fraco.

Tenho uma pergunta: ele liga-se pelo repetidor automaticamente?

Boas. Podes configurar e reservar um IP estático para os Shelly’s a sua ligação é mais rápida. Podes também configurar uma rede de backup caso tenhas como eu mais que uma rede em casa. Por fim podes ver a força do ssinal que chega ao Shelly , para isso basta abrires o separador informação do dispositivo.

Volto a referir que o Shelly 1 tem dry contact se nao utilizarem o SW. Tenho todos os portoes desde garagem, pedonal, da entrada bem como regas automáticas controladas por Shelly1, A fase e neutro podes ligar a 220V AC e o IO a AC ou DC com outra tensao

Obrigado pelas dicas!
Quanto à força do sinal, indica -83 dBm, o que pelo que pesquisei, está no limite de perder o sinal…mas a verdade é que não tenho mais nenhum sítio onde o colocar o repetidor mais próximo.
Entretanto vou colocar o IP como fixo.

O meu também aparece Fraco no sinal mas como é mesmo para configurar como mommentany switch (configura para 2 segundos) não há problema, funciona bem.

Agora não percebi… isso do “mommentary switch”.
Não sei se tem a ver, mas de facto também ando com o problema de ter de clicar 2x no botão para no fundo desligá-lo, caso contrário fica sempre activo e o portão não fecha.

Ele deverá ser colocado como momentany switch (tenho o meu em ingles que o português ddeles é brasileiro) é a primeira opção no tipo de botão (momentary em Inglês) e depois colocas um Timer ativo opção autooff em 2 segundos. Assim ao clicares no botão fica tipo botão de pressão que está ligado 2 segundo e desliga. Assim podes configurar até várias cenas eu tenho uma cena que ao abrr o portão exterior liga de noite as luzes de acompanhamento e passado uns segundos abre o portão da garagem e respetiva luz…

Quando escolho essa opção aparece um erro a dizer “Falha ao alterar o estado do botão”.

É porque não está a captar bem o sinal. Vai tentando até dar

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade