Utility Meter Sensor (DEPRECATED)

Sim, é esse ficheiro mesmo.

1 Curtiu

da minha parte, já está actualizado…

fiz um update ao ficheiro energy.py e da me agora o seguinte erro no check config

Invalid config for [sensor.energy]: required key not provided @ data['source']. Got None. (See ?, line ?). Please check the docs at https://home-assistant.io/components/sensor.energy/

Desculpa, por uma questão de uniformização alterei o nome de um parâmetro.

é só alterar de source_sensor para source

1 Curtiu

Novos ficheiros adicionados, obrigado @dgomes.

Boa noite @dgomes, também fiz a alteracão do energy_tarriff_pt, e deixou de funcionar apresenta este erro:

Cumprimentos,

acabei de matar o energy_tariff_pt

criei o electricity que suporta as mesmas feature e tem esse bug corrigido :slight_smile:

@dgomes
Então explica lá o que se apaga, o que fica, se a antiga automação ainda é precisa…

Será sempre para apagar qualquer referencia ao energy_tariff_pt (ficheiro tb para apagar)

Se o objectivo for ter apenas contadores mensais:

  • apaga-se a configuração dos utility_meters e a automação (o electricity irá fazer a gestão automática)

caso contrário é mudar a automação para usar o electricity em vez do energy_tariff_pt (ele vai criar meters novos na mesma q podem ser ignorados… depois tenho q colocar uma opção para não o fazer)

@dgomes
E no caso de se querer ter o diário, semanal, mensal e anual deve-se manter a automação?

Sim, nesse caso mantem-se a automação (controlo é feito pelo utilizador)

Para não “misturar” sensores adicionei uma opção nova:

    disable_meters: true

Esta opção remove os utility_meters configurados automaticamente pelo electricity.

Beneficiam da informação da tarifa (Vazio, Cheio, etc) mas partir dai é com o utilizador e as suas automações.

@dgomes, excelente a funcionar sem problemas até agora.
Só uma dúvida, se o valor do sensor que estamos a utilizar no source for a 0 (por exemplo por restart do pzem), os sensores vão continuar a incrementar sem problemas?

terão um soluço momentâneo (pq as contas vão dar um valor negativo que será ignorado) mas continuará a contar bem.

Não sei se estou a pensar bem, mas então no caso do valor ser negativo poderia ser incrementado o valor actual do sensor que deverá ser o aumento desde o restart ate a nova leitura… :slight_smile:

Quando ha um restart eu não sei que valor foi medido antes do restart, é informação que é perdida pela fonte… não ha como eu recuperar.

O valor é negativo pq eu vou fazendo o somatório das diferenças entre leituras, eu até tenho o valor da ultima leitura, mas como a nova leitura é 0, eu não sei qt é q foi medido entre a ultima medida e 0.

Ok, entendo que no restart podemos perder leituras que acabam por não chegar ao ha…

Mas imagina que a nova leitura não é 0, mas sim 5… O diff deverá ser negativo e é ignorada a leitura, o que acho é que nesses casos deveria ser incrementada a própria leitura que neste caso seria 5.

Eventualmente pode estar a escapar-me algum cenário em que isto nao faz sentido. (de qualquer modo em leituras de 10 em 10 segundos em kwh estas perdas devem ser irrelevantes)

bem… esse caso (ser 5 e não 0) é uma situação em q a fonte é q está mal implementada :stuck_out_tongue: devia ter reportado o 0 assim q foi reiniciada.

Mas vou ver o q se arranja para atender esse caso.

Boa noite @dgomes,

Estou na 83.3 … chegua ou tenho que fazer update? :confused:
É que desta para cima o meu HA fica todo baralhado e nao ando om muito tempo :confused:
Obrigado pela excelente dedicação.

é preciso o 0.84 no minimo :frowning:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade