Troca de comutadores e interruptores normais por pressão?

Boas,

Vou mudar os meus interruptores cá por casa porque uns quantos já estão partidos e precisam mesmo de um refresh. Por opção vou continuar nos mecânicos porque acho mais práticos que os digitais.
Ainda não tenho os módulos todos instalados porque ainda não chegaram todos, mas o plano é colocar em todas as caixas de derivação antes das luzes um Sonoff/Shelly1 ou então Shelly2.5 (para as comutadores).

No entanto agora não sei bem o que decidir em termos de interruptores, i.e. se compro normais ou de pressão.
Inicialmente pensei em continuar com os normais porque se tiver de tirar os modulos wifi (por se estragarem, por venda da casa, ou outra coisa qq) não teria de fazer mais nada… mas tenho uma reclamação constante cá por casa que é nos interruptores duplos da casa de banho agora as vezes um está para baixo e outro para cima (e ambos ligados ou desligados) :slight_smile:

Se mudar para interruptores de pressão, havia a solução dos telerruptores que o @dgomes usou, mas está fora de questão porque não tenho nem espaço nem acho que faz sentido andar alterar a instalação actual.
Ainda não tive a ver modelos mas se fossem daqueles com mola (tipo campainha) provavelmente era só tirar a mola :slight_smile: mas de qualquer modo não sou muito fã deste tipo de mola… para mudar preferia algo mesmo tipo push button.

Há alguma outra alternativa que achem viável para cobrir estes cenários?

Obrigado

1 Curtiu

Boa noite, atualmente é o que estou a usar na maioria dos interruptores é mesmo os interruptores de mola(parecidos com os tipicos das escadas de predios) ligados aos sonoffs, onde solodei 2 fios ao botao de pressão dos mesmos, fazendo estes chegar ate a caixa do interruptor, e o sonoff fica junto das lampadas ou candeeiros escondido junto ao tecto. são baratos e faceis de trabalhar. ainda evita que seja preciso adicionar o neutro a caixa do interruptor, só é preciso chantar o fase na mesma caixa, não sei se ajuda mas é o que uso e estou satisfeito. :wink:
Deixo um video identico.
[https://www.youtube.com/watch?v=oUFuuoNfvyc]

É mais ou menos isso o que tenho mas com interruptores normais. Para shelly nao precisa de alterações porque ja tem opção switch. Para os sonoff em vez de soldar no push button usei o gpio14.

A minha preferencia ia para push buttons tipo este:

… mas backward compatibility é um problema… os de mola (tipo escadas predio) tenho de e explorar melhor para ver o que ha… mas n estava muito para ai virado.

schneider zencelo parecem interessantes… pena não haver cá


Eu vou usar de pressão exactamente porque desse modo não existe confusão com a posição do botão e o estado da lampada e vou usar shellys. Tam,bém optei por esta solução exactamente para manter a instalção electrica se um dia quiser tirar os shellys so preciso garantir que os interruptores deixam de ser de pressãoi.

Que modelos vais usar? Os de mola que vi eram mto oldstyle…
Tambem nas lojas que fui ainda não vi comutadores de escada simples/duplos com mola… ou mesmo duplos normais com mola

Que marcas e modelos de interruptores/comutadores de pressão que usam?

Não existem comutadores com mola… Quando são usados interruptores com mola para essa função, o que acontece é que todos dão sinal a um relé que por sua vez controla a luz…

Obrigado @Maddoctor.
Eu estava a pensar por um shelly mesmo antes da lâmpada tal como foi sugerido num outro tópico. Mas estou inclinado a colocar tudo pressão por uma questão de consistência e porque se tiver que tirar os shelly/sonoff era so tirar a mola, mas assim a coisa complica-se…

Em que cenários se usam estes push buttons com 2 way switch? Isto segundo percebi são comutadores de pressão…
https://www.livolo-france.com/en/home/121-va-et-vient-double-a-bascule-blanc-a-encastrer-.html

A mim parece-me um interruptor e não um comutador… Penso que comutadores de pressão não existem…

Tinha ideia que comutador de escada em ingles era 2way/3way switch… Mas posso estar enganado…

não… 2 way e 3 way refere-se ao número de saídas do interruptor e, consequentemente, ao número de botões…

Humm… não estará associado ao numero de botões. Tanto que tens 2way/3way switchs with 1 gang (1 botão).
Fazendo uma procura rápida 2 way switch é mesmo para interruptores de escadas… não confirmei é se o wiring é o mesmo usado em Portugal pelos comutadores.

Tens razão, no entanto na descrições dos chineses é frequente usarem esses termos como equivalentes…

Só para complicarem hehe.:upside_down_face:
De facto sem ser chineses, não é comum ver push button / 2 way switch, no entanto a legrand penso que tem estes em baixo… que no catalogo ingles onde se lê aqui “botão simples (NA+NF)” é “2 way push button”
image

Alguém tem experiência com este tipo?
Calculo que mesmo sendo push, mecanicamente ele mantem o circuito fechado depois de largar a botão (e abre se carregar de novo)… ou então necessitam obrigatoriamente de um telerruptor algures não?

Pelo que estive a ler… este tipo de botão não tem mecanismo nenhum e são interruptores de mola normais com a diferença que quando o circuito está fechado (NF) também se pode despoletar algo como por exemplo ligar luz de presença.
Se não é bem assim alguem que me corrija mas não sei se terá assim muita utilidade. Calculo que se use normalmente ou NA ou NF.

Os interruptores não têm electrónica nenhuma por.dentro, são simples interruptores.

Compra efapel é nacional e é tao bom ou melhor que legrand.

4 Curtiram

Em principio é o que vou fazer (logus90)… para alem do WAF :)… queria ter a certeza do que se pode fazer com estes NA+NF (que a efapel tb tem)… mas deve ser só o que disse certo? ou há mais algum uso especifico para o NF?

Até podem ser, mas são mais feios


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade