Transformar campainha "antiga"/burra para "inteligente"

(+1) How-to de como transformar uma típica campainha normal, em algo gerivel em HA.

[ Antes de publicar procurei por aqui, mas não encontrei esta hipótese de ligação (embora existam similares) e estou certo que ajudará alguém por ai ]

A ideia base inicial é que existe um botão que carregado toca a campainha dentro de casa (2 fios),
sejam eles diretos (vivenda ?!) ou em conjuntos com outros (prédio?!),
mas haverá sempre por norma 2 fios de contacto e ligação.

Deste forma reutiliza-se o material sem precisar de inv€stir muito e pode ser utilizada em outros tipos de alarmes e automações.

Alem da campainha/Sirene e do botão em si (a partida já existentes) precisamos de um Shelly 1 ,
acredito em numa hora estará montado e a funcionar (eu demorei mais, até chegar á “pólvora” :smile: ).

Deixo aqui também a parte de de automatização [Automation] no HA,
de modo a que quando se toca normalmente a campainha,
alem de tocar a sirene, se receber uma notificação no TLM/Tablet (caso se tenha a aplicação do HA, em Android),
com um link directo para uma imagem de uma IP WebCam,
embora haja muitas outras notificações possíveis (GMail, Telegram, etc).

Sobre as notificações possíveis, vejam os links :

Assumo que o Shelly 1, já estará reconhecido e utilizável no HA (sugiro usarem “ShellyForHass”).

Esquema de ligação:

Automação :
( inserir no ficheiro “automations.yaml” )

- id: Campainha
  alias: Campainha
  trigger:
  - platform: state
    entity_id: binary_sensor.shelly_shsw_1_<Shelly_ID>_switch
    to: 'on'
    from: 'off'
  action:
  - service: notify.mobile_app_<DevideID_TLM1>
    data:
      data:
        sticky: 'true'
        color: '#2DF56D'
        clickAction: http://<Ip da Webcam>/link/directo/para/imagem/tipo_snapshot
      message: Tocaram campainha !

  - service: notify.mobile_app_<DevideID_TLM2>
    data:
      data:
        sticky: 'true'
        color: '#2DF56D'
        clickAction: http://<Ip da Webcam>/link/directo/para/imagem/tipo_snapshot
      message: Tocaram campainha !

e ficará assim :

Aquando da notificação no TLM :

basta selecionar a mesma que irá abrir no browser o link directo para a imagem de tipo snapshot.

1 Curtiu

Era mesmo isso que eu queria fazer! Mas tenho dúvidas de quais os fios, é um intercomunicador com muita fiarada! Se puderes dar uma vista de olhos no meu post, agradecia imenso:

Boa tarde,

Tentei seguir as tuas instruções e acabei com um Shelly1 bem passado.
Tenho de admitir que sou bastante azelha a seguir circuitos e apesar de ter tentado seguir o teu diagrama, nao tive qualquer sucesso.

Seria possível partilhares uma foto do circuito ligado ao Shelly? Eu compreendo que agora que ja esta montado acabe a dar mais trabalho para ti. Mas a minha campainha tem apenas dois fios, nada mais, e nem sequer estao identificados para saber qual e o positivo/negativo.

Obrigado pelo tempo e pelo post!

as ligacoes ja sao minhas, tal como os dois fios a ligar aos parafusos da campainha. ela como esta funciona, mas nao percebo de todo como ligar ao shelly (sem o queimar)

Boas,

Estava interessado na mesma coisa mas seguindo o post da Community Home Assistant (via um sensor de porta - que já possuo)

Link para o meu post

Alguma alma que me consiga ajudar ???

Obrigado!!!

Boa tarde,

Gostava de fazer uma coisa semelhante. Só queria receber uma notificação quando alguém toca à campainha.
O problema é que o meu intercomunicador tem o altifalante integrado na board.

Será que dá para fazer de outra forma com o Selly 1?
Este é o esquema do referido Intercomunicador…

1 e 2 recebem 12v e o 7 e 8 comunicam com a campainha exterior.

Boas malta!
Para que, já fez isto e mora num prédio, como conseguem trabalhar com os fios elétricos se não têm possibilidade de desligar o disjuntor e garantir que é seguro?

Se a campainha trabalha a 12v ou a 24v não tens problema e podes mexer sem desligar os fios.

Bom dia,

Venho deixar o meu pequeno contributo.
Quis deixar a minha campainha mais inteligente mas é um prédio e provavelmente o transformador que gera energia para dentro de minha casa não aguentava os 12v, mal alimentava o Shelly perdia logo a tensão na linha.

Solução:

Fiz uma puxada a uma tomada, dessa tomada apliquei uma caixa onde levou 2 reles e 1 módulo zigbee de 2 canais.

1 rele recebe 220v do canal 1 do módulo e passa para 12v, está ligado nos 2 fios que se chantados abrem a porta do prédio (faz a função do botão de pressão)

2 rele passa de 6v para 220 que é onde entra o sinal no módulo zigbee de quando tocam à campainha ( são recebidos 6v no meu comunicador quando tocam à campainha )

Depois é só automatizar em HA para abrir a porta ou para receber notificação.

Com isto consegui fazer a função da nuki oppener que, quando a automação está activa eu carrego na campainha do prédio e abre a porta do prédio para eu entrar

1 Curtiu

Deixo aqui o meu contributo também.

Tentei de várias formas, colocar a campainha do prédio no meu HA, e sempre que usei a voltagem da campainha, nunca funcionou a 100%.

Por fim lembrei-me de usar um sensor de porta zigbee, e ligar-lhe um microswitch.
Como dentro da campainha existe muito espaço, consegui facilmente fixar o microswitch, de forma ao tocarem a campainha, o microswitch ser acionado, e receber a notificação no HA.

Funciona super bem, sem qualquer tipo de falha!

O microswitch usado foi este

2 Curtiram

Olá @max-men,

Podes ajudar e partilhar como fizeste esta ligação?

Gostava de fazer o mesmo, mas não tenho muita experiência.

Obrigado.

Eu usei um sensor zigbee destes

Se o abrires, é uma placa que tem um rede-switch. Soldas um fio em cada ponta, e ligas no microswitch que coloquei no tópico.

Assim que consiga manda uma foto de como tenho na campainha

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade