Torneira "analogica"

boa noite
tenho uma torneira de quarto de volta robotizada por um dispositivo zigbee mas ou abre tudo ou fica fechada
alguem conhece um equipamento similar a este mas onde possa abrir por exemplo so a 10% ou 20% ?

obrigado

o que tenho:
https://pt.aliexpress.com/item/1005005653940587.html?spm=a2g0o.detail.pcDetailTopMoreOtherSeller.5.7003LoBqLoBqPZ&gps-id=pcDetailTopMoreOtherSeller&scm=1007.40000.327270.0&scm_id=1007.40000.327270.0&scm-url=1007.40000.327270.0&pvid=3b9c3459-a7e9-4ca9-aadf-514d95bafe00&_t=gps-id:pcDetailTopMoreOtherSeller,scm-url:1007.40000.327270.0,pvid:3b9c3459-a7e9-4ca9-aadf-514d95bafe00,tpp_buckets:668%232846%238115%232000&pdp_npi=4%40dis%21EUR%2128.86%2127.67%21%21%2131.24%2129.95%21%402101c97017262601785511881e310d%2112000033944672173%21rec%21PT%21756572433%21XZ&utparam-url=scene%3ApcDetailTopMoreOtherSeller%7Cquery_from%3A

antes de começarmos uma questão importante como é que sabes que este actuador zigbee é analógico?

existe algum valor “input” que possas dar no web interface do aparelho que o possa controlar proporcionalmente?

o que tu queres é algo do género disto, mas prepara-te que não vai custar o mesmo que esse custou.
tambem não vai ser tão rápido como esse, este demora uns 60s a 120s pelo manual, no entanto isto é feito para válvulas misturadas (um “Tê”) e não tanto para controlar a abertura de torneiras.
e vais precisar de uma fonte de alimentação e do shelly para controlar o actuador.

na minha modesta opinião, se poderes meter um restritor de caudal na torneira fica te mais barato do que controlar proporcianalmente a torneira, mas eu não sei qual é a finalidade por isso…

Boa Noite
o actuador é zigbee apenas, coloquei a palavra analogico entre aspas pq em vez de ter a torneira toda aberta ou toda fechada queria um intermedio, abrir 10, 20, 50 ou 100%

Tenho varios circuitos de rega e preciso duma pressao de agua diferente. Entao a ideia é com eletro valvulas seleccionar o circuito a regar e a torneira abre mais ou menos conforme o circuito selecionado

Existem outras formas mas esta pareceu-me a mais simples

A forma mais simples para isso e mais barata é colocares uma torneira daquelas de plástico após o circuito já com ela na posição que queres .

Existem algumas soluções no mercado, mas normalmente não são baratas. Por exemplo:

Recentemente modifiquei uma válvula semelhante a esta:

a fim de a tornar mais fiável e proporcional. Vou ver se detalho o que foi feito no meu blog, mas em suma o que fiz foi:

  • troquei os interrruptores de fim de curso por sensores de efeito de hall
  • removi o bloqueio mecânico de modo a permitir à valvula girar continuamente (assim se alguma coisa falhar o motor e a valvula ficam a girar em vez de travado em esforço);
  • coloquei um módulo esp32 flashado com Tasmota32 e escrevi um driver em Berry para controlar a valvula e receber instruções por MQTT para posicionar a válvula em qualquer ponto entre 0 e 100%.

As posições intermédias são estimadas com base no tempo que o motor demora a chegar à posição. No driver berry há também uma rotina de calibração que pode ser usada para afinar este processo.

Apesar de baseado no tempo, o controlo proporcional funciona muito bem. Com estes melhoramentos deixa de haver o modo de falha que a valvula teve quando a comprei que foi um dos interruptores de fim de curso falhar, levando a que o motor ficasse continuamente a fazer esforço até a placa de controlo original queimar. Aqui para além do mais tenho no software controlo sobre o motor e identificação de situações anómalas. Por exemplo se a valvula nunca chegar à posição desejada, o motor é desligado e é lançada uma notificação por MQTT.

Atenção que o abrir mais ou menos uma válvula apenas te vai permitir regular o caudal. Se precisas de controlar a pressão de saída, a situação é outra. Por exempo sistemas de rega gota a gota que tipicamente só aguentam até 1 bar: por mais que feches a valvula, e se o caudal a sair dos aspersores for pequeno, vais estar a expô-los aos 4 (ou mais) bar da rede de abastecimento. Resultado: uma tarde bem passada à procura de micro-aspersores espalhados pelo jardim :smile:

Para este tipo de situação o que estaria a ver é a combinação de várias valvulas de esfera ou solenoide e válvulas reguladoras de pressão à saída de cada uma, com valores diferentes de pressão ajustados para cada caso.

Em que a válvula reguladora de pressão é algo deste género:

https://www.leroymerlin.pt/produtos/canalizacao/acessorios-de-canalizacao/torneiras-de-passagem-e-servico/valvula-redutora-pressao-3-4-mamometro-15903902.html

Uma sugestão seria manter essa torneira como está e após a saída de água criar um hub com diversas torneiras - cada uma com a vazão necessária para o circuito - e assim não precisa de uma válvula com entrada analógica (percentual) e pode manter a sua com entrada digital (aberta/fechada).

!


Seria algo desse tipo

Obrigado Luis
Entretanto encontrei este equipamento … um bocado mais caro do que estava a prever.
https://pt.aliexpress.com/item/1005006620795526.html?spm=a2g0o.detail.pcDetailTopMoreOtherSeller.1.18e2XSt1XSt15x&gps-id=pcDetailTopMoreOtherSeller&scm=1007.40050.354490.0&scm_id=1007.40050.354490.0&scm-url=1007.40050.354490.0&pvid=78a1d565-1d6a-484a-a3f9-0eb3726e5eb6&_t=gps-id:pcDetailTopMoreOtherSeller,scm-url:1007.40050.354490.0,pvid:78a1d565-1d6a-484a-a3f9-0eb3726e5eb6,tpp_buckets:668%232846%238115%232000&pdp_npi=4%40dis%21EUR%21100.90%2160.54%21%21%21109.22%2165.53%21%40211b81b117264266000437578e44e7%2112000037844350340%21rec%21PT%21756572433%21XZ&utparam-url=scene%3ApcDetailTopMoreOtherSeller%7Cquery_from%3A

Como o Antonio diz, às tantas é mais simples ter uma torneira de plastico preseleccionada no caudal que se pretende e pronto

como outro colega disse, válvulas abertas a metade não controla a pressão mas sim o caudal… se é a pressão que desejas controlar o ideal é teres outro aparelho a fazer isso e deixares ficar te pelo actuador zigbee que já tens, isto se conseguires ligar os circuitos que tens todos á mesma torneira, se precisares de seccionar os circuitos porque não consegues regar todos ao mesmo tempo mesmo com pressões diferentes o ideal é comprares electroválvulas de rega e reguladores de pressão para cada circuito.

Olá,

Qual o feedback dessa válvula? Abre e fecha bem? Não há o risco de ficar mal fechada?
Na versão Zigbee ele indica o estado actual da torneira?

  • troquei os interrruptores de fim de curso por sensores de efeito de hall
  • removi o bloqueio mecânico de modo a permitir à valvula girar continuamente (assim se alguma coisa falhar o motor e a valvula ficam a girar em vez de travado em esforço);
  • coloquei um módulo esp32 flashado com Tasmota32 e escrevi um driver em Berry para controlar a valvula e receber instruções por MQTT para posicionar a válvula em qualquer ponto entre 0 e 100%.

acho que devias ter deixado os fins de curso mecânicos no sitio e poderias controlar a valvula na mesma com o esp32. calculas o tempo de abertura e fecho e sabes que(exemplo) 2segundos depois tens 20% aberta, no final sempre que bate no fim de curso resetas a posição a Zero ou 100% aberta. para parares a valvula nesse ponto bastava um rele para cortar a alimentação, já que sem energia a valvula para onde está.

PS: temos isso onde trabalho feito assim por dois reles e um PLC.

Qual seria a vantagem? Como tinha dito um dos interruptores de fim de curso falhou no design original. No caso tenho dois sensores de efeito de hall que detectam quando a posição da válvula está aberta ou fechada, cumprindo a mesma função mas sem partes móveis.

O esp32 vai ter em conta os sinais destes 2 sensores de efeito de hall, ligando e desligando o motor consoante necessário. Para simplificar, e como a válvula de esfera pode ser movida sempre na mesma direcção, tenho apenas um transistor a controlar o motor. Caso contrário teria de montar uma ponte em H de modo a também comandar a direção do motor. Novamente, apenas com o transistor, e sem relés, é mais uma simplificação que ajuda a tornar mais fiável a válvula.

porque não precisas de desmontar o actuador para fazer essas alterações, tudo o que mencionei pode ser feito sem alterar nada no aparelho…é muito mais simples.

Percebo, mas no caso procurei ir um pedaço mais longe para no futuro não voltar a ter este género de problema. Um desafio na escolha destas válvulas da Aliexpress (e origens semelhantes) é que nunca se sabe ao certo o que lá está dentro (a não ser que alguém já tenha desmanchado e publicado sobre o tema). Ajudaria certamente a decidir sobre qual adquirir mesmo não sabendo muito acerca da experiência de outras pessoas com as mesmas.

Agora, para como indicas, poder modificar a válvula e torná-la proporcional sem desmanchar o actuador, diria que depende do modelo em particular. Já reparei que em algumas destas válvula, o circuito que as acompanha são os interruptores de fim de curso conjugados com um relé. O controlador que for usado envia um tensão para um pino ou outro consoante queira que a válvula abra ou feche. Não recebe no entanto qualquer feedback de quando a válvula fechou. É algo a ter em conta, pois assim acaba por ser necessário fazer modificações a essa placa com o relé, ou do lado do PLC / microcontrolador, monitorizar a corrente nestes dois pinos a fim de inferir se a válvula abriu ou fechou.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade