Tertulias Regionais HA

Sempre gostei destas areas, tudo sozinho e autoditacta, não permite evoluir tão facilmente.
A cena mais “marada” que fiz e ainda esteve a trabalhar na moto , foi um cruise control , com arduino mini , 3 botoes , LCD, servo, umas engrenagens feitas “à dentada” e a coisa lá funcionava.

Tudo dos chinês

1 Curtiu

Sempre podes aparecer também no discord a malta esta lá :wink:

Outra novidade , tenho de lá ir ver isso

1 Curtiu

PhD aplica-se a todos os doutorados, sejam médicos, engenheiros ou arquitectos, sendo designados de Professor Doutor… MD é, basicamente, licenciado em Medicina.
Dr, em Portugal usa-se sem grande critério, para quem é licenciado, sendo médico ou não, talvez por influência brasileira em que toda a gente é doutor. Em princípio seria reservado para médicos, para evitar confusões, tal como em quase todos os outros idiomas, uma vez que também há Engenheiro, Professor, Meretissimo, etc…
No fundo, interessa 0. :sweat_smile:

Telegram por causa do HA?! :thinking: :man_shrugging:
O chat internacional é no Discord, tal como o nosso…

Haja saude e alguns € no bolso

1 Curtiu

Estou no HA há muito pouco tempo e nada sei disto ainda.
Já conhecia, o telegram, mas como uso outra app, nunca tinha olhado para esta, acabei por instalar para explorar algumas das funcionalidades por aqui referidas.
Há mais de 20 anos que abro o portoes de casa com toque para modem GSM, um dia destes será com recurso a Telegram , GPS , automate , ou por questão de segurança , uma conjunção das várias hipoteses., se possivel sem ter de pegar no Tm enquanto conduzo como ainda tenho de fazer agora (não há aqui GNR´s ou PSP’s? é que eu não faço nada disso , o TM faz a chamada sozinho :slight_smile: ).

Apesar de ter visto que há para ai zanzitos, life360, trackers etc e tal … Ando a ver o automate no android, porque permite :

• verificar posição com varias hipotese de consumo energia GPS+precisão=>+energia, rede GSM - energia -precisão (quando estás longe de casa por ex.)
  • paremetrizar verificão de pos. por tempo e/ou por variação de distancia
  • definir várias zonas e em função da zona em que estás, seleccionar o perfil de precisão/consumo energia.
  • por ex. à medida que te aproximas de casa e entras numa area definida , podes ir reduzindo a variação de distancia para verificar a posição e aumentar a precisão, dizendo para começar a usar GPS

Outras hipoteses que coloco são ter um tracker GPS sempre ligado no carro ou usar o GPS do proprio carro, com mais uns devices auxiliares BT/wifi de comunicação se necessário.
…Mas afinal estou aqui a escrever e a contar o pai nosso ao vigário, farto de saber disso estás tu. Bom pode ser que sirva como curiosiade e distração de alguem.

Sabes que se o telemovel for android podes sempre pedir por voz ao Google para fazer a ligação…

Sim sei, mas como há a teoria da conspiração que os tipos nos ouvem :wink:
O automate sabe onde estou , liga sozinho , só que tenho um pequeno bug na automação que obriga a desligar a chamada manualmente, tenho perguiça de ir buscar o conversor USB/ RS232 que emprestei , é isso mesmo RS232, o PLC tem mais de 20 anos , na altura era por RS232 , não havia cá estas modernices de OTA. por wifi.
Para alem disso já mudei de PC umas vezes e o software e programação não está instalado, o soft que tenho ainda é x86 para windons xp ??.. já nem lembro se a versão era anteror ao xp , e não se dá bem com os 64bit.do WIN10, obriga-me a ir para VM e não estou para isso.

Interpretei mal o que disseste… Pensei que estavas a dizer que usavas para aprender coisas de HA através do telegram…
Telegram para notificações do HA, quase todos usamos… :wink:

Essa funcionalidade , bem com a possibilidade de enviar comandos é que me levou a instalar e conhecer de perto o ‘tele’, no momento para “falar” com o PLC uso o arcaico e o quase desconhecido lol , mas funcional sistema SMS, para abrir o portão e não gastar € em sms , é o classico toque, o ‘tele’ de facto abre outras portas.
Conclusão, eu e os meus sistemas somos como um classico , não dão 200 , mas ainda andam.

Parece-me que está aqui um bom topico para dizermos ‘baboseiras’, sem incomodar muito os topicos importantes.
Num forum acho importante haver , topico generalista ou tipo chat (como existe add-on no BBphp) , onde antes de colocar qualquer duvida , os users deviam ser “obrigados” a escrever lá 1º e só depois e apenas se não houver nada sobre a duvida , poderiam abrir topico novo, tentando evitar que qd se procura um assunto encontremos centenas de tópicos relacionados.

Mesmo no discord (que ainda não uso muito) se calhar podia haver um #geral/diversos/chat

o geral do discord é o #home-assistant

Quanto ao PLC, não está integrado no HA?

Madd, lembra-te que o meu conhecimento em HA não é zero mas anda lá muito perto.
Não tinha colocado essa hipotese o PLC é muito antigo, tem uma porta RS2332 livre que uso (usava) para programação , a ideia do HA era substituir aos poucos, assim que fosse dominando minimamente o HA e reduzir (ou talvez não) a “fiarada” e equip. no QE.

A evolução em Ha divide-se em dois montes de ‘sucata’ electronica .
Num dos monte já há muita tralha, que nem sei para onde me virar. Este é o monte que já dá para brincar ao HA, algumas coisas já tem vida o que me motiva um pouco:

• Rasp pi4 com Hassio a funcionar
  • Sonoff mini já liga e desliga, já o posso colocar num interruptor
  • Shelly 1 idem
  • Telegram já mexe e envia snapshoot´s de 3 preset da Vstarcam
  • wemos na breadboad para comando de dois portões já mexe, já actualiza estado dos reed qd o wemos
    reinicia , falta implementar actualização automatica qd há rebbot do HA ( os estados dos reed ficam congelados até que haja alteração ), já vi para ai umas rules…
  • 4 cameras a dar imagem no HA , falta conseguir o ptz

No segundo monte à espera de tempo e paciencia para me debruçar:

• Reolink E1 nem rtsp dá ca para fora (mais certo é enconstar ou vender a quem precise de baby monitor)
  • A caminho vem mais umas tralhas: esp32 , esp32 cam, wemos (para já o meu preferido), MCP23017 I2C, PCF8574, reles a 5VDC ( os que tenho não servem é tudo 24VDC), PSU´s220/5V… etc.
  • Como tenho um sistema com PLC praticamente todo centralizado, a intenção com os ESP + expanders era obter o maior nº de IO com menos devices espalhados pela casa.
  • Tomada chinoca sem marca que tem aspecto de Teckin SP21 com firm tuya, tb já vi pra ai uns metodos que poderao dar resultado para tasmotizar, mas se calhar é mais uma para encostar.
    image
  • Com tanta m… canditada a ficar parada … agora vens tu com mais a ideia do PLC do seculo passado integrado em HA ehehe . Espero bem que o MD seja psiquiatra pois psicologo já não deve chegar, me faça um bom desconto e aceite pagamento em sucata electronica e às prestações a medida que vão chegando LOL!!

Hehe. Benvindo a este mundo!
O MD não é psiquiatra nem nada semelhante… Hehe.
Que protocolos de comunicação suporta o PLC? Apenas serial? Podes comandá-lo por serial? Modbus?

Só tem duas portas 232, não tem protocolo modbus de certeza.
Tenho uma das portas configurada para o modem GSM (a fazer de tm , não o uso como GPRS €€€ ), comunico através de comandos AT (ex send SMS : AT+CMGS=<number><CR><message><CTRL-Z> ) Na outra porta tenho uma pequena consola UI, qd quero programar troco para o cabo de programação.

Protocolos naõ me lembro se tm mais do que o Host link Omron, se calhar até há qualquer coisa desenvolvida na comunidade , tenho de perguntar ao nosso amigo que sabe quase tudo o google, epá mas é só por curiosidade, o tipo está a trabalhar tão bem há 22 anos que até tenho medo de mexer.
Sendo que a verdadeira razão é a preguiça de ter de ir ao baú tirar o pó e relembrar tudo o que para lá andei a fazer. aquilo é mais uma obra tipo a sagrada familia.

Vé lá que ainda tem o “bug” qd da abertura do portão por TM que ainda não resolvi e basta ir lá por um cmd AT H após o RING … se bem me lembro ainda

Qual é o modelo do PLC?

modelo SRM1 o protocolo é cmd ,resposta

o cmd de leitura de uma area do PLC seria qualquer coisa do genero @00RD00000010
Epá , mas ão me metas nisso , tenho tanta coisa em que pensar

A mim parece-me uma excelente ideia está, numa altura muito má.
Mas melhores tempos virão…

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade