Tertulias Regionais HA

Sabes que se o telemovel for android podes sempre pedir por voz ao Google para fazer a ligação…

Sim sei, mas como há a teoria da conspiração que os tipos nos ouvem :wink:
O automate sabe onde estou , liga sozinho , só que tenho um pequeno bug na automação que obriga a desligar a chamada manualmente, tenho perguiça de ir buscar o conversor USB/ RS232 que emprestei , é isso mesmo RS232, o PLC tem mais de 20 anos , na altura era por RS232 , não havia cá estas modernices de OTA. por wifi.
Para alem disso já mudei de PC umas vezes e o software e programação não está instalado, o soft que tenho ainda é x86 para windons xp ??.. já nem lembro se a versão era anteror ao xp , e não se dá bem com os 64bit.do WIN10, obriga-me a ir para VM e não estou para isso.

Interpretei mal o que disseste… Pensei que estavas a dizer que usavas para aprender coisas de HA através do telegram…
Telegram para notificações do HA, quase todos usamos… :wink:

Essa funcionalidade , bem com a possibilidade de enviar comandos é que me levou a instalar e conhecer de perto o ‘tele’, no momento para “falar” com o PLC uso o arcaico e o quase desconhecido lol , mas funcional sistema SMS, para abrir o portão e não gastar € em sms , é o classico toque, o ‘tele’ de facto abre outras portas.
Conclusão, eu e os meus sistemas somos como um classico , não dão 200 , mas ainda andam.

Parece-me que está aqui um bom topico para dizermos ‘baboseiras’, sem incomodar muito os topicos importantes.
Num forum acho importante haver , topico generalista ou tipo chat (como existe add-on no BBphp) , onde antes de colocar qualquer duvida , os users deviam ser “obrigados” a escrever lá 1º e só depois e apenas se não houver nada sobre a duvida , poderiam abrir topico novo, tentando evitar que qd se procura um assunto encontremos centenas de tópicos relacionados.

Mesmo no discord (que ainda não uso muito) se calhar podia haver um #geral/diversos/chat

o geral do discord é o #home-assistant

Quanto ao PLC, não está integrado no HA?

Madd, lembra-te que o meu conhecimento em HA não é zero mas anda lá muito perto.
Não tinha colocado essa hipotese o PLC é muito antigo, tem uma porta RS2332 livre que uso (usava) para programação , a ideia do HA era substituir aos poucos, assim que fosse dominando minimamente o HA e reduzir (ou talvez não) a “fiarada” e equip. no QE.

A evolução em Ha divide-se em dois montes de ‘sucata’ electronica .
Num dos monte já há muita tralha, que nem sei para onde me virar. Este é o monte que já dá para brincar ao HA, algumas coisas já tem vida o que me motiva um pouco:

  • Rasp pi4 com Hassio a funcionar
  • Sonoff mini já liga e desliga, já o posso colocar num interruptor
  • Shelly 1 idem
  • Telegram já mexe e envia snapshoot´s de 3 preset da Vstarcam
  • wemos na breadboad para comando de dois portões já mexe, já actualiza estado dos reed qd o wemos
    reinicia , falta implementar actualização automatica qd há rebbot do HA ( os estados dos reed ficam congelados até que haja alteração ), já vi para ai umas rules…
  • 4 cameras a dar imagem no HA , falta conseguir o ptz

No segundo monte à espera de tempo e paciencia para me debruçar:

  • Reolink E1 nem rtsp dá ca para fora (mais certo é enconstar ou vender a quem precise de baby monitor)
  • A caminho vem mais umas tralhas: esp32 , esp32 cam, wemos (para já o meu preferido), MCP23017 I2C, PCF8574, reles a 5VDC ( os que tenho não servem é tudo 24VDC), PSU´s220/5V… etc.
  • Como tenho um sistema com PLC praticamente todo centralizado, a intenção com os ESP + expanders era obter o maior nº de IO com menos devices espalhados pela casa.
  • Tomada chinoca sem marca que tem aspecto de Teckin SP21 com firm tuya, tb já vi pra ai uns metodos que poderao dar resultado para tasmotizar, mas se calhar é mais uma para encostar.
    image
  • Com tanta m… canditada a ficar parada … agora vens tu com mais a ideia do PLC do seculo passado integrado em HA ehehe . Espero bem que o MD seja psiquiatra pois psicologo já não deve chegar, me faça um bom desconto e aceite pagamento em sucata electronica e às prestações a medida que vão chegando LOL!!

Hehe. Benvindo a este mundo!
O MD não é psiquiatra nem nada semelhante… Hehe.
Que protocolos de comunicação suporta o PLC? Apenas serial? Podes comandá-lo por serial? Modbus?

Só tem duas portas 232, não tem protocolo modbus de certeza.
Tenho uma das portas configurada para o modem GSM (a fazer de tm , não o uso como GPRS €€€ ), comunico através de comandos AT (ex send SMS : AT+CMGS=<number><CR><message><CTRL-Z> ) Na outra porta tenho uma pequena consola UI, qd quero programar troco para o cabo de programação.

Protocolos naõ me lembro se tm mais do que o Host link Omron, se calhar até há qualquer coisa desenvolvida na comunidade , tenho de perguntar ao nosso amigo que sabe quase tudo o google, epá mas é só por curiosidade, o tipo está a trabalhar tão bem há 22 anos que até tenho medo de mexer.
Sendo que a verdadeira razão é a preguiça de ter de ir ao baú tirar o pó e relembrar tudo o que para lá andei a fazer. aquilo é mais uma obra tipo a sagrada familia.

Vé lá que ainda tem o “bug” qd da abertura do portão por TM que ainda não resolvi e basta ir lá por um cmd AT H após o RING … se bem me lembro ainda

Qual é o modelo do PLC?

modelo SRM1 o protocolo é cmd ,resposta

o cmd de leitura de uma area do PLC seria qualquer coisa do genero @00RD00000010
Epá , mas ão me metas nisso , tenho tanta coisa em que pensar

A mim parece-me uma excelente ideia está, numa altura muito má.
Mas melhores tempos virão…

Independentemente de esta ser de facto uma má altura, caso haja vontade de avançar com os encontros num futuro próximo, podemos antecipadamente começar a tratar de criar as bases (aqui e no Discord) de um sistema para organizar e informar os utilizadores.

2 Curtiram

@j_assuncao Sim as bases já ficavam para troca de ideias, talvez criar topicos do tipo #Tertulias zona

Depois depois cada um faz a sua gestão de risco, considerando que cada vez que saimos estamos em risco … ou não saimos ou saimos de escafandro

1 Curtiu

Vamos esperar por mais opiniões antes de avançar.

1 Curtiu

Boas
Quando for por Lisboa ou Cascais ou Sintra estou dentro, só tenho de saber com um mês de antecedência porque trabalho por turnos e folgas rotativas, de resto siga, com os devidos cuidados tais como mascara se necessário e etc…

Cumprimentos

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade