Um deles é semi-Espanhol, temos de criar a ZE (Zona Espanhola)…
Há muita sigla por aí Dr.; Doutor; Prof Doc. … PhD , pode ser doutorado em filosofia , tudo depende do local onde nos encontramos. Isto dava mais uma BD eheh
Já agora uma duvida cultura geral Dr. e Doutor quem sabe explicar melhor , um é aplicado a médico outro advogado ? tirando todas as outras licenciaturas com grau de doutor.
Depende, Espanha onde ? Galicia ? La Guardia… boa zona para paseios de moto … saudades, se for isso podemos combinar por lá , fica relativamente perto , consideras que fica a zona ZNE
@PDM Olá, a ideia é boa sem dúvida alguma, mas não vou acrescentar muito mais ao que já foi dito. Contudo poderás sempre fazer uma live no skype ou zoom com a malta
Epá dessas cenas modernas , só tenho o Teams profissional pk sou obrigado … vá tb já conheço o Telegram por causa do HA , é`que no fundo já não tenho idade para estas coisas
Sempre gostei destas areas, tudo sozinho e autoditacta, não permite evoluir tão facilmente.
A cena mais “marada” que fiz e ainda esteve a trabalhar na moto , foi um cruise control , com arduino mini , 3 botoes , LCD, servo, umas engrenagens feitas “à dentada” e a coisa lá funcionava.
Tudo dos chinês
Sempre podes aparecer também no discord a malta esta lá
Outra novidade , tenho de lá ir ver isso
PhD aplica-se a todos os doutorados, sejam médicos, engenheiros ou arquitectos, sendo designados de Professor Doutor… MD é, basicamente, licenciado em Medicina.
Dr, em Portugal usa-se sem grande critério, para quem é licenciado, sendo médico ou não, talvez por influência brasileira em que toda a gente é doutor. Em princípio seria reservado para médicos, para evitar confusões, tal como em quase todos os outros idiomas, uma vez que também há Engenheiro, Professor, Meretissimo, etc…
No fundo, interessa 0.
Telegram por causa do HA?!
O chat internacional é no Discord, tal como o nosso…
Haja saude e alguns € no bolso
Estou no HA há muito pouco tempo e nada sei disto ainda.
Já conhecia, o telegram, mas como uso outra app, nunca tinha olhado para esta, acabei por instalar para explorar algumas das funcionalidades por aqui referidas.
Há mais de 20 anos que abro o portoes de casa com toque para modem GSM, um dia destes será com recurso a Telegram , GPS , automate , ou por questão de segurança , uma conjunção das várias hipoteses., se possivel sem ter de pegar no Tm enquanto conduzo como ainda tenho de fazer agora (não há aqui GNR´s ou PSP’s? é que eu não faço nada disso , o TM faz a chamada sozinho ).
Apesar de ter visto que há para ai zanzitos, life360, trackers etc e tal … Ando a ver o automate no android, porque permite :
- verificar posição com varias hipotese de consumo energia GPS+precisão=>+energia, rede GSM - energia -precisão (quando estás longe de casa por ex.)
- paremetrizar verificão de pos. por tempo e/ou por variação de distancia
- definir várias zonas e em função da zona em que estás, seleccionar o perfil de precisão/consumo energia.
- por ex. à medida que te aproximas de casa e entras numa area definida , podes ir reduzindo a variação de distancia para verificar a posição e aumentar a precisão, dizendo para começar a usar GPS
Outras hipoteses que coloco são ter um tracker GPS sempre ligado no carro ou usar o GPS do proprio carro, com mais uns devices auxiliares BT/wifi de comunicação se necessário.
…Mas afinal estou aqui a escrever e a contar o pai nosso ao vigário, farto de saber disso estás tu. Bom pode ser que sirva como curiosiade e distração de alguem.
Sabes que se o telemovel for android podes sempre pedir por voz ao Google para fazer a ligação…
Sim sei, mas como há a teoria da conspiração que os tipos nos ouvem …
O automate sabe onde estou , liga sozinho , só que tenho um pequeno bug na automação que obriga a desligar a chamada manualmente, tenho perguiça de ir buscar o conversor USB/ RS232 que emprestei , é isso mesmo RS232, o PLC tem mais de 20 anos , na altura era por RS232 , não havia cá estas modernices de OTA. por wifi.
Para alem disso já mudei de PC umas vezes e o software e programação não está instalado, o soft que tenho ainda é x86 para windons xp ??.. já nem lembro se a versão era anteror ao xp , e não se dá bem com os 64bit.do WIN10, obriga-me a ir para VM e não estou para isso.
Interpretei mal o que disseste… Pensei que estavas a dizer que usavas para aprender coisas de HA através do telegram…
Telegram para notificações do HA, quase todos usamos…
Essa funcionalidade , bem com a possibilidade de enviar comandos é que me levou a instalar e conhecer de perto o ‘tele’, no momento para “falar” com o PLC uso o arcaico e o quase desconhecido lol , mas funcional sistema SMS, para abrir o portão e não gastar € em sms , é o classico toque, o ‘tele’ de facto abre outras portas.
Conclusão, eu e os meus sistemas somos como um classico , não dão 200 , mas ainda andam.
Parece-me que está aqui um bom topico para dizermos ‘baboseiras’, sem incomodar muito os topicos importantes.
Num forum acho importante haver , topico generalista ou tipo chat (como existe add-on no BBphp) , onde antes de colocar qualquer duvida , os users deviam ser “obrigados” a escrever lá 1º e só depois e apenas se não houver nada sobre a duvida , poderiam abrir topico novo, tentando evitar que qd se procura um assunto encontremos centenas de tópicos relacionados.
Mesmo no discord (que ainda não uso muito) se calhar podia haver um #geral/diversos/chat
o geral do discord é o #home-assistant
Quanto ao PLC, não está integrado no HA?
Madd, lembra-te que o meu conhecimento em HA não é zero mas anda lá muito perto.
Não tinha colocado essa hipotese o PLC é muito antigo, tem uma porta RS2332 livre que uso (usava) para programação , a ideia do HA era substituir aos poucos, assim que fosse dominando minimamente o HA e reduzir (ou talvez não) a “fiarada” e equip. no QE.
A evolução em Ha divide-se em dois montes de ‘sucata’ electronica .
Num dos monte já há muita tralha, que nem sei para onde me virar. Este é o monte que já dá para brincar ao HA, algumas coisas já tem vida o que me motiva um pouco:
- Rasp pi4 com Hassio a funcionar
- Sonoff mini já liga e desliga, já o posso colocar num interruptor
- Shelly 1 idem
- Telegram já mexe e envia snapshoot´s de 3 preset da Vstarcam
- wemos na breadboad para comando de dois portões já mexe, já actualiza estado dos reed qd o wemos
reinicia , falta implementar actualização automatica qd há rebbot do HA ( os estados dos reed ficam congelados até que haja alteração ), já vi para ai umas rules… - 4 cameras a dar imagem no HA , falta conseguir o ptz
No segundo monte à espera de tempo e paciencia para me debruçar:
- Reolink E1 nem rtsp dá ca para fora (mais certo é enconstar ou vender a quem precise de baby monitor)
- A caminho vem mais umas tralhas: esp32 , esp32 cam, wemos (para já o meu preferido), MCP23017 I2C, PCF8574, reles a 5VDC ( os que tenho não servem é tudo 24VDC), PSU´s220/5V… etc.
- Como tenho um sistema com PLC praticamente todo centralizado, a intenção com os ESP + expanders era obter o maior nº de IO com menos devices espalhados pela casa.
- Tomada chinoca sem marca que tem aspecto de Teckin SP21 com firm tuya, tb já vi pra ai uns metodos que poderao dar resultado para tasmotizar, mas se calhar é mais uma para encostar.
- Com tanta m… canditada a ficar parada … agora vens tu com mais a ideia do PLC do seculo passado integrado em HA ehehe . Espero bem que o MD seja psiquiatra pois psicologo já não deve chegar, me faça um bom desconto e aceite pagamento em sucata electronica e às prestações a medida que vão chegando LOL!!
Hehe. Benvindo a este mundo!
O MD não é psiquiatra nem nada semelhante… Hehe.
Que protocolos de comunicação suporta o PLC? Apenas serial? Podes comandá-lo por serial? Modbus?