Switch Shelly em interruptores variados

Já agora na ficha de cima, como sei qual é a fase permanente?

Obrigado Roberto, afinal aqui o “burro” como alguém estava a querer passar tinha razão.

Por aqui ve-se mais users a mandar bitaites do que a ajudar, de “Comunidade” infelizmente pouco tem.

Não percebi a pergunta…
Quanto ao assunto prévio, tens a certeza que o 1 não tem sempre corrente?
Abre a outra caixa, mete aqui foto e testa com busca polos…

Havia 50% de possibilidade de estar certo sem confirmar com um buscapolos ou multímetro qual era a fase…

Por favor percebam que tiveram sorte…
Tenham CUIDADO com a electricidade!!!

@Fernmac como se tem dito várias vezes no fórum, a electricidade é algo que se deve ter imenso respeito e cuidado. Pedir ajuda não é crime algum, mas é claramente um desafio sem certezas…ninguém só de olhar poderá ter 100% de certeza que está correcto… porque infelizmente não são as cores dos fios que ditam que é assim que deve ser, pois não sabemos como foi ligado, por quem foi , e o que se esconde por trás (inclusivé remendos de fios a meio da parede de cores diferentes) qualquer ajuda aqui no fórum sobre electricidade no que diz respeito a esquemas é muito ingrato, embora toda a vontade de ajudar seja boa.
A comunidade Portuguesa de Home Assistant foi criada para partilha de experiências ligadas ao Home Assistant e a tudo o que possa estar relacionado com a plataforma… mas infelizmente não podemos ajudar a resolver todos os assuntos que possam trazer problemas/danos.
Ao lêr alguns posts do tópico, verificamos que houve tentativa de ajuda para a solução da tua dúvida, mas por favor tem cuidado e o melhor a fazer será sempre a consulta presencial de um profissional do ramo.

Bon dia malta, obrigado pela ajuda o simples já funciona e já consegui instalar mais dois, simples claro. Agora os comutados é que parecem mais complicados.

Não sei se vos acontece, mas aqui na minha zona não há quem perceba disto,muitos nem sabem o que é um Shelly.
Boa semana

Boas. Eu por acaso sou da área de Electricidade Industrial mas também não sei até que ponto o shelly é considerado um componente permitido oficialmente nas instalações domésticas, apesar de ser um componente certificado. Acho que o problema será por aí, não conhecer o componente e não querer ser responsável por algo que possa correr mal. De resto qualquer electrista tem as skills necessárias para montar isso, basta só ter acesso ao documento que vem com qualquer shelly onde mostra os vários tipos de ligação que o device permite.

A saga continua :frowning:
No comutador de cima, na entrada tem um cabo preto que não aparece no comutador de baixo, já puxei pelo cabo e não dá sinal em baixo. Assim sendo, não percebo como estão estas ligações nem como passar um cabo, isto está mesmo difícil!

Interruptor alternado de cima:

Interruptor alternado de baixo:

Deves ter uma caixa de derivação pelo meio então, onde distribui para a lâmpada e para os comutadores. Descobre isso que pode ser que consigas lá colocar o shelly

Verifica se esse fio preto é a fase permanente.
Se for a fase permanente, é esse que tens que passar para o shelly.
Deixo aqui um esquema tipo de uma comutação de escada simples:
image

Não posso passar para o shelly pois a caixa de cima não parece ir à caixa de baixo
E também não percebo onde está essa derivação :disappointed:

As caixas de derivação geralmente são quadradas e estão a um nível superior (mais perto do teto).
Eram muito usadas no passado. Actualmente quase ninguém usa. Utilizam as caixas de aparelhagem (dos interruptores) para fazer as derivações.

Tem de haver algum sítio onde haja a interligação entre os comutadores a alimentação e a lâmpada, deveria ser numa caixa de derivação, algures por cima de alguma porta ou mais ao lado, ou mesmo no tecto falso.
Pode até estar em uma caixa de um outro interruptor que esteja no meio desses, tendo em conta que segundo disses-te tinhas também a alimentação de uma tomada a passar por uma caixa de iluminação.

Mais difícil é poder estar a passar pelo quadro eléctrico e ainda mais raro é essa interligação estar na caixa onde está a lâmpada, nunca vi mas…

Senão tens mesmo de pedir “ajuda” a um profissional.

Bem, parece que cheguei a um impasse. Vou ter de aguardar que o Eletrecista me faça o especial favor de passar em casa, quando puder (não vai ser fácil).
Agradeço a vossa ajuda e deixo aqui uma nota para dizer que toda a discussão é bem vinda, desde que não seja corrosiva, pois todos temos muito para aprender com todos.

1 Curtiu

@Fernmac tomaste a atitude certa em pedir ajuda a um profissional, nada que uma pessoa no terreno para poder te resolver o problema.
Esse tipo de questões por fotos é muito difícil garantir que o que está a ser dito seja correcto, pois não sabes se à troca de cores de fios dentro dos tubos…como muitas vezes acontece e faz com que uma certeza…deixe de ser uma certeza.
A ajuda nunca será corrosiva.
Depois diz nos algo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade