Substituição de relay por equivalente ZigBee

Boas,

Tenho um relay destes no quadro elétrico que alimenta uma pequena bomba de água:

Esse relay está ligado a 4 interruptores de contacto em vários pontos da casa (um deles é central).

A minha ideia era substituir esse relay por um equivalente ZigBee e então comprei este:

Quando finalmente arranjei um tempo para pegar nisto, reparei que a ligação do relay original não está como eu esperava. Achava eu que iria simplesmente ligar os inputs L e N ao quadro, os outputs L e N iriam ligar à bomba e o A1 e A2 iriam ligar aos interruptores em paralelo, como aparece neste imagem:

Mas o que encontrei foi algo bem menos intuitivo (é o da esquerda):



Entra o L de input (castanho) e sai um L de output (preto), tem apenas 1 fio cinzento que chega aos interruptores no +A1 e entra um neutro no -A1.

Ainda não consegui fazer sentido disto.

Alguém consegue perceber?
Será possível fazer a substituição direta pelo relay ZigBee com a ligação desta forma?

o que tu queres é um equipamento electrónico que requer alimentação continua ao aparelho dai o L e N
o equipamento que tens instalado é um rele, o que vez A1 A2 é o comando do rele, os números serão os contactos podem ser Normalmente aberto NO ou normalmente Fechado NC, neste caso o teu é NO e corresponde ao 1 e 2 sendo o 1 entrada e 2 saída.

a unica diferença esta na alimentação continua necessária ao aparelho zigbee que queres. o A1 e A2 continua a ser os mesmos fios, o L N no input será a alimentação ao equipamento, neste caso vais precisar de mais um fio neutro. o L N outuput é a saída do rele, neste caso só precisas de ligar o fio preto no L caso o equipamento não tenha medidor de consumo.

Caso continues a ter duvidas o melhor é chamares um electricista credenciado.

1 Curtiu

Obrigado, está a fazer um pouco mais de sentido agora.
A minha única dúvida agora é o facto de ter um fio neutro a ligar ao -A2 em vez de ser outro cinzento de interruptor.

o rele normal é basicamente um indutor para gerar um campo electromagnético, precisa de tensão e de neutro para ser energizada dai o azul (neutro)! A1 corresponde ao lado com tensão e A2 o lado do neutro, sem esta configuração não consegues acionar o relê.

1 Curtiu

Muito obrigado! Vou ver se no fim de semana já expludo com a casa.

dificilmente, qualquer erro feito vai ser detectado por um disjuntor ou por um diferencial caso o teu quadro esteja bem feito.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade